Encontrada a estrela mais antiga do Universo com 13,2 bilhões de anos

 Mais de 100 anos após ter sido observada por astrônomos, uma estrela foi identificada como a mais antiga já encontrada no espaço.

A estrela, que está a 186 anos-luz de distância de nós, possui 13,2 bilhões de anos. O Big Bang, grande explosão que teria dado origem a tudo que existe, ocorreu há 13,77 bilhões de anos. A estrela, chamada de HD 140283, está entre as primeiras estrelas que se formaram após a explosão colossal.

Nós acreditamos que esta estrela é a mais antiga conhecida no Universo, com uma idade bem determinada”, disse Howard Bond, astrônomo da Universidade da Pensilvânia, em declaração à Sociedade Astronômica Americana.

A resposta para sua idade veio através de elementos pesados que são atribuídos a estrelas que surgiram logo após o Big Bang. As primeiras estrelas, também classificadas como de primeira geração, praticamente não continham elementos mais pesados que o hélio, mas quando elas explodiram em uma sucessão de supernovas durante centenas de milhões de anos, ocorreu a formação de estrelas como a HD 140283.

Observações realizadas pelo Hubble ajudaram os cientistas a calcular a distância da estrela, com uma precisão nunca antes alcançada. Uma vez que seu brilho foi estabelecido, os astrônomos foram capazes de fazer medições sobre o esgotamento de hidrogênio que ocorre constantemente, estabelecendo assim sua idade.

Outra estrela, chamada de Methuselah2, tem sido cotada como possível nova recordista de mais velha do Universo, mas a equipe de astrônomos ainda não possui certeza e precisa analisar mais dados para uma possível declaração.A idade real, através de cálculos matemáticos, foi estimada em 13,9 bilhões de anos, mas os cálculos deste tipo contêm grandes margens de erro. No caso da HD 140283, a margem foi de 700 milhões de anos, o que a classificou oficialmente em 13,2 bilhões de anos.

Advertisements

One thought on “Encontrada a estrela mais antiga do Universo com 13,2 bilhões de anos

  1. A cada descoberta na Astronomia, fico ainda mais admirado com a Ciência como um, pois Deus nos dá a inteligência e usar a nossa capacidade de realizar estas descobertas fantásticas que até então estavam ocultas.

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s