Buraco negro “monstro” está crescendo surpreendentemente rápido

Os buracos negros são famosos por seu apetite, onde nem mesmo objetos que se movam na velocidade da luz podem escapar.

Esses monstros “mastigadores de matéria”, segundo cientistas, são mais gananciosos ainda, sugere um novo estudo desenvolvido pela Universidade Central de Lancashire, na Inglaterra.

Esses buracos negros, extremamente densos, estão crescendo com uma rapidez surpreendente. São sustentados principalmente por pequenas refeições frequentes através de gases e materiais do espaço em vez de apenas serem alimentados por fusões galácticas, como se pensava anteriormente.

Enormes, chegam a pesar até 10 bilhões de vezes ou mais que a massa do Sol. A pesquisa usou computadores com simuladores para investigar o crescimento desses buracos negros, especialmente em galáxias espirais, como a Via Láctea, onde abriga o planeta Terra.

Ao contrário da teoria predominante, astrônomos descobriram que buracos negros podem crescer rapidamente a partir de fusões livres de espirais, sugando gás galáctico ou outra matéria.

Essas simulações mostram que não é mais possível argumentar que os buracos negros em galáxias espirais não crescem de forma eficiente“, informa Victor Debattista autor da pesquisa em um comunicado. “Nossas simulações nos permitirá refinar nossa compreensão de como os buracos negros cresceram em diferentes tipos de galáxias“.

Em compensação no centro da Via Láctea, o buraco negro supermassivo é menos ganancioso, cresce a cada 3.000 anos a taxa de massa solar. Conhecido como Sagitário A, cientistas estimam que sua massa seja composta por cerca de 4 milhões de sóis.O buraco negro no centro da galáxia Sombrero, também conhecida por M104 ou NGC 4594, segundo pesquisadores, é famoso por ter engolido o equivalente a um Sol a cada 20 anos e agora contém pelo menos 500 milhões de massas solares em seu interior.

O novo estudo foi publicado na revista The Astrophysical Journal.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s