Pessoas com níveis elevados de açúcar no sangue possuem maiores chances de encolhimento do cérebro, de acordo com novo estudo.
A pesquisa australiana sugere que um nível mais elevado de açúcar no sangue pode levar ao desenvolvimento de alguns problemas mentais. Estas, por sua vez, eram relacionadas apenas ao envelhecimento e demência.
A Universidade Nacional Australiana, na cidade de Camberra, afirma que isso pode ser uma revolução na compreensão de como os níveis de açúcar no sangue afetam o cérebro.
O estudo, publicado hoje na revista Neurology, contou com a participação de 249 pessoas com idades de 60 a 64 anos com níveis normais de açúcar no sangue. Estes níveis são definidos e recomendados pela Organização Mundial de Saúde.
Após descartarem fatores como pressão alta, idade, tabagismo e alcoolismo, os cientistas descobriram que o grande culpado pelo encolhimento cerebral foi o açúcar.Antes do estudo, participantes passaram por exames neurológicos. As pessoas com maiores níveis de açúcar por uma alimentação pouco saudável tiveram diminuição do volume cerebral em áreas do hipocampo e da amígdala, regiões envolvidas com a memória e habilidades cognitivas.
“O estudo sugere que mesmo as pessoas que não possuem diabetes, os níveis elevados de açúcar no sangue podem ter um impacto sobre a saúde neurológica”, disse Nicolas Charbuin, principal autor do estudo, em entrevista ao britânico DailyMail.
Gostei da matéria, mesmo sabendo os malefícios que o açucar faz não tinha conhecimento do impacto ao cérebro. Mto boa a materia postada. Parabéns
GostarGostar