O Fim de um Grande Encontro

Da esquerda para direita: Enio Frota (PUC-RJ), Bruno Dias (NUPESC), Marcelo Gleiser (Dartmouth College-EUA) e Simone Fernandes (Souza Marques)

  Sexta Feira, dia 25 de novembro, foi o último dia de um encontro onde foi reunido professores, pesquisadores e alunos de diversos níveis de conhecimento. Um grande espectro de alunos que cursam o ensino médio, graduandos de várias instituições do Rio e do Brasil afora, como os da UFPR, cuja representante foi a graduanda do curso de Física, Vivian Monteiro.

   O evento contou com diversas participações: João Batista Canalle (UERJ) e sua palestra sobre ensino de física e astronomia; professores Eduardo Seperuelo (IFRJ) e José Helayel Neto (CBPF), ministradores de minicursos de Astronomia e Interações fundamentais de força, respectivamente; professor Alberto Passos Guimarães (CBPF) com sua palestra sobre magnetismo no universo; professor Takeshi Kodama mostrando de onde vem a fórmula de Einstein e o paradoxo dos gêmeos;  e, encerrando o evento, a Mesa redonda composta por Marcelo Gleiser (Dartmouth College – EUA), Enio Frota (PUC-RJ), Simone Fernandes (Souza Marques) e Bruno Dias (NUPESC), todos debatendo sobre o tema atuação do físico e sua importância perante a sociedade.

   Outro ponto-chave foi a vinda das editoras e de seus excelentes profissionais:Companhia das Letras, representada no evento pela Livraria Jorge Zahar e seu livreiro Vicente Lemos; a editora Instituto Ciência Hoje  e seus profissionalissímos livreiros Ana Paula Costa e Darlon Ramos; e a editora Record com Francisco Estevão e Maria Regina. Agradecemos também pelo apoio na doação de livros que foram utilizados para sorteio durante o evento.

     Gostaríamos de finalizar realizando agradecimentos a todos que nos auxiliaram para que o Simpósio de Física se tornasse uma realidade: à Souza Marques (Profª e Diretora Leopoldina Souza Marques, Coordenadora Simone Fernandes, alunos e funcionários), aos nossos palestrantes, à toda equipe da comissão organizadora (Bruna Mayato, Elaine Sampaio, Leandro Bruno, Bruno Moreira) aos alunos da UFPR por terem vsido participativos e ativos no evento e, novamente, à graduanda Vivian Monteiro (UFPR), responsável pela organização da vinda dos graduandos do Paraná

Advertisements

2 thoughts on “O Fim de um Grande Encontro

  1. Espetacular, indescritível a emoção em todos os momentos, palestrantes de mais alto nível e uma mesa redonda que não tenho palavras para descreve-la. Além de uma grande participação, com um número de público excelente, inclusive alunos de Física UFPR do Paraná.
    Obrigado a todos que participaram e parabéns, pois para que o evento pudesse ser o que foi cada um, foi importantíssimo em sua parcela de atuação no 1º Simpósio de Física !

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s