VEJA qual foto venceu concurso de imagens microscópicas…

Imagem seria a primeira a mostrar formação de barreira em um animal vivo.

Uma foto que mostra a formação da barreira de proteção do cérebro em um embrião de peixe foi escolhida como a vencedora do prêmio Nikon Small World 2012, que elege as melhores fotos microscópicas do ano.

A imagem vencedora foi feita pelos médicos Jennifer Peters e Michael Taylor, do hospital St. Jude Children’s Research Hospital, em Memphis, Estados Unidos e, mostra a barreira hematoencefálica em um embrião de peixe-zebra.

A foto vencedora do concurso anual Nikon Small World foi feita pelos pesquisadores Jennifer Peters e Michael Taylor, que pela primera vez conseguiram captar a formação da barreira hematoencefálica em um animal vivo, um embrião de peixe-zebra (Foto: Small World/Jennifer Peters e Michael Taylor)A foto vencedora do concurso anual Nikon Small World foi feita pelos pesquisadores Jennifer Peters e Michael Taylor, que pela primera vez conseguiram captar a formação da barreira hematoencefálica em um animal vivo, um embrião de peixe-zebra (Foto: Small World/Jennifer Peters e Michael Taylor)

Esta barreira é uma estrutura que atua principalmente para proteger o sistema nervoso central de substâncias químicas presentes no sangue.

No total, 97 imagens do mundo todo concorreram ao prêmio. Imagens feitas por pesquisadores e outros fotógrafos que usam as técnicas da fotografia microscópicas.

A foto enviada por um brasileiro ficou entre as dez melhores, retratando a imagem de um ofiuróide feita por Alvaro Migotto, do Centro de Biologia Marinha da Universidade de São Paulo.

O brasileiro Álvaro Migotto, do Centro de Biologia Marinha da Universidade de São Paulo (USP) conseguiu o décimo lugar com esta foto de um ofiuróide (Foto: Nikon Small World/Álvaro Migotto)O brasileiro Álvaro Migotto, do Centro de Biologia Marinha da Universidade de São Paulo (USP) conseguiu o décimo lugar com esta foto de um ofiuróide (Foto: Nikon Small World/Álvaro Migotto)

Entre as imagens escolhidas está a foto de um câncer em um osso humano, que tirou o terceiro lugar, uma formiga carregando uma larva e embriões de um morcego.

A competição anual da Nikon procura pela excelência no trabalho em microfotrafia de pesquisadores de todo o mundo, que consigam atingir um equilíbrio entre os elementos científico e artístico nestas fotos.

Acima, o segundo lugar da competição ficou para Walter Piorkowski, em seu registro da vida dos recém-nascidos em um ninho de aranhas (Foto: Small World/Walter Piorkowski)Acima, o segundo lugar da competição ficou para Walter Piorkowski, em seu registro da vida dos recém-nascidos em um ninho de aranhas (Foto: Small World/Walter Piorkowski)
O pesquisador Gerd A. Guenther, de Düsseldorf, na Alemanha, conseguiu capturar a larva da Pleurobrachia e, com esta imagem, ficou em oitavo lugar no concurso (Foto: Nikon Small World/Gerd A. Guenther)O pesquisador Gerd A. Guenther, de Düsseldorf, na Alemanha, conseguiu capturar a larva da Pleurobrachia e, com esta imagem, ficou em oitavo lugar no concurso (Foto: Nikon Small World/Gerd A. Guenther)
Uma formiga do gênero Myrmica carrega sua larva, refletindo a luz na imagem de Geir Drange, de Askr, Noruega. Com a imagem, Drange conquistou o nono lugar (Foto: Nikon Small World/Geir Drange)Uma formiga do gênero Myrmica carrega sua larva, refletindo a luz na imagem de Geir Drange, de Askr, Noruega. Com a imagem, Drange conquistou o nono lugar (Foto: Nikon Small World/Geir Drange)
Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s