Encontrado o “interruptor” que liga e desliga a depressão no cérebro

É possível ativar ou desativar a depressão através de pulsos de luz que estimulam neurônios, ao menos em ratos.

  Os estudos foram apresentados na Neuroscience 2012, um encontro anual da Sociedade de Neurosciência de Washington. Vários trabalhos foram apresentados sobre avanços nas pesquisas de pós-trauma e transtornos do estresse.

Uma equipe de cientistas da Mount Sinai School of Medicine  descobriu uma forma de manipular geneticamente um “interruptor de luz” no cérebro de ratos, transformando comportamentos depressivos, utilizando apenas luz para ativar neurônios produtores de dopamina.

Os níveis de dopamina são conhecidos por terem ligações com a depressão, mas essa é a primeira vez que a optogenética tem sido usada no lugar de medicamentos.

Dipesh Chaudhury investigou uma área do cérebro que controla a comportamento de recompensa, conhecida como área tegmental ventral. É nesse local que o comportamento é modificado pela dopamina liberada pelo cérebro.

Usando a optogenética, Chaudhury enviou moléculas modificadas direto para os neurônios receptores de dopamina, tornando-os sensíveis à luz. A modificação significa que os níveis de dopamina poderiam ser bloqueados ou aumentados, de acordo com a exposição do rato à luz.
Nossos resultados indicam que o circuito de recompensa de dopamina pode ser um alvo promissor para tratamentos da depressão”, comentou Chaudhury em entrevista ao portal Wired UK.Evidentemente, a depressão em ratos é definida de modo diferente da depressão de seres humanos. Os ratos deprimidos são assim chamados quando sofrem de uma derrota social, evitando os colegas e recusando comer doces.

A pesquisa terá de passar por modificações para ser usada em humanos através de pulsos de luz sutis o suficiente para alterar radicalmente o comportamento e estimular a atividade neuronal

Fonte: Jornal da Ciência

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s