10 suplementos que conseguem aumentar a sua inteligência

Espera-se que no future nós possamos ficar superinteligentes com a biotecnologia.

Mas se você não tem paciência de esperar sabe-se lá quantos anos, já existem algumas coisas que você pode fazer para ganhar uma forcinha no seu cérebro. São os chamados “nootrópicos”, compostos que aumentam o desempenho cognitivo do ser humano. Eles não criarão nenhum Einstein em você, mas com certeza trarão melhorias perceptíveis em suas habilidades de aprender, memorizar, clareza mental e humor.

Antes de mais nada, lembre-se de consultar um médico antes de tomar qualquer um dos produtos abaixo – exceto o chocolate amargo. Por mais benéficos que eles sejam, você precisa se certificar de que está com a saúde em dia para consumi-los, e se não há risco de reações alérgicas.

Leia atentamente as doses recomendadas nas embalagens dos produtos. E nada de sair consumindo todos eles de uma vez só. Os estudos mencionados na lista foram conduzidos com cada um dos compostos isolados. Se você fizer um coquetel com eles, estará potencialmente anulando os efeitos benéficos e ainda por cima criando a chance de um efeito reverso.

Por último, não se esqueça que nós não somos todos iguais, logo, os suplementos podem não funcionar da maneira descrita. Fique atento aos efeitos deles para descobrir qual funciona melhor no seu caso. Pois bem, tendo isso em mente, confira a lista abaixo, elaborada em uma ordem aleatória.

10 – Creatina

A creatina, um ácido orgânico nitrogenoso encontrado em animais é um suplemento popular por ajudar a aumentar a força dos músculos. Mas ele também pode ajudar o cérebro – ele melhora a memória e a atenção. Dizem os cientistas que ele é importante na homeostase enérgica do cérebro, pois potencializa piscinas citosólicas e mitocondriais de energia celular.

É possível começar com uma dose de 5.000 mg por dia ou até mais, de acordo com a dosagem especificada pelo produto fabricante ou seu médico.

9 – Cafeína + L-teanina

A cafeína sozinha não é um grande nootrópico. Os estudos mostram que ela nem sempre melhora o aprendizado e a memória, apesar de suas propriedades estimulantes ajudarem o desempenho cognitivo e o humor, ainda que temporariamente e acompanhado por nervosismo. Se consumida com a l-teanina, um aminoácido encontrado no chá verde, a cafeína cria efeitos duradouros na memória, no processamento rápido de informações visuais e na troca de atenção (redução da distração).

A teanina consegue cruzar a barreira sangue-cérebro e anular os efeitos negativos da cafeína. É possível atingir o efeito com 50mg de cafeína (mais ou menos o que uma xícara de café contém) e 100mg de L-teanina (só o chá verde tem de 5 a 8 mg, então é melhor buscar por suplementos, apesar de que algumas pessoas usam uma proporção de 2 xícaras de chá verde para uma xícara de café.

8 – Chocolate Amargo (Flavonoides)

O chocolate amargo ou o cacau encontrado nele contém flavanóides, que são fitoquímicos com efeitos de aprimoramento cognitivo, melhorando o humor e a saúde cardiovascular.

Ele trabalha como moléculas antioxidantes, que estimulam a perfusão do cérebro e vários outros processos neurológicos em regiões do cérebro responsáveis pelo aprendizado e pela memória. Ele não é tão poderoso quando os seus companheiros de lista, mas o chocolate amargo é fácil de ser obtido e muito bom de ser consumido.

Só tome cuidado para não consumir muito chocolate amargo super-doce ou o açúcar anulará os efeitos. Comece com 35 a 200 g ao dia, mas divida essa dose ao longo do dia de forma igual.

7 – Piracetam + Colina


Muitos adultos usam a substância para aumentar o desempenho da acetilcolina, que ajuda na clareza mental, memória espacial e no funcionamento do cérebro. Mas a substância só faz efeito se consumida com a colina, um nutriente hidrossolúvel essencial que é sempre usado para prevenir dores de cabeça comumente associadas ao uso do piracetam.Esta dupla está entre as mais populares. Piracetam, também conhecido como nootropil e lucetam, melhora o funcionamento dos transmissores (acetilcolina) e receptores. Eles são receitados por médicos para pessoas que sofrem de distúrbios mentais como mal de Alzheimer, depressão e esquizofrenia.

Uma dose eficaz deve ser de 300mg de piracetam com igual quantidade de colina três vezes ao dia, a cada quatro horas. Uma curiosidade: o piracetam é um suplemento popular para os adeptos da subcultura dos sonhos lúcidos.

6 – Ácido Graxo Ômega-3

Esses ácidos são um composto comum encontrado em óleo de peixe (facilmente consumível por pílulas de óleo desses animais), gado, nozes, sementes de linhaça e feijões. É um nootrópico básico que já é usado há um bom tempo, sendo indicado como um suplemento dietético para evitar efeitos do declínio cognitivo relacionado à idade, incluindo doenças neurodegenerativas.

Um estudo publicado na Biblioteca Pública de Ciência (PLOS, na sigla em inglês) revelou ainda que adultos perfeitamente sadios também podem ter os mesmos efeitos benéficos, que incluem habilidade melhorada para o foco e aprimoramento do humor. A dosagem ideal é de cerca de 1.200 mg a 2.400 mg por dia (uma ou duas pílulas de óleo de peixe).

5 – Bacopa Mannieri

Esta erva perene e rastejante é encontrada principalmente no norte da Índia e há séculos é usada para aumentar a memória, o aprendizado e o desempenho cognitivo, além de ser útil como anti-inflamatório, analgésico, antipirético e sedativo.

O sulfidrilo e um polifenol, dois ingredientes ativos da erva, são os responsáveis pelos efeitos ao diminuírem o stress oxidativo. Uma boa dose é de cerca de 150mg ao dia, que podem ser combinados à dupla piracetam e colina, para um efeito potencializador na memória de longo prazo.

4 – Extrato de Ginkgo Biloba


O extrato vem sendo usado para ajudar pacientes com demência, ainda que sua habilidade para evitar o Alzheimer seja questionada. Mesmo assim, há estudos que comprovam que ele melhora o fator da velocidade de atenção em adultos sadios, tendo seu pico após 2 horas e meia do consumo.Este extrato vem das ginkgo bilobas, árvores únicas da China sem parente próximas, o que faz delas verdadeiros fósseis vivos. O extrato em questão contém glicosídeos flavonoides e terpenoides que causam benefícios farmacológicos como aprimoramentos da memória e da concentração, aumentando a atenção, memorização mais rápida e melhora da qualidade da memória.

Preste muita atenção na dosagem: apenas 120 mg por dia é pouco, então é melhor usar doses de 240 mg a 260 mg ao dia.

3 – Panax Ginseng (Ginseng Asiático)

Essa planta é extremamente tradicional na medicina chinesa: há registros de seu uso há milhares de anos, e não é por menos: ele tem efeitos muito diversos. Melhora o funcionamento da memória, da atenção, acalma, estimula o humor e até reduz a fadiga.

Esta planta cresce lentamente e tem raízes carnudas que podem ser usadas para diminuir os níveis de glicose sanguínea e modular o desempenho cognitivo em adultos sadios. A dose recomendada é de 500 mg ao dia.

2 – Rhodiola Rosea

Esta planta do gênero Rhodiola tem utilidade para a cognição e a memória, mas seu principal uso é para reduzir a fatiga e a ansiedade, o que melhora o seu desempenho no geral.

A planta vive em lugares gelados, incluindo as áreas árticas. Por isso, os povos que mais se beneficiam de suas propriedades fitoquímicas são os russos e os escandinavos. A erva afeta os níveis de serotonina e dopamina por que ela age como um inibidor da monoamina oxidase. A dosagem ideal varia entre 100 mg e 1.000 mg ao dia, mas é melhor dividi-la em duas doses iguais.

1 – Salvia Lavandulaefolia ( Sálvia Espanhola)

Sabe-se que ela também tem efeitos calmantes, antioxidante, estrogênicos, antidepressivos e anti-inflamatórios. Uma dose razoável é de 300 mg de folha seca uma vez por dia.Esta planta é encontrada (óbvio) na Espanha e também no sul da França. É uma erva aromática que potencializa a ação da acetitolina. Segundo estudos, ela potencializa a memória e o humor em jovens adultos sadios, e traz benefícios para portadores do mal de Alzheimer.

Anúncios

3 thoughts on “10 suplementos que conseguem aumentar a sua inteligência

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s