Brasileiro que ganhou ‘Nobel’ da Matemática pede mais verbas para ciências

A presidente Dilma Rousseff recebeu na quinta-feira, 4 de setembro, o ganhador da Medalha Fields – considerada o Nobel da Matemática -, o Acadêmico Artur Avila e representantes do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa) e da Academia Brasileira de Ciências, que sugeriram a ampliação dos investimentos federais em ciência, tecnologia, pesquisa e desenvolvimento.
Avila, que estudou no Impa e hoje é pesquisador da entidade, disse que o instituto foi apresentado à presidente como um modelo para outros campos do conhecimento. “Há flexibilidade administrativa no Impa e isso permite aproveitar os talentos tanto na formação como no recrutamento de pesquisadores, tanto brasileiros quanto estrangeiros”.
Ele é o único ganhador da Medalha Fields formado em um país do hemisfério Sul. Vencedor de duas medalha de ouro em Olimpíadas Internacionais de Matemática, o pesquisador disse que o evento estimula os estudantes brasileiros a conhecer mais a ciência.
“As Olimpíadas são uma maneira eficiente, não só no Brasil, mas também em outros países, de detectar talentos e motivar as crianças a abraçar a matemática. Os problemas colocados são muito mais interessantes que os apresentados nas escolas, mais desafiadores. Eles levam o aluno a procurar saber mais e, certamente, fazem com que apareçam mais talentos para a ciência”, avaliou.

Dilma Rousseff e Artur Avila. Foto: Roberto Stuckert Filho/ PR
O matemático Jacob, presidente da Academia Brasileira de Ciências, disse que o grupo defendeu, durante o encontro, que os investimentos no setor cheguem a 2% do Produto Interno Bruto (PIB). Atualmente, segundo ele, o governo investe cerca de 1,24%. “A China já está alcançando os 2%. Propusemos para a presidente esse desafio de, no programa dela para a próximo período, objetivar alcançar esse número”, disse.
Segundo Palis, Dilma ouviu a ideia com atenção, mas não se comprometeu em incluir o número em seu programa de governo para um eventual segundo mandato, caso seja reeleita.
O diretor do Impa e também Acadêmico, César Camacho, destacou a característica do instituto de não exigir diploma dos estudantes que participam dos cursos, o que tem atraído candidatos jovens e também ajudado a instituição a detectar talentos precoces da matemática e de outras ciências. “Há um princípio básico que o Impa adotou, sendo que o parâmetro de qualquer decisão tem que obedecer a critérios extremamente exigentes de mérito científico”, afirmou Camacho, citando a estrutura flexível e pouco burocrática do Impa como Organização Social. Ele comentou também a importância das Olimpíadas de Matemática das escolas públicas, envolvendo quase 20 milhões de estudantes de todo o país. Mencionou, ainda, a Olimpíada Brasileira de Matemática, aberta a todas as escolas, que seleciona os participantes brasileiros de Olimpíadas internacionais.
Já o presidente da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), Acadêmico Marcelo Viana, discorreu sobre um importante projeto financiado pela Capes, o Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT), que está mudando substancialmente o nível de competência dos professores de matemática do ensino secundário – sendo 80% deles da rede pública.
O encontro dos matemáticos com a presidente Dilma no Palácio da Alvorada durou cerca de 45 minutos e também teve a participação dos ministros da Ciência, Tecnologia e Inovação, Clélio Campolina; da Educação, Henrique Paim; e da Fazenda, Guido Mantega, que já estava no local para outra reunião. Participaram, ainda, os presidentes da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Acadêmico Jorge Guimarães; e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Acadêmico Glaucius Oliva.

(Adaptado da Agência Brasil, 4/9/2014)

Fonte: Academia Brasileira de Ciências

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s