Em homenagem ao Dia das Crianças – Cavalheiro dos Zodíaco e suas curiosidades com a ciência

Saint Seiya – Os Cavalheiros do Zodíaco / Astronomia 

1- Criação

Saint Seiya (em japonês: 聖闘士星矢, tradução Seinto Seiya, lit. “Santo Seiya”*), conhecido nos países lusófonos como Os Cavaleiros do Zodíaco, é uma série japonesa de mangá, escrita e ilustrada por Masami Kurumada, publicada na revista Weekly Shonen Jump de 1986 a 1991 e adaptada para anime pela Toei Animation de 1986 a 1989.

O enredo se concentra em um órfão chamado Seiya, forçado a ir ao Santuário na Grécia para obter a Armadura de Bronze de Pégaso, uma veste usada pelos 88 guerreiros da deusa grega Atena, conhecidos como Cavaleiros. Após despertar o poder dos Cavaleiros, uma essência espiritual que se originou com o Big Bang, Seiya rapidamente se torna o Cavaleiro de Pégaso e volta ao Japão para encontrar sua irmã mais velha. Como a jovem havia desaparecido no mesmo dia em que Seiya foi para o Santuário, Saori Kido, a neta do homem que enviou todos os órfãos para treinar, faz um trato com ele e o pede que participe de um torneio chamado de Guerra Galática, onde os órfãos que sobreviveram e se tornaram Cavaleiros de Bronze devem lutar para ganhar a mais poderosa Armadura: a Armadura de Ouro de Sagitário. Se Seiya vencesse o torneio, Saori iniciaria uma busca por sua irmã.

2-CURIOSIDADES

Quando Masami Kurumada estava no processo de criação de Saint Seiya, deu a Seiya o nome de Rin, uma vez que Kurumada planejava que o título de seu mangá fosse Ginga no Rin (Rin da Galáxia). No entanto, enquanto Kurumada continuava a desenvolver o mangá, ele decidiu mudar o nome para Seiya, que era mais adequado.

Primeiro, ele escreveu o nome com o kanji que significa “flecha sagrada”, para relacioná-lo à condição de Seiya como um santo, mas depois decidiu usar o kanji que significa “flecha estelar”, para enfatizar a constelação e motivo mitológico. Finalmente, ele mudou o título do mangá, assim, para Saint Seiya, uma vez que tinha totalmente desenvolvido o conceito de santos (“cavaleiros”). Além disso, Kurumada afirmou que uma das primeiras idéias que ele concebeu para Saint Seiya foi o Meteoro de Pégaso. Desde que o mangá ia usar as constelações como um tema muito importante e sempre presente, ele queria que seu protagonista tivesse um movimento especial que seria como uma chuva de meteoros.

# (Cosmologia/Astronomia/Física) Um Golpe relacionado a uma Teoria #

Mini Big Bang: Esse golpe apesar de não ter sido dominado por Seiya, já foi usado por ele algumas vezes. Na verdade Seiya apenas ataca normalmente usando seus meteoros, mas por sua cosmo energia estar muito elevada acaba desencadeando um mini big bang como foi dito por Aldebaran de Touro.

3- Cavalheiros de Ouro (Doze Signos do Zodíaco)

Os mais poderosos Cavaleiros no exército de Atena e integrantes de sua guarda pessoal. Eles utilizam as 12 Armaduras de Ouro que correspondem às constelações zodiacais. Os Cavaleiros de Ouro possuem maestria sobre o sétimo sentido, a essência do Cosmo. Tal maestria os garante habilidades miraculosas, como a velocidade da luz.

ÁRIES

(牡羊座のシオン Ariesu no Shion)
Outrora Cavaleiro de Bronze e promovido para a patente de Ouro, Shion é um sobrevivente da guerra contra Hades no século XVIII. Após a derrota de Hades, foi eleito o Grande Mestre do Santuário por Atena e seu mandato durou até o final do século XX, quando foi assassinado por Saga de Gêmeos, que roubou seu posto. Ele foi mentor de Mu de Áries e lhe ensinou a mitologia dos Cavaleiros e as artes de restauração de Armaduras. Shion foi trazido de volta à vida 13 anos após sua morte por Hades, que lhe ofereceu vida eterna em troca de sua lealdade. Leal a Atena mesmo depois da morte, Shion aceitou a proposta mas continuou fiel à deusa em segredo e sua estatégia foi seguida pelos outros Cavaleiros revividos. A verdadeira missão de Shion era encontrar Atena e lhe dar sua Armadura, mas não consegue fazê-lo pois sua nova vida era apenas temporária. Ao invés disso, Shion orienta os Cavaleiros de Bronze a respeito da Armadura de Atena e revela o segredo do último estágio de evolução das Armaduras após serem banhadas em sangue divino. Ainda no século XX, Shion emite sua última ordem como Grande Mestre aos Cavaleiros de Bronze: invadir o submundo e eliminar Hades, antes de exalar seu último suspiro.
  • Mu de Áries
(牡羊座のムウ Ariesu no Mū)
Cavaleiro de Áries do século 20. Díscipulo e sucessor de Shion de Áries e mentor de Kiki. Jovem tranquilo cujo semblante sereno oculta enorme poder, Mu também é um homem de muitos talentos, ao ponto de ser considerado o Cavaleiro de Ouro com maior perícia em psicocinese, além de hábil na arte de restaurar Armaduras. Mu deixou o Santuário logo após o assassinato de Shion, pois não acreditava na legitimidade do Grande Mestre. Ele passa a viver na distante região de Jamir. Importante aliado dos Cavaleiros de Bronze, ele restaura as Armaduras dos jovens em diversos momentos da obra. Mu salvou a vida dos Cavaleiros de Bronze durante as batalhas contra os Cavaleiros Negros e ajudou Seiya no duelo contra Misty de Lagarto. Durante o conflito das 12 casas, ele se afilia a Dohko de Libra e aos Cavaleiros de Bronze, revelando aos jovens o segredo do sétimo sentido e se opondo à tirania do Grande Mestre. Durante a guerra contra Poseidon, ele impede que os outros Cavaleiros de Ouro partam para a batalha, pois o retorno de Hades estava próximo. Durante a guerra contra Hades, Mu demonstra grande poder e habilidade de combate e derrota diversos Espectros, mas acaba derrotado por Rhadamanthys de Wyvern, que o aprisiona. Posteriormente, ele é revitalizado pelo Cosmo de Atena e se sacrifica com os outros Cavaleiros de Ouro para romper o Muro das Lamentações.
TOURO

(牡牛座のアルデバラン Taurasu no Arudebaran)
Um Cavaleiro de bom coração, com imensa força física e velocidade inigualável graças às suas técnicas similares ao princípio de combate iai. Aldebaran foi um Cavaleiro de Ouro verdadeiramente dedicado ao papel de proteger a paz e a justiça na Terra. Durante o conflito dos doze templos, inicialmente se opõe aos Cavaleiros de Bronze, pois foi enganado pelo Grande Mestre, que os declarou como traidores. Aldebaran enfrentou Seiya de Pégaso, cuja determinação em batalha fez suas suspeitas contra o Grande Mestre crescerem ainda mais. Seiya prometeu arrancar um dos chifres do elmo de Aldebaran para provar que sua causa era justa. Aldebaran aceita, mas não acredita que o rapaz conseguiria cumprir tal feito. Para sua surpresa, Seiya cumpre a promessa, e Aldebaran o permite prosseguir. No ápice da batalha entre Seiya e Saga de Gêmeos, Aldebaran percebe que suas suspeitas contra o Santuário estavam corretas e jura lealdade a Atena ao encontrá-la. Na saga de Poseidon, Aldebaran protege os Cavaleiros de Bronze moribundos contra um ataque de Sorrento de Sirene e acaba derrotado. Na saga de Hades, Aldebaran é morto por Niobe de Deep, mas consegue eliminar o Espectro antes de morrer. Após ser revitalizado pelo Cosmo de Atena, se sacrifica com os outros Cavaleiros de Ouro para romper o Muro das Lamentações.
  • Ox de Touro
(牡牛座のオックス Taurasu no Okkusu)
Cavaleiro do século XVIII, Ox aparece pela primeira vez punindo Shion e Dohko por tentarem matar Alone, ação que ele considera imprudente pois ambos haviam sido recentemente promovidos a Cavaleiros de Ouro, sem controle completo sobre o Sétimo Sentido. Da mesma forma, tenta impedir Tenma, pois ele é apenas um Cavaleiro de Bronze. Mais tarde, Ox e Izo de Capricórnio se chocam ao descobrir que sua deusa veio do futuro. Shijima de Virgem confirma suas suspeitas e pouco depois a deusa aparece próxima à sua estátua no Santuário. Ox e os outros lá encontram uma Atena ainda bebê, mas recebem a ordem do Grande Mestre para que retornem aos seus templos. Mais tarde, Ox facilmente elimina o grupo de Espectros que acompanham Suikyo de Garuda e depois o enfrenta, mas acaba superado pelo Espectro e morto.
GÊMEOS

  • Abel de Gêmeos
(双子座のアベル Jemini no Aberu)
Um dos Cavaleiros de Ouro de Gêmeos do século XVIII. Ele decidiu se colocar contra Atena e força Shun de Andrômeda e Tenma de Pégaso a percorrer o labirinto de seu templo. Abel enfrenta os dois Cavaleiros de Bronze, mas é interrompido pela chegada de Suikyo de Garuda, que o questiona a respeito de sua motivação para trair a deusa, uma pergunta que Abel devolve enquanto ambos começam um duelo. Depois se revela que Abel é a sombra de seu irmão Cain, uma manifestação do lado maléfico de Cain, fenômeno que o mesmo manifesta desde a infância.
  • Cain de Gêmeos
(双子座のカイン Jemini no Kain)
Cavaleiro do século XVIII. Irmão de Abel de Gêmeos. Ele chega ao templo durante a batalha de seu irmão com Suikyo de Garuda. Cain é considerado um Cavaleiro de Ouro exemplar, realmente dedicado à deusa Atena.
Câncer

As paredes da Casa de Câncer são enfeitadas com os rostos das pessoas que foram mortas por Máscara da Morte. Isso causa uma indignação muito grande em Seiya de Pégaso e Shiryu de Dragão ao entrarem na sua casa.

LEÃO

moonanime | O cavaleiro de Leão

  • Kaiser de Leão
(獅子座のカイザー Reo no Kaizā)
Cavaleiro de Leão do século XVIII. Ele protege seu templo com a ajuda de seu animal de estimação Goldie, o Leão Sagrado (聖なる獅子ゴールディ Seinaru shishi Gōrudi), um gigantesco leão de armadura. Kaiser é leal a Atena, e por isso submete Shun e Tenma a testes implacáveis até descobrir a lealdade de ambos com a ajuda de Goldie.
VIRGEM

  • Shijima de Virgem
(乙女座のシジマ Barugo no Shijima)
Cavaleiro de Virgem do século XVIII. Shijima é considerado como o homem mais correto entre os Cavaleiros de Atena. Como seu nome sugere, Shijima pemanece em silêncio em boa parte do tempo, para concentrar seu Cosmo através da privação da fala e projetar seus pensamentos para se comunicar com terceiros. Ele aparece pela primeira vez no capítulo 14 de Next Dimension, onde menciona que havia sentido o Cosmo de Atena vindo do futuro para a era em que vive. Logo Atena chega ao Santuário, onde é encontrada ainda bebê pelos Cavaleiros aos pés da estátua erguida em sua homenagem. Quando Shijima se prepara para amparar a deusa, o Grande Mestre o impede, toma a deusa em seus braços e ordena que os Cavaleiros de Ouro retornem aos seus templos. No caminho, Shijima pressente que algo está errado e retorna à estátua, onde vê o Grande Mestre prestes a esfaquear o bebê com uma adaga. Shijima toma o bebê e enquanto isso Cardinale de Peixes aparece. O Cavaleiro de Peixes questiona o Grande Mestre a respeito de seu comportamento, mas ataca Shijima com uma de suas rosas. Shijima se recupera e foge para proteger Atena.
LIBRA

Dohko, também conhecido por Mestre Ancião, é um dos personagens principais da série Saint Seiya, de Masami Kurumada. E o cavaleiro de ouro mais forte da época. Dohko e considerado o Cavaleiro de Atena mais velho,com 261 anos de idade

Após a Guerra Santa, Shion se tornou Grande Mestre do Santuário, e Dohko, ficou com o encargo de vigiar o selo que aprisionava Hades e seus 108 espectros. Para esse fim Atena concedeu a Dohko a técnica do envelhecimento retardado (Misopetha-Menos), que pemitiu que o coração dele batesse apenas 100.000 vezes por ano (100.000 é o número médio de batimentos diários do coração), assim, em 243 anos, Dohko envelheceu o equivalente a apenas 243 dias.

ESCORPIÃO

Milo de Escorpião (蠍座のミロ, Sukōpion no Miro) é o cavaleiro que protege a Casa de Escorpião no Santuário de Atena na Grécia. De personalidade por vezes altiva, porem nobre e justo. Durante a caçada aos Cavalheiros de Bronze influenciado pelo grande Mestre, o Cavaleiro de Escorpião destruíu a Ilha de Andrômeda acreditando que seus habitantes haviam se rebelado contra o Santuário

SARGITÁRIO

Aioros de Sagitário (射手座のアイオロス, Sajitariasu no Aiorosu) é o Cavaleiro de Ouro de Sagitário do Século XX. Irmão de Aioria de Leão e melhor amigo de Shura de capricórnio, morreu ao tentar salvar a infante Atena de Saga de Gêmeos

Foi um Cavaleiro admirado por todos da mesma forma que SagaShion o considerava o melhor candidato ao cargo de Grande Mestre. Além de suas habilidades de luta, tinha excelente personalidade, caráter, humildade e grande senso de justiça. Ele pode ser considerado um verdadeiro exemplo de Cavaleiro de Atena por continuar a protegê-la, bem como a ajudar seus companheiros, mesmo após a morte.

CAPRICÓRNIO

  • Izo de Capricórnio
(山羊座の以蔵 Kapurikōn no Izō)
Cavaleiro de Capricórnio do século XVIII. Usuário da Excalibur, sua lâmina se manifesta na forma de uma nihontō ao invés de uma espada européia. Calmo e reservado, ele pune Tenma, Shion e Dohko por cometerem atos de irresponsabilidade. Depois é visto com Ox de Touro, onde pondera a possibilidade de sua deusa vir do futuro. Suas suspeitas são confirmadas por Shijima de Virgem e logo depois a deusa aparece próxima à estátua erguida em sua homenagem.
AQUÁRIO
(水瓶座のカミュ Akueriasu no Kamyu)
Cavaleiro de índole impecável e exemplar, Camus foi mestre de Hyoga de Cisne e do General Marina Isaac de Kraken. Ele ensinou aos seus pupilos as lições dos Cavaleiros, para que fossem capazes de proteger a paz na Terra. Apesar de suspeitar do Grande Mestre, Camus se opõe aos Cavaleiros de Bronze por pensar que são traidores. Durante o conflito dos doze templos, Camus enfrentou seu pupilo Hyoga em um duelo até a morte. A determinação de seu discípulo o faz perceber que suas suspeitas estavam corretas e ele decide ensinar o segredo do zero absoluto para Hyoga, para garantir sua vitória contra o Grande Mestre. Camus morre, mas suas memórias e ensinamentos continuam vivos dentro de Hyoga. Mais tarde, Camus renasce através do poder de Hades, mas mantém lealdade a Atena. Durante a guerra com o deus da morte, ele se sacrifica com os outros Cavaleiros de Ouro para romper o Muro das Lamentações.
PEIXES

(魚座のアフロディーテ Pisukesu no Afurodīte)
Cavaleiro de Peixes do século 20. Considerado o Cavaleiro mais belo, cuja beleza rivaliza apenas com sua força. A vaidade corrompeu a alma de Afrodite, que acabou se desviando do caminho da virtude e jurando lealdade ao Grande Mestre do Santuário, mesmo sabendo de suas más intenções, com a justificativa que a justiça deve estar na mão dos mais fortes. Afrodite eliminou Daidalos de Cefeu, mestre de Shun de Andrômeda e June de Camaleão, como punição por desobedecer o Santuário. Durante o conflito dos doze templos, Afrodite é morto por Shun após uma longa batalha, como vingança pelo assassinato de seu mentor. Durante a saga de Poseidon, é revelado que Afrodite reencontrou sua lealdade a Atena após sua morte. Na saga de Hades, Afrodite é trazido de volta à vida como lacaio do deus da morte, mas mantém secretamente sua lealdade a Atena. Após um conflito com Rhadamanthys de Wyvern, ele se sacrifica com os outros Cavaleiros de Ouro para romper o Muro das Lamentações.
  • Cardinale de Peixes
(魚座のカルディナーレ Pisukesu no Karudināre)
Considerado a personificação da beleza, Cardinale é o Cavaleiro de Peixes do século XVIII. Sua primeira aparição ocorre durante a tentativa de assassinato do Grande Mestre contra Atena, que é impedida por Shijima de Virgem. Ao ver as tentativas de Shijima de proteger a deusa, Cardinale acusa o Grande Mestre de traição e se prepara para golpeá-lo, porém o alvo de seu ataque é Shijima. Cardinale revela sua lealdade a Hades, mas seus motivos para tal ainda não foram revelados. No momento, ele se encontra na busca por Shijima sob as ordens do Grande Mestre.

 

Anúncios

One thought on “Em homenagem ao Dia das Crianças – Cavalheiro dos Zodíaco e suas curiosidades com a ciência

  1. Observei a material do site em que vocês falam sobre a relação de astronomia e Cavaleiros do Zodíaco, o qual me inspirou a desenvolver um vídeo caseiro (recorte de cenas do anime) com o que existe em cada constelação do zodíaco, por exemplo, a maioria das pessoas não o sabe o que existe na constelação de leão, e esse vídeo irá demonstrar isso.

    Se for interessante o tema me envia um e-mail para postar o link
    gabriel.oblasser@ig.com.br

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s