Matemática realmente pode causar dor em sua cabeça ?

O medo da matemática pode ativar regiões do cérebro ligadas à experiência de uma dor física, aponta um estudo.

Quanto maior a ansiedade de uma pessoa para uma tarefa matemática, maior é o aumento de atividade em regiões em seu cérebro associadas à detecção de ameaças perigosas, e sempre associadas também à experiência da própria dor, de acordo com os pesquisadores Ian Lyons e Sian Beilock, da Universidade de Chicago, em estudo publicado na PLoS One.

Os autores dizem que pesquisas anteriores mostraram que outras formas de estresse psicológico, como rejeição social ou um rompimento amoroso traumático, também podem criar sensações de dor física.

Contudo, eles dizem que o estudo deles examina a dor que vem como reposta da ansiedade por um acontecimento futuro, em vez da dor associada a um acontecimento traumático em si.

Os autores dizem que os resultados indicam que a tarefa matemática por si só não é dolorosa, mas apenas o ato de pensar nela já causa grande desconforto em algumas pessoas.

Matemática pode ser difícil, e para aqueles com altos níveis de ansiedade da matemática (HMAs, em inglês), a matemática está associada a tensão, apreensão e medo”, dizem os autores no estudo, chamado Quando a Matemática Machuca.

Curiosamente, essa relação não foi vista durante a realização da tarefa matemática, sugerindo que não é a matemática em si que machuca, mas sim a antecipação a ela.
Esses resultados podem também trazer um mecanismo neural em potencial para explicar porque as pessoas com HMAs tendem a evitar a matemática e situações relacionadas a ela, o que por sua vez pode fazer com que aqueles com altos níveis de HMAs evitem ter aulas de matemática ou até uma carreira inteira relacionada a ela”.“Nossos dados sugerem que a ativação da rede da dor está na base da intuição de que apenas ficar ansioso por um acontecimento temido pode ser doloroso”.

Nós conseguimos a primeira evidência neural indicando a natureza da experiência subjetiva da ansiedade da matemática”.

Os pesquisadores usaram 14 pessoas com HMAs e 14 que tinham níveis baixos de ansiedade com a matemática. Elas foram então submetidas a tarefas matemáticas e tarefas com palavras.

Anúncios

3 thoughts on “Matemática realmente pode causar dor em sua cabeça ?

  1. Este tipo de matéria desqualifica o “site”. É ridícula a argumentação ! Como é que eu acreditarei nas matérias sobre Física Quântica, Cosmologia se no meio encontro um “troço” destes ai em cima ?

    Gostar

    • Desculpe, mas creio que a matéria não desclassifica o site. Em verdade demonstra que abrimos para discussões assuntos que provavelmente em outros sites ou locais ficariam escondidos ou não discutidos. O título demonstra bem quando é colocado forma de uma pergunta e não de uma afirmação. Cabe você acreditar ou não, abrir para conversa e não fazer como cientista ou alguém que pratica ou gosta de ciência argumentar e não simplesmente colocar que é isso pronto e acabou como a maioria da sociedade até por falta de conhecimento infelizmente ainda faz. Creio que você não deve ser assim, tanto que pelo visto é visualizador do site e realizou um comentário.
      Mas lembre-se nós que somos da ciência não podemos temer ou simplesmente colocar algum assunto como dogma ou algum assunto nos deixe amedrontados para discutir. Você deve ter visto na matéria (ALGUMAS PESSOAS) se baseiam nessas afirmativas para dizer que matemática dores de cabeça, trazem emoções no cérebro relacionadas a DOR, mas nada enfatizo, nada pode dizer que todos sentirão a mesma sensação ou até pode se dizer que de repente para aquela pessoa infelizmente aquele é o seu limite para lidar com a ARTE e BELEZA que está por trás da matemática, Física e todas as ciências que tratamos…..

      Gostar

      • Complementando e finalizando leia na primeira linha da matéria que está entre o título e a imagem (O medo da matemática pode ativar regiões do cérebro ligadas à experiência de uma dor física, aponta um estudo.). Se VOCÊ não possui medo, mas senti prazer no que faz, no seu estudo (Matemática, cosmologia, Física Quântica, Teoria das Supercordas) a matéria que se encontra a acima não, creio que não deve ser considerada para o seu caso, mas talvez, TALVEZ será pensada e levada em conta para pessoas que trabalham com área humanas justamente por temer os números. Espero ter passado o entendimento do artigo acima.

        Bruno Dias
        Presidente do NUPESC
        Cosmologia / Teoria de Supercordas

        Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s