Brasil sediará programa de treinamento na área espacial

Universidade do espaço

Cerca de 20 especialistas da Universidade Internacional do Espaço (ISU, na sigla em inglês) estiveram durante esta semana no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), em São José dos Campos (SP).

Brasil sediará programa de treinamento na área espacialO encontro teve como objetivo discutir a organização do Space Studies Program 2013 (SSP13), o mais importante e abrangente programa de treinamento do mundo na área espacial.

O INPE sediará o SSP13 de 17 de junho a 16 de agosto de 2013.

Será a primeira vez que o Brasil recebe o programa, que neste ano foi realizado nas instalações do Centro Espacial Kennedy, da Nasa, nos Estados Unidos.

Atrações espaciais

Em 2013, nos dois meses do curso, circularão em São José dos Campos cerca de 200 pessoas de mais de 20 países, como funcionários e executivos de agências espaciais e profissionais de empresas ligadas à indústria aeroespacial.

“Isto poderá trazer diversas oportunidades de negócios para os empresários de nossa cidade e região, sobretudo porque nossas empresas terão a oportunidade de apresentar suas competências em visitas técnicas que serão incluídas na programação acadêmica do curso”, comenta Antonio Yukio Ueta, responsável pelo comitê local do SSP13.

Durante o SSP13, São José dos Campos será ainda beneficiada com eventos abertos ao público em geral, como competição de robôs, de lançamento de foguetes de pequeno porte, painel de astronautas, entre outros, que certamente motivarão os jovens da cidade para atividades científicas e tecnológicas relacionadas ao setor aeroespacial.

Em benefício da humanidade

Os programas da ISU são considerados mundialmente como os mais importantes e abrangentes treinamentos com abordagem em temas de tecnologia e exploração espaciais, visando a benefícios à humanidade e proteção ambiental. A ISU teve seu início em 1987 e já formou cerca de 3 mil profissionais de mais de 100 países.

“Essa etapa da organização, que chamamos de reuniões de planejamento curricular [CPM], é uma oportunidade para discutir como o SSP13 será desenvolvido sob o ponto de vista acadêmico. Os líderes do programa, além de conhecerem a infraestrutura do INPE, discutirão as propostas que receberam de diversos segmentos da área espacial internacional para atividades de oficinas, palestras e visitas técnicas”, explicou Ueta.

Durante a semana de CPM, foram realizadas visitas a locais de São José dos Campos onde serão desenvolvidas algumas atividades do programa, além de reuniões entre as equipes do INPE e da ISU nas áreas de logística, tecnologia da informação e relações externas.

Fonte: Inovação Tecnologica

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s