Cientista mineira revoluciona física com fotografia quântica

Tudo o que enxergamos é o reflexo da luz sobre os corpos. Quando você tira uma fotografia, o que a lente da sua câmera capta é esse mesmo reflexo. Assim, pelos princípios básicos da óptica – parte da física que trata da luz e dos fenômenos da visão –, se não há luz, não há imagem. Mas a descoberta de uma pesquisadora mineira veio para virar esse conceito de cabeça para baixo.

 

Gabriela Barreto Lemos, 32, pós-doutoranda do Instituto de Óptica Quântica e Informação Quântica de Viena, na Áustria, conseguiu fazer uma foto não a partir da iluminação de um corpo, mas de um tipo de “telepatia” entre fótons – partículas minúsculas e elementares que formam a luz. Assim como a matéria é formada pelos átomos, um feixe de luz é formado por fótons.

Nessa técnica de fotografia quântica, a cientista e sua equipe dispararam um feixe de laser verde para um cristal, que aniquila um fóton verde do laser e, no lugar dele, cria dois fótons gêmeos, um vermelho e outro infravermelho. “É como se fosse um gêmeo gordo e um magro”, explica ela. O fóton infravermelho é enviado em uma trajetória e atravessa uma placa de silício com a imagem de um gato. Já o fóton vermelho segue um caminho diferente: é refletido em um espelho e enviado para uma câmera fotográfica .

Para surpresa geral – até do famoso físico Albert Einstein, se estivesse vivo –, a câmera registrou a imagem do gato. “É como se eu iluminasse um objeto em um quarto e a imagem aparecesse em uma câmera que está em outro quarto diferente”, compara Gabriel.

H-C

Resultado. As imagens do gato foram produzidas por um fóton que nunca chegou a iluminar a matriz

O experimento demonstrou o chamado “entrelaçamento quântico” – fenômeno pelo qual duas partículas podem estar interconectadas de forma a uma “sentir” o que acontece com a outra, mesmo que elas estejam separadas. “Se considerarmos dois irmãos gêmeos, é como se um deles tivesse uma dor de barriga e o outro sentisse a dor, mesmo sem estar passando mal”, explica a cientista.

Aplicação. Ainda que pareça coisa de ficção científica, o experimento de Gabriela pode ter aplicações práticas muito próximas da vida de qualquer um. “O que andamos conversando e discutindo são aplicações na área da biologia. Uma amostra sensível, por exemplo, poderia ser iluminada por um fóton de energia mais baixa e a imagem poderia ser produzida por seu gêmeo de energia mais alta”. Isso poderia abrir novos horizontes para uma série de exames, para citar um uso possível.

Novos passos

Pesquisa. Gabriela agora pretende testar seu sistema em modelos vivos. Se tudo der certo, em breve ela poderá fazer uma fotografia quântica de um gato de verdade.

Para estudiosa, falta dinheiro para pesquisas no Brasil

A pesquisadora Gabriela Barreto Lemos afirma que pretende voltar para o Brasil, mas ainda não tem certeza. “O problema no Brasil é que o dinheiro para pesquisas é muito mais difícil. Conhecimento, bons pesquisadores e professores há, mas o dinheiro disponível é muito menor”, critica.

Essa restrição financeira, segundo ela, compromete os resultados. “Poderíamos fazer muito mais se pudéssemos comprar equipamentos”.

Ela ainda defende que o país deveria investir em intercâmbios entre cientistas brasileiros e estrangeiros. “Muitas vezes, trabalhos de alta qualidade do Brasil têm menos visibilidade do que um da Áustria. Precisamos ter mais colaborações internacionais e trazer mais instituições estrangeiras para ver o que está sendo feito no Brasil”, sugere.

Fonte: O Tempo

PUBLICADO EM 17/09/14

Anúncios

233 thoughts on “Cientista mineira revoluciona física com fotografia quântica

  1. Infelizmente a pesquisadora Gabriela tem completa razão. Não há investimento para pesquisa científica no Brasil. Nossos governantes estão preocupados em dar Bolsa Família e tantas outras formas de comprar a simpatia alheia, bem como separa uma boa parte dos trilhões que arrecada anualmente em impostos para custear os altos salários do Congresso Nacional, Senado, seus agregados, protegidos, suas viagens e mordomias, esquecendo-se que quem os colocou lá, estão passando por problemas seríssimos com educação, segurança e saúde principalmente. Assim, realmente não sobre recursos para a pesquisa científica, que fica relegada a 2º, senão a 3º plano na escala das prioridades…isso se houver esta prioridade. O Brasil é um excepcional país, com um povo maravilhoso e solidário e não merece viver como está. O pseudo progresso e melhora na qualidade de vida atual, é uma máscara para esconder o verdadeiro caos que o país vive. Não vou mais me alongar. Paz e Luz à todos.

    Liked by 1 person

    • Vc precisa entender melhor a necessidade de programas como o Bolsa Família, precisa conhecer melhor o seu país e saber como vive a maior parte dos brasileiros que não são da mesma classe social que a sua e parar de reproduzir o que ouve por aí porque você está sendo manipulado! Existe mesmo a necessidade de investimento em pesquisa científica, mas você reclama do Bolsa Família e não cita programas como o Ciência sem Fronteiras e inúmeras outras bolsas de intercâmbio internacional oferecidas pelo governo porque está ocupado em procurar apenas os pontos negativos.
      Sim, muito ainda precisa ser feito, mas algo está sendo feito.

      Gostar

      • Concordo em parte e infelizmente os estudantes do programa Ciência sem fronteiras estão retornando ao Brasil, por falta de patrocínio continuado. Quanto a vc,, sei q é difícil para os nordestinos viverem a dura vida do Nordeste, mesmo q estejam em cima de muitas água e riquezas no sub solo de suas terras castigadas por secas terríveis. Isto é um problema não de assistência caridosa mas de assistência de fato. Ensino de técnicas avançadas de plantio, de irrigação e oportunidades para os os filhos estudarem e aprenderem a melhorar o Nordeste como um todo, para os nordestinos. Minha manicure, 23 anos uma filhinha de 2 anos, não recebe bolsa família, a mãe dela também nunca conseguiu ajuda do governo. Esta profissional estudou, fez o curso de manicure, casou e mora em uma comunidade. A faxineira de minha mãe, tem uma filha de 8 anos, trabalha fazendo faxina e tem outro emprego fixo em uma empresa em dias alternados na semana. Ela ganha cerca de R$2.500 por mes, tem bolsa família , duas cestas básicas, auxílio do estado e etc. Ganha mais do q o chefe de portaria de meu prédio, o dobro ! Então, sou a favor de ajudar ao trabalhador da roça, ao minúsculo agricultor do Norte e do Nordeste q vê sua pequena lavoura e suas poucas criações, morrerem de fome e sede, sem receber ajuda, sem ter a quem recorrer. Então posso concordar com vc, pois sei q vc está se referindo a este tipo de suporte e não a uma ajuda q em nada soma para a vida real da família, ao contrário, aumenta a população de crianças deixadas à própria sorte, pois certas mulheres usam a procriação indiscriminada para aumentarem o benefício q recebem através dos impostos q todos pagamos, inclusive eu e vc.

        Gostar

      • “Algumas mulheres usam procriação indiscriminada para…” DEUSDOCÉU! É preconceito sobre preconceito, sustentado por uma dose igualmente gigantesca de ignorância. lei 10.836, google-a.

        Gostar

      • ninguém precisa enteder nada , precisa fazer , uma demagogia PnC com esse bolsa familia, enquanto o intelecto de estudantes são disperdiçados , não precisa de muito dinheiro não , precisa de iniciativa e menos roubo!!!

        Liked by 1 person

      • Anonimo, voce, como tantos outros, nao sabe o que diz. Se ainda nao compreendeu que bolsa familia e compra de votos e que em nada contribui para o pais, so podemos lamentar.

        Liked by 1 person

      • Estou perplexo com os comentários. Juro que achei que neste tipo de matéria as pessoas que a buscariam e comentariam teriam discernimento e inteligencia. Sabe o que eu descobri ??? Que foi preconceituoso com os leitores. Realmente tem gente ignorante aqui !!! Bolsa Família é para garantir voto ?? Procure sobre a proporção de pessoas em miséria absoluta no brasil durante os ultimos anos e veja se houve mudança depois dos “programas para garantir votos” que o PT implementou. Eu venho de uma universidade federal e o ciências sem fronteiras é o bolsa mochilão da classe média. Não estou criticando o programa, acho ele muito bom e interessante, mas qual a diferença mesmo ?? Nos dois casos está se dando dinheiro SEM RETORNO ALGUM para a sociedade diretamente. O ciências sem fronteiras pode sim melhorar alguma coisa, porem ainda vai ser decisão do aluno usar ou não o conhecimento adquirido para a sociedade. O bolsa família pode melhorar sim alguma coisa e não tem porem nenhum, o programa ajuda diretamente os brasileiros que estão em miséria. E se não bastasse isso, pra quem tá pouco se fudendo com o social e só pensa em mercado e dinheiro, Procurem sobre a relação entre o bolsa família e a crise mundial ( lá por 2009 ). Se não fosse “o programa para garantir votos” o brasil sofreria infinitamente mais com os impactos da crise.

        Enfim, desculpe o meu preconceito e tentem ler alguma coisa já que mastiguei um pouco o assunto para vocês.

        Gostar

      • Discordo completamente do seu comentário. A pessoa a quem se refere representa 3% do Brasil e reporta uma realidade de nosso país, não é pois uma ignorante a copiar ditos populares. Vivo pelo Rio de Janeiro e São Paulo e posso afirmar-lhe que há muitas mulheres de traficantes recebendo o benefício do bolsa família, o que revela uma fragilidade da concepção do plano. Voltando ao foco da conversa, o Brasil não é um país que prioriza a pesquisa e o desenvolvimento intelectual. Isso não é uma crítica infundada, é uma realidade e deve ser tratada.
        Ponto.
        Mussato

        Liked by 1 person

      • Bolsa Família? Você é pesquisador, cientista? Minha filha era Neurocientista, Eu sei das dificuldades de um pesquisador no Brasil. O que a cientista sugere é renda, para as pesquisas no seu próprio país. Fica mesmo Anônimo cultivando Bolsa família e aceitando que trem de que trabalha para dar esmolas para quem não quer trabalhar. Aliás como anda mesmo o nosso índice de desemprego? Melhor dar Bolsa família que oferecer emprego, né?

        Liked by 1 person

      • No mínimo o sujeito “anÔnimo” recebe a dita cuja dessa bolsa miséria que deixa o povo cada vez + vagabundo e com a certeza de que pode por filho à vontade no mundo que o governo ajuda… Uma nação não se constrói com esmola!

        Liked by 2 people

      • Como assim??? Quem está sendo manipulado. O bolsa família é importante sim, isso não há como negar, mas os programas de fomento à pesquisa e bolsas de estudos do CSF e outras, garantem apenas que os que já tem possibilidades de frequentar a graduação e o pós graduação no exterior possam fazer com mais facilidade. Só quero ver quantos estudantes oriundos de escolas públicas se inscreveram e conseguiram um vaga!!!!! O bolsa família sem o devido investimento em educação, controle de natalidade e outras políticas não terá resultados muito favoráveis no longo prazo. Como se viu até agora conforme estudo:http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2014/09/1520602-concentracao-de-renda-no-brasil-pode-estar-subavaliada-diz-estudo.shtmll, a estrutura de distribuição de renda ainda nem se quer foi tocada pelo governo pseudo-socialista lulista-petista. Defender esse governo só pode ser coisa de gente mau informada, alienada ou que age de má fé.

        Gostar

      • Olá, agradecemos a todos pelos comentários e divulgação do Post! Conseguimos marcar uma ENTREVISTA com a Pesquisadora GABRIELA BARRETO(Física) dia 09/11 as 19h, que será transmitida ao Vivo e online pelo nosso canal do Youtube(www.youtube.com/nupesc) venham participar, divulguem e tragam suas questões !!! mais informações em nossa fanpage no facebook(fb.com/nupesc).

        NÃO DEIXEM TAMBÉM DE VER EM NOSSO BLOG, ESTÁ MATÉRIA POLÊMICA SOBRE O QUE UMA CIENTISTA BRASILEIRA ACHA SOBRE A CARREIRA CIENTÍFICA NO BRASIL: https://nupesc.wordpress.com/2014/09/26/voce-quer-mesmo-ser-cientista-polemica/

        Gostar

      • Concordo plenamente com vc anônimo , aqui no japao as prefeituras e que controlam as pessoas carentes , e se necessário por muitos e muitos anos recebem mais de 1500 dólares em moeda japonesa por mês , falsos intelectuais do Brasil, vergonhoso

        Gostar

      • Concordo, o congresso com seus altíssimos salários, não tem a menor ideia do que é sentir fome, frio, cansaço, fatiga, ter anemia e enfrentar as filas nos SUS. Continuam a criticar o bolsa família, o egoismo é moeda certa no congresso de nosso pais, seus componentes não querem dividir, para sobrar mais para os desvios. Quando um político, pensa e distribui a quem tem fome, cria-se um mundo de poderosos críticos políticos, com sábias palavras para criarem adeptos, que igualmente não aceitam dividir com pobre o dinheiro. que ao ver desses políticos, pertence a “eles” os ricos do poder. Nosso sistema politico-econômico é miserável, literalmente. Mas percebemos um esforço no sentido de oferecer oportunidades a cientistas através das bolsas de intercambio. Dinheiro para projetos no MEC, existe, dificil é a burocracia para se conseguir, mas isto ocorre, acredito, por ser, em alguns casos, objeto de interesse dos aproveitadores e corruptos.

        Gostar

      • o povo brasileiro nao precisa de muita coisa, deveriamos so sugerir que os governantes ficassem com os miseros reais do bolsa familia para eles e repassassem para a populaçao os bilhoes que roubam do povo, so assim nosso Pais daria um grande salto na historia e seriamos o melhor Pais do mundo; engajem nesse projeto e deixem que eles fiquem com o bolsa familia e nos com o bilhoes que rouba da gente ok essse sim e dinheiro que ajudaria

        Gostar

      • Olá, agradecemos a todos pelos comentários e divulgação do Post! Conseguimos marcar uma ENTREVISTA com a Pesquisadora GABRIELA BARRETO(Física) dia 09/11 as 19h, que será transmitida ao Vivo e online pelo nosso canal do Youtube(www.youtube.com/nupesc) venham participar, divulguem e tragam suas questões !!! mais informações em nossa fanpage no facebook(fb.com/nupesc).

        NÃO DEIXEM TAMBÉM DE VER EM NOSSO BLOG, ESTÁ MATÉRIA POLÊMICA SOBRE O QUE UMA CIENTISTA BRASILEIRA ACHA SOBRE A CARREIRA CIENTÍFICA NO BRASIL: https://nupesc.wordpress.com/2014/09/26/voce-quer-mesmo-ser-cientista-polemica/

        Gostar

    • Voce não sabe o que esta dizendo, deve ser mais um “assistidor” de novelas da rede globo de bestialização… NUNCA, EM TEMPO ALGUM, SE INVESTIU TANTO EM PESQUISA, CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO COMO NOS ÚLTIMOS 12 ANOS… Esse país que esta no caos como voce diz, é o país do psdb, do canalha do fhc e sua corja de ladrões…Leia: A PRIVATARIA TUCANA e vá estudar um pouco…

      Gostar

      • Só sei que a Coréia do Sul (do tamanho de Santa Catarina) investe mais em pesquisa científica de toda a América Latina. É uma vergonha. Isso agrega muito valor à uma sociedade.

        Liked by 1 person

      • O seu comentário é típico dos petista desconhecedores de economia, que lança ilações sobre a verdade dos fatos. O plano real estabeleceu as bases para a estabilização da economia ,fato alias que a sua candidata já reconheceu, aliás, o PT só deu continuidades a politica do PSDB,e aproveitou o crescimento mundial como fez a India,Mexico e outros.

        Gostar

      • As pessoas tem essa mania de achar que aqui não se faz nada, sem antes pesquisar o que foi feito o que esta sendo feito. Tem muitas pesquisas medicas em estudo, vacinas, na industria de petróleo, espacial ( foi lançado um foguete movido a álcool), na industria naval (submarino nuclear), agricultura, combustíveis renováveis, engenharia civil, não somos a ponta mas, também não somos a rabeira.Procure saber, não sai na mídia.

        Gostar

      • Só faltou dizer “nunca antes na história deste país”… Vocês são um atraso até em matéria de frases.

        Gostar

      • Ah não me diga, verdade. Então como explica que raríssimos pesquisadores brasileiros apareçam no ranking de citações das revistas internacionais de sua área. Quantos pesquisadores se destacaram de algum modo em suas áreas nos últimos anos? Muitos dos pesquisadores que aparecem nessas avaliações devem isso ao seu esforço e empenho, não dependem do $$$ do governo, pois estão desenvolvendo suas pesquisas ajudados pelas agências de fomento no exterior. Trabalhei num pós graduação de universidade privada muito bem avaliada em diversas áreas, a principal universidade do país a USP caiu na última lista das melhores universidades do planeta, só posso dizer que lamento mas a pesquisa no Brasil ainda está longe de ser ideal e que seja capaz de colocar o Brasil entre os desenvolvedores de ciência e tecnologia.

        Gostar

      • Olá, agradecemos a todos pelos comentários e divulgação do Post! Conseguimos marcar uma ENTREVISTA com a Pesquisadora GABRIELA BARRETO(Física) dia 09/11 as 19h, que será transmitida ao Vivo e online pelo nosso canal do Youtube(www.youtube.com/nupesc) venham participar, divulguem e tragam suas questões !!! mais informações em nossa fanpage no facebook(fb.com/nupesc).

        NÃO DEIXEM TAMBÉM DE VER EM NOSSO BLOG, ESTÁ MATÉRIA POLÊMICA SOBRE O QUE UMA CIENTISTA BRASILEIRA ACHA SOBRE A CARREIRA CIENTÍFICA NO BRASIL: https://nupesc.wordpress.com/2014/09/26/voce-quer-mesmo-ser-cientista-polemica/

        Gostar

      • Incrivel como tratam de mentir sobre valores de investimento para validarem este goverrno corrupto.
        Valores para serem comparados no tempo devem ser considerados a correção monetaria do valor.
        Há que considerar pelo menos que a inflaçao oficial, que lamentavelmente não corresponde a real evolução de preços dos bens da economia.
        Em 1996 o valor de aplicação em R$ por mil era de 500.000,– já em 2013 está em 2.100.000,00
        Considerando a inflação, apesar de nunca ter se arrecadado tanto neste pais, o valor APLICADO em é praticamente o mesmo.

        ESTE GOVERNO INVESTE CADA VEZ MENOS AINDA MAIS SE COMPARADO COM A EVOLUÇÃO DA ARRECADAÇÃO.

        ABRA OS OLHOS BRASIL.

        Gostar

      • você está absolutamente certo ZÉ !!!….o Brasil foi governando durante tanto tempo por ditadores que matavam estudantes q se manifestavam, anti democraticos que privatizaram o patrimônio do nosso pais e nos escravizAndo cada vez mais e cedendo aos EUA e agora que temos um governo q dá ao povo o que é do povo e em tão pouco tempo nos libertou dos EUA e impos respeito…fico indignada com tamanha desinformação… por favor revejam a história e nao se deixem influenciar pela midia hipócrita…para que nao crucifiquem o único responsável por tantas melhoras ao nosso país e o deixem continuar….pensem na futuras gerações!!!!

        Gostar

      • Vá estudar vc. Só nesse ano uma quantia assustadora foi cortada da pesquisa. Diversos laboratórios e centros das nossas Universidades Federais estão fechando por falta de verba. Acorda.

        Liked by 1 person

    • Do que você está falando? Leia a legislação, por favor. Trate de se informar.
      40% do PIB brasileiro vai para o Judiciário e o Legislativo, usado apenas pra pagar mega salários e auxílio isso e aquilo para juízes, deputados, e outros parlamentares.
      Os outros 60% que sobram vão para o executivo, que devem ser utilizados pra pagar salário de todos os membros do poder executivo, todos os ministros, assim como para pagar a estrutura de escolas, hospitais, universidades, planos de auxílio (dentre eles, Ciências sem fronteiras, Prouni, Fies, e claro, como você citou, o Bolsa Família*).
      Então, falar que a culpa da faltar investimento na área x e y é inteira culpa do poder executivo e planos de auxílio público como o Bolsa família não é opinião, é apenas desinformação e ignorância plena. A maior culpa é do Legislativo e do Judiciário.

      *: Pelo seu comentário, percebi que você não faz ideia de como funciona o bolsa família. Então aqui vai: O programa paga 53 reais por filho de famílias de extrema miséria, de 0 a 15 anos, vacinados e matriculados em escolas, até um máximo de 5 filhos. Ou seja, cada família na faixa da extrema miséria pode ganhar, no máximo, 5*53 = 265 reais por mês, por ter seus filhos mantidos na escola até que eles façam 15 anos. Assim sendo, o plano é de fato, além de uma medida paliativa, um investimento à educação.

      Gostar

      • Não estou discordando, mas alguém bem próxima a mim tem 17 anos, é filha única e ganha mais de 200 reais e não vive em pobreza extrema. Esse fato discorda da sua teoria, não sou eu!
        Desculpem eu me meter. Só vim relatar um fato.

        Gostar

      • O problema é que a intenção do pai de ter o filho na escola não é para ele ter um bom ensino, mas sim para ter direito ao Bolsa Família. E assim o pai tem desinteresse em acompanhar a vida escolar de seu filho, fazendo com que o filho não tenha interesse no estudo. Eu acho que devia criar uma forma melhor de diminuir a desigualdade brasileira e ainda investir em educação.

        Gostar

      • Olá, agradecemos a todos pelos comentários e divulgação do Post! Conseguimos marcar uma ENTREVISTA com a Pesquisadora GABRIELA BARRETO(Física) dia 09/11 as 19h, que será transmitida ao Vivo e online pelo nosso canal do Youtube(www.youtube.com/nupesc) venham participar, divulguem e tragam suas questões !!! mais informações em nossa fanpage no facebook(fb.com/nupesc).

        NÃO DEIXEM TAMBÉM DE VER EM NOSSO BLOG, ESTÁ MATÉRIA POLÊMICA SOBRE O QUE UMA CIENTISTA BRASILEIRA ACHA SOBRE A CARREIRA CIENTÍFICA NO BRASIL: https://nupesc.wordpress.com/2014/09/26/voce-quer-mesmo-ser-cientista-polemica/

        Gostar

    • Comparar investimento em pesquisa com bolsa familia é uma besteira amigo

      Repare que a maioria da pesquisa no Brasil esta no meio público, la fora, a iniciativa privada participa bem mais que aqui.

      Aqui temos o problema tambem que a universidade publica na verdade nao é publica, é dos professores e administradores, fazem o que querem, contratam quem eles quiserem e tem autonomia orcamentaria.

      ta tudo muito errado sim, mas ta errado desde muito tempo, quem quiser mudar isso vai enfrentar a grande resistencia de todo o corporativismo de classe e todos os PSOL’s da vida que encantam os alunos com sua utopia comunista.

      Gostar

      • Olá, agradecemos a todos pelos comentários e divulgação do Post! Conseguimos marcar uma ENTREVISTA com a Pesquisadora GABRIELA BARRETO(Física) dia 09/11 as 19h, que será transmitida ao Vivo e online pelo nosso canal do Youtube(www.youtube.com/nupesc) venham participar, divulguem e tragam suas questões !!! mais informações em nossa fanpage no facebook(fb.com/nupesc).

        NÃO DEIXEM TAMBÉM DE VER EM NOSSO BLOG, ESTÁ MATÉRIA POLÊMICA SOBRE O QUE UMA CIENTISTA BRASILEIRA ACHA SOBRE A CARREIRA CIENTÍFICA NO BRASIL: https://nupesc.wordpress.com/2014/09/26/voce-quer-mesmo-ser-cientista-polemica/

        Gostar

    • Paulo, o PT tem seus defeitos, mas como pesquisadora posso afirmar que foi o governo que mais investiu na área, conseguiu estabilizar o valor das bolsas que entrou em declínio desde 1994, fazendo com que jovens cientistas voltassem a se interessar pela pos graduação. O número de artigos publicados aumentou e junto as patentes submetidas, aumentando a inovação no país. Porém a gabriela está certa qdo diz, que precisa ser investido mais e que parcerias com outros países são importantes, A bolsa família é um excelente projeto que possibilitou tirar o Brasil do mapa da fome, isso não podemos negar. Falar para tirar da bolsa família que garante a educação básica para muitas crianças e dar para pos graduação é meio incoerente vc não acha???? (existem medidas mais coerentes e eficientes para pesquisa nacional)

      Gostar

      • Olá, agradecemos a todos pelos comentários e divulgação do Post! Conseguimos marcar uma ENTREVISTA com a Pesquisadora GABRIELA BARRETO(Física) dia 09/11 as 19h, que será transmitida ao Vivo e online pelo nosso canal do Youtube(www.youtube.com/nupesc) venham participar, divulguem e tragam suas questões !!! mais informações em nossa fanpage no facebook(fb.com/nupesc).

        NÃO DEIXEM TAMBÉM DE VER EM NOSSO BLOG, ESTÁ MATÉRIA POLÊMICA SOBRE O QUE UMA CIENTISTA BRASILEIRA ACHA SOBRE A CARREIRA CIENTÍFICA NO BRASIL: https://nupesc.wordpress.com/2014/09/26/voce-quer-mesmo-ser-cientista-polemica/

        Gostar

    • Mas que disparate. Como quer que o país invista em pesquisa de ponta se não concorda com a necessidade de remediar a pobreza extrema? É esse o tipo de ignorância que mantém o país no atraso, essa ignorância elitista, muito pior que a suposta ignorância dos pobres. Procure saber como era esse país sem o Bolsa Família, lhe asseguro que era um país muito mais atrasado, que não investia no brasileiro, INCLUSIVE INVESTIA MUITO MENOS em bolsas de pesquisa científica.

      Gostar

      • Olá, agradecemos a todos pelos comentários e divulgação do Post! Conseguimos marcar uma ENTREVISTA com a Pesquisadora GABRIELA BARRETO(Física) dia 09/11 as 19h, que será transmitida ao Vivo e online pelo nosso canal do Youtube(www.youtube.com/nupesc) venham participar, divulguem e tragam suas questões !!! mais informações em nossa fanpage no facebook(fb.com/nupesc).

        NÃO DEIXEM TAMBÉM DE VER EM NOSSO BLOG, ESTÁ MATÉRIA POLÊMICA SOBRE O QUE UMA CIENTISTA BRASILEIRA ACHA SOBRE A CARREIRA CIENTÍFICA NO BRASIL: https://nupesc.wordpress.com/2014/09/26/voce-quer-mesmo-ser-cientista-polemica/

        Gostar

    • Pode ser que ela esteja a tanto tempo fora do País que desconheça a tual realidade. Estudo em uma universidade federal brasileira e tenho testemunhos de professores relatando que faltam projetos para os investimentos disponíveis e um até relatou que temia que alguns projetos fossem aprovados, vistoq eu dois já o tinham sido. A matéria abaixo relata isso:
      http://vaccarezza.com.br/investimento-em-pesquisa-no-brasil-e-um-dos-mais-altos-do-mundo-aponta-relatorio/
      Um trecho:
      “O Brasil é um dos países em que os investimentos em pesquisa e desenvolvimento mais crescem no mundo, afirma o Conselho de Ciência e Engenharia dos Estados Unidos, que acaba de soltar o seu relatório bianual, considerado um dos mais importantes guias para a formulação das políticas públicas americanas na área.

      O foco central do relatório são os Estados Unidos, mas, quando são feitas comparações internacionais, o Brasil aparece bem algumas vezes, como na expansão nos investimento em pesquisa, calculada em 10% anuais. O destaque entre os emergentes, porém, é a China, com uma taxa de crescimento da ordem de 20%. O desempenho brasileiro também é positivo no número de publicações de artigos em revistas acadêmicas internacionais. “Ciência e tecnologia não são mais uma província das nações desenvolvidas”, conclui o relatório. “Elas se tornaram mais democráticas.”

      Os investimentos mundiais em ciência em tecnologia são calculados em US$ 1,1 trilhão em 2007, ano mais recente com dados disponíveis, o que equivale ao dobro dos US$ 525 bilhões observados em 1996. “A cada 11 anos, os investimentos em pesquisa e desenvolvimentos duplicam”, afirma o relatório. O Brasil tem apenas uma fração desse valor, com investimentos calculados em US$ 13 bilhões em 2006. Os Estados Unidos mantêm a dianteira no ranking de investimentos, com US$ 369 bilhões; o Japão vem em seguida; com US$ 148 bilhões; e, na terceira posição, aparece a China, com US$ 102 bilhões.

      Os dados sobre investimento em pesquisa são coletados pela OCDE, o clube dos países ricos, e incluem apenas os seus membros e alguns países selecionados. O Brasil, que não é sócio da OCDE, não está nas estatísticas. Mas o relatório usa dados coletados pela Unesco, organismo das Nações Unidas para cultura e educação, para mostrar que o Brasil está se tornando mais importante na área de pesquisa e desenvolvimento. “Índia e Brasil estão entre os países com o melhor desempenho, ainda que não façam parte das estatísticas oficiais”, afirma o relatório, que diz que os dois países dobraram o volume de investimentos desde meados de 1990. “Brasil e a Índia estão entre os 15 maiores países que mais investem em pesquisa e desenvolvimento.”

      Gostar

      • Olá, agradecemos a todos pelos comentários e divulgação do Post! Conseguimos marcar uma ENTREVISTA com a Pesquisadora GABRIELA BARRETO(Física) dia 09/11 as 19h, que será transmitida ao Vivo e online pelo nosso canal do Youtube(www.youtube.com/nupesc) venham participar, divulguem e tragam suas questões !!! mais informações em nossa fanpage no facebook(fb.com/nupesc).

        NÃO DEIXEM TAMBÉM DE VER EM NOSSO BLOG, ESTÁ MATÉRIA POLÊMICA SOBRE O QUE UMA CIENTISTA BRASILEIRA ACHA SOBRE A CARREIRA CIENTÍFICA NO BRASIL: https://nupesc.wordpress.com/2014/09/26/voce-quer-mesmo-ser-cientista-polemica/

        Gostar

    • É a porca da elite política brasileira que se formou com a chegada de Dom Pedro Álvares Cabral. E quando assumiu um derivativo da assim chamada esquerda, fez questão de aprimorar aos píncaros a “arte” da cleptomania!

      Gostar

      • Olá, agradecemos a todos pelos comentários e divulgação do Post! Conseguimos marcar uma ENTREVISTA com a Pesquisadora GABRIELA BARRETO(Física) dia 09/11 as 19h, que será transmitida ao Vivo e online pelo nosso canal do Youtube(www.youtube.com/nupesc) venham participar, divulguem e tragam suas questões !!! mais informações em nossa fanpage no facebook(fb.com/nupesc).

        NÃO DEIXEM TAMBÉM DE VER EM NOSSO BLOG, ESTÁ MATÉRIA POLÊMICA SOBRE O QUE UMA CIENTISTA BRASILEIRA ACHA SOBRE A CARREIRA CIENTÍFICA NO BRASIL: https://nupesc.wordpress.com/2014/09/26/voce-quer-mesmo-ser-cientista-polemica/

        Gostar

    • Perfeito suas considerações, infelizmente os grandes potenciais no campo da ciência e da tecnologia, só conseguem se projetar, fora do país. Enquanto, aqui, só há espaços, e dinheiros para; futebol, carnaval, pagodes e bailões, eleições a cada 2 anos(para nada acontecer de útil), religiões(as mais diversas possíveis). Esta é a triste realidade que vivemos aqui no Brasil, o verdadeiro “Engodo da Hipocrisia”. SAUDAÇÕES AOS MUITOS BRASILEIROS, QUE NOS ORGULHAM, COM SEUS SUCESSOS, LÁ FORA.

      Gostar

      • Olá, agradecemos a todos pelos comentários e divulgação do Post! Conseguimos marcar uma ENTREVISTA com a Pesquisadora GABRIELA BARRETO(Física) dia 09/11 as 19h, que será transmitida ao Vivo e online pelo nosso canal do Youtube(www.youtube.com/nupesc) venham participar, divulguem e tragam suas questões !!! mais informações em nossa fanpage no facebook(fb.com/nupesc).

        NÃO DEIXEM TAMBÉM DE VER EM NOSSO BLOG, ESTÁ MATÉRIA POLÊMICA SOBRE O QUE UMA CIENTISTA BRASILEIRA ACHA SOBRE A CARREIRA CIENTÍFICA NO BRASIL: https://nupesc.wordpress.com/2014/09/26/voce-quer-mesmo-ser-cientista-polemica/

        Gostar

    • Caso você não tenha sido informado, em outros países as pessoas pagam uma fortuna para se formar, aqui a gente pode se forma de graça ;p E a corrupção não é uma exclusividade brasileira, Obama, como exemplo, foi colocado no poder por um banco, o mesmo que causou a crise de 2008, não é uma supresa que nenhum banqueiro foi preso…

      Gostar

    • Cara, acho que você tá por fora. Se tem uma coisa que tá funcionando no Brasil é oportunidade pra quem estuda. São bolsas e mais bolsas. Faço mestrado na UFMG e sempre recebo emails sobre programas para pesquisadores. Por outro lado, infelizmente as universidades ainda são elitizadas.

      Gostar

      • Olá, agradecemos a todos pelos comentários e divulgação do Post! Conseguimos marcar uma ENTREVISTA com a Pesquisadora GABRIELA BARRETO(Física) dia 09/11 as 19h, que será transmitida ao Vivo e online pelo nosso canal do Youtube(www.youtube.com/nupesc) venham participar, divulguem e tragam suas questões !!! mais informações em nossa fanpage no facebook(fb.com/nupesc).

        NÃO DEIXEM TAMBÉM DE VER EM NOSSO BLOG, ESTÁ MATÉRIA POLÊMICA SOBRE O QUE UMA CIENTISTA BRASILEIRA ACHA SOBRE A CARREIRA CIENTÍFICA NO BRASIL: https://nupesc.wordpress.com/2014/09/26/voce-quer-mesmo-ser-cientista-polemica/

        Gostar

    • O governo brasileiro quer ganhar a simpatia d’aqueles cuja ignorância foi programada e executada durante os últimos dois governos, tem ajudado nas decisões políticas . Eles agora chamam-se “VOTOS”, não precisa saber saber muito, basta saber apertar botões
      Quanto menos escolaridade for o povo, mais fácil é escraviza-lo.

      Gostar

      • Olá, agradecemos a todos pelos comentários e divulgação do Post! Conseguimos marcar uma ENTREVISTA com a Pesquisadora GABRIELA BARRETO(Física) dia 09/11 as 19h, que será transmitida ao Vivo e online pelo nosso canal do Youtube(www.youtube.com/nupesc) venham participar, divulguem e tragam suas questões !!! mais informações em nossa fanpage no facebook(fb.com/nupesc).

        NÃO DEIXEM TAMBÉM DE VER EM NOSSO BLOG, ESTÁ MATÉRIA POLÊMICA SOBRE O QUE UMA CIENTISTA BRASILEIRA ACHA SOBRE A CARREIRA CIENTÍFICA NO BRASIL: https://nupesc.wordpress.com/2014/09/26/voce-quer-mesmo-ser-cientista-polemica/

        Gostar

      • Olá, agradecemos a todos pelos comentários e divulgação do Post! Conseguimos marcar uma ENTREVISTA com a Pesquisadora GABRIELA BARRETO(Física) dia 09/11 as 19h, que será transmitida ao Vivo e online pelo nosso canal do Youtube(www.youtube.com/nupesc) venham participar, divulguem e tragam suas questões !!! mais informações em nossa fanpage no facebook(fb.com/nupesc).

        NÃO DEIXEM TAMBÉM DE VER EM NOSSO BLOG, ESTÁ MATÉRIA POLÊMICA SOBRE O QUE UMA CIENTISTA BRASILEIRA ACHA SOBRE A CARREIRA CIENTÍFICA NO BRASIL: https://nupesc.wordpress.com/2014/09/26/voce-quer-mesmo-ser-cientista-polemica/

        Gostar

    • Olá, agradecemos a todos pelos comentários e divulgação do Post! Conseguimos marcar uma ENTREVISTA com a Pesquisadora Gabriela Barreto(Física) dia 09/11 as 19h, que será transmitida ao Vivo e online pelo nosso canal do Youtube(www.youtube.com/nupesc) venham participar, divulguem e tragam suas questões !!! mais informações em nossa fanpage no facebook(fb.com/nupesc).

      NÃO DEIXEM TAMBÉM DE VER EM NOSSO BLOG, ESTÁ MATÉRIA POLÊMICA SOBRE O QUE UMA CIENTISTA BRASILEIRA ACHA SOBRE A CARREIRA CIENTÍFICA NO BRASIL: https://nupesc.wordpress.com/2014/09/26/voce-quer-mesmo-ser-cientista-polemica/

      Gostar

    • Tecnicamente, o Bolsa Família é justamente uma forma de pensar em quem colocou os políticos lá. De qualquer jeito, os programas sociais e incentivos científicos não são excludentes; é possível e deve-se ter os dois. O problema do Brasil é o desperdício incontrolado de dinheiro – e o país arrecada MUITO dinheiro; o desperdício vem em forma de salários exorbitantes para os servidores públicos, incluindo os políticos, e, mais especialmente, a corrupção, que derrete fortunas imensuráveis do país todos os anos.
      Mas você precisa entender a utilidade e a função dos programas sociais como o Bolsa Família, o Leite para Todos, o Todos na Escola, e tantos outros que são desenvolvidos para afetar justamente as pessoas que mais precisam – não uma pessoa privilegiada como você. Você deseja “paz e luz” a todos, mas é um pouco egoísta nessa sua forma de pensar. =) Bom dia.

      Gostar

    • Olá, agradecemos a todos pelos comentários e divulgação do Post! Conseguimos marcar uma ENTREVISTA com a Pesquisadora GABRIELA BARRETO(Física) dia 09/11 as 19h, que será transmitida ao Vivo e online pelo nosso canal do Youtube(www.youtube.com/nupesc) venham participar, divulguem e tragam suas questões !!! mais informações em nossa fanpage no facebook(fb.com/nupesc).

      NÃO DEIXEM TAMBÉM DE VER EM NOSSO BLOG, ESTÁ MATÉRIA POLÊMICA SOBRE O QUE UMA CIENTISTA BRASILEIRA ACHA SOBRE A CARREIRA CIENTÍFICA NO BRASIL: https://nupesc.wordpress.com/2014/09/26/voce-quer-mesmo-ser-cientista-polemica/

      Gostar

    • Olá, agradecemos a todos pelos comentários e divulgação do Post! Conseguimos marcar uma ENTREVISTA com a Pesquisadora GABRIELA BARRETO(Física) dia 09/11 as 19h, que será transmitida ao Vivo e online pelo nosso canal do Youtube(www.youtube.com/nupesc) venham participar, divulguem e tragam suas questões !!! mais informações em nossa fanpage no facebook(fb.com/nupesc).

      NÃO DEIXEM TAMBÉM DE VER EM NOSSO BLOG, ESTÁ MATÉRIA POLÊMICA SOBRE O QUE UMA CIENTISTA BRASILEIRA ACHA SOBRE A CARREIRA CIENTÍFICA NO BRASIL: https://nupesc.wordpress.com/2014/09/26/voce-quer-mesmo-ser-cientista-polemica/

      Gostar

    • Não vi referência ao método do experimento. Porém estou mais propenso a acreditar na pós-doutoranda em física óptica do que qualquer outra pessoa com um conhecimento infinitesimal ao dela, na área.

      Gostar

      • Olá, agradecemos a todos pelos comentários e divulgação do Post! Conseguimos marcar uma ENTREVISTA com a Pesquisadora GABRIELA BARRETO(Física) dia 09/11 as 19h, que será transmitida ao Vivo e online pelo nosso canal do Youtube(www.youtube.com/nupesc) venham participar, divulguem e tragam suas questões !!! mais informações em nossa fanpage no facebook(fb.com/nupesc).

        NÃO DEIXEM TAMBÉM DE VER EM NOSSO BLOG, ESTÁ MATÉRIA POLÊMICA SOBRE O QUE UMA CIENTISTA BRASILEIRA ACHA SOBRE A CARREIRA CIENTÍFICA NO BRASIL: https://nupesc.wordpress.com/2014/09/26/voce-quer-mesmo-ser-cientista-polemica/

        Gostar

    • Olá, agradecemos a todos pelos comentários e divulgação do Post! Conseguimos marcar uma ENTREVISTA com a Pesquisadora GABRIELA BARRETO(Física) dia 09/11 as 19h, que será transmitida ao Vivo e online pelo nosso canal do Youtube(www.youtube.com/nupesc) venham participar, divulguem e tragam suas questões !!! mais informações em nossa fanpage no facebook(fb.com/nupesc).

      NÃO DEIXEM TAMBÉM DE VER EM NOSSO BLOG, ESTÁ MATÉRIA POLÊMICA SOBRE O QUE UMA CIENTISTA BRASILEIRA ACHA SOBRE A CARREIRA CIENTÍFICA NO BRASIL: https://nupesc.wordpress.com/2014/09/26/voce-quer-mesmo-ser-cientista-polemica/

      Gostar

  2. Wanda Campos… Senti uma pontinha de discriminação em sua colocação. Ou talvez só um incomodo por ser um dos “minusculos” nordestinos aos quais te referistes. O que não interfere em minha colocação, pois falas tu do que não sabes, conheces o nordeste? Eu também não recebo auxilio algum! tem meu pais, nem irmãos! Mas, conheço, convivo e é notório o que muitas mãe estão realizando com tão pouco. Quando for possível, assista jornais menos sensacionalistas e mais compromissados com a profissão veras que houveram mudanças positivas em todo o território nacional. Da mesma forma que o nordeste sofre com a seca assistimos no mesmo Brasil, outros sofrendo com a chuva, outros com a degradação ambiental, entre tantos problemas históricos que não foram sanados. Infelizmente a cultura brasileira, se é que pode ser chamado de cultura, pois é facilmente confundido com ignorância, faz com que essa oportunidade, ou auxilio, como deseje chamar, acabe não atingindo o seu objetivo. Mas quando analisamos os números, concluímos que é tão pouco dinheiro que se de todo o montante pago mensalmente a estas famílias 1 vida for modificada, ou até salva, sim esse é um programa que esta dando certo.

    Gostar

    • Vivo no Nordeste. Maranhão para ser exato. Terra miserável e eternamente dependente de “bolsas” para tudo! Posso afirmar com a autoridade de 37 anos vivendo neste meio que as pessoas daqui são preguiçosas e treinadas durante gerações a depender de “políticas sociais” ao invés de estudar e trabalhar. Nem fazer uma mísera roça querem mais, graças a essas malditas bolsas-compra-voto criadas pela corja do PT.

      Liked by 1 person

      • Concordo com você amigo, tambem sou nordestino , eita lugarzinho viu,
        é um tal de me dá me dá que me fez nunca mais ir visita-los, já fazem 40 anos.

        Gostar

      • Bons tempos aqueles da ditadura, não é mesmo? Quando pessoas como você sequer tinham coragem para pronunciar “governo” e “corrupto” em uma única frase. Sabe que seria fichado como “comunista” (o que, certamente você não é…) e pendurado pelo saco em um arame farpado.

        Ou talvez sintam saudades do “grande presidente cassado injustamente Fernando Collor”. Lembram do “mágico FHC”, que criou um novo mandato para ele mesmo, vendeu Vale, telefônicas e outras, desaparecendo com a grana? E que não se falou sobre isso na época? Coincidência? Claro que não.

        Curiosamente, a pesquisadora que não consegue estudar no Brasil é mineira. Com a palavra, Aécio Neves do PSDB (o partido que inventou o mensalão).

        Neste anos (ou seja, em pleno governo Dilma Rousseff), um pesquisador do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), localizado no Rio de Janeiro, recebeu o maior prêmio mundial de sua área, a “medalha Fields”. Considerada o “Nobel” da Matemática, a distinção foi entregue ao pesquisador, que formou-se doutor no próprio instituto. Coincidência novamente? Claro que não.

        Outra coisa: sabem como retirar dezenas de milhões de pessoas da miséria e da pobreza? Anotem a resposta: através de políticas sociais voltadas para a distribuição de renda. E mais: se vocês não entenderam até agora, a ideia é garantir dignidade aos que nada têm. Nada mesmo, principalmente condições e oportunidades de se integrar ao mercado de trabalho.

        Se é que vocês me entendem…

        Gostar

      • Me deixa triste ver que os próprios nordestinos reforçam o preconceito já existente. Sou nordestino orgulhoso e vivo em uma terra com coisas boas e ruins (como qualquer lugar). Tá infeliz? Vai embora camarada. Se quiser, pode até esconder suas origens para ser mais feliz. Agora para espalhar preconceito.

        Eguinaldo Vieira, ninguém tá sentindo sua falta aqui viu. Pode ficar por aí!

        Gostar

      • Olá, agradecemos a todos pelos comentários e divulgação do Post! Conseguimos marcar uma ENTREVISTA com a Pesquisadora GABRIELA BARRETO(Física) dia 09/11 as 19h, que será transmitida ao Vivo e online pelo nosso canal do Youtube(www.youtube.com/nupesc) venham participar, divulguem e tragam suas questões !!! mais informações em nossa fanpage no facebook(fb.com/nupesc).

        NÃO DEIXEM TAMBÉM DE VER EM NOSSO BLOG, ESTÁ MATÉRIA POLÊMICA SOBRE O QUE UMA CIENTISTA BRASILEIRA ACHA SOBRE A CARREIRA CIENTÍFICA NO BRASIL: https://nupesc.wordpress.com/2014/09/26/voce-quer-mesmo-ser-cientista-polemica/

        Gostar

    • Putz como tem gente que curte fazer drama e se vitimizar , a mulher disse “a favor de ajudar ao trabalhador da roça, ao minúsculo agricultor do Norte e do Nordeste q vê sua pequena lavoura e suas poucas criações” , ta bem claro que está falando de pequenos agricultores , aqueles que nem tem roça , as vezes usam o quintal de casa pra plantar algo ou criar porco /galinha nada a ver com chamar nordestino de minusculo. Menos aí né gente. Quanto ao ter ou não ter apoio a pesquisa , creio que a mulher do artigo como cientista , pesquisadora comprovadamente bem sucedida , deve saber melhor do que ta falando do que o monte de palpiteiro da internet.

      Gostar

      • Olá, agradecemos a todos pelos comentários e divulgação do Post! Conseguimos marcar uma ENTREVISTA com a Pesquisadora GABRIELA BARRETO(Física) dia 09/11 as 19h, que será transmitida ao Vivo e online pelo nosso canal do Youtube(www.youtube.com/nupesc) venham participar, divulguem e tragam suas questões !!! mais informações em nossa fanpage no facebook(fb.com/nupesc).

        NÃO DEIXEM TAMBÉM DE VER EM NOSSO BLOG, ESTÁ MATÉRIA POLÊMICA SOBRE O QUE UMA CIENTISTA BRASILEIRA ACHA SOBRE A CARREIRA CIENTÍFICA NO BRASIL: https://nupesc.wordpress.com/2014/09/26/voce-quer-mesmo-ser-cientista-polemica/

        Gostar

    • Olá, agradecemos a todos pelos comentários e divulgação do Post! Conseguimos marcar uma ENTREVISTA com a Pesquisadora GABRIELA BARRETO(Física) dia 09/11 as 19h, que será transmitida ao Vivo e online pelo nosso canal do Youtube(www.youtube.com/nupesc) venham participar, divulguem e tragam suas questões !!! mais informações em nossa fanpage no facebook(fb.com/nupesc).

      NÃO DEIXEM TAMBÉM DE VER EM NOSSO BLOG, ESTÁ MATÉRIA POLÊMICA SOBRE O QUE UMA CIENTISTA BRASILEIRA ACHA SOBRE A CARREIRA CIENTÍFICA NO BRASIL: https://nupesc.wordpress.com/2014/09/26/voce-quer-mesmo-ser-cientista-polemica/

      Gostar

  3. Acho engraçado pessoas falarem da falta de dinheiro para pesquisa no Brasil e NINGUÉM falar da enorme quantia de dinheiro que se investe diariamente em pesquisar absurdas e pífias em diversas universidades por esse país. Universidades com orçamentos astronômicos e que não produzem NADA de qualidade. Se as pessoas realmente conhecessem os orçamentos das universidades se questionariam se realmente falta dinheiro ou se o que falta é uma boa gestão.

    Gostar

      • Olá, agradecemos a todos pelos comentários e divulgação do Post! Conseguimos marcar uma ENTREVISTA com a Pesquisadora GABRIELA BARRETO(Física) dia 09/11 as 19h, que será transmitida ao Vivo e online pelo nosso canal do Youtube(www.youtube.com/nupesc) venham participar, divulguem e tragam suas questões !!! mais informações em nossa fanpage no facebook(fb.com/nupesc).

        NÃO DEIXEM TAMBÉM DE VER EM NOSSO BLOG, ESTÁ MATÉRIA POLÊMICA SOBRE O QUE UMA CIENTISTA BRASILEIRA ACHA SOBRE A CARREIRA CIENTÍFICA NO BRASIL: https://nupesc.wordpress.com/2014/09/26/voce-quer-mesmo-ser-cientista-polemica/

        Gostar

    • Olá, agradecemos a todos pelos comentários e divulgação do Post! Conseguimos marcar uma ENTREVISTA com a Pesquisadora GABRIELA BARRETO(Física) dia 09/11 as 19h, que será transmitida ao Vivo e online pelo nosso canal do Youtube(www.youtube.com/nupesc) venham participar, divulguem e tragam suas questões !!! mais informações em nossa fanpage no facebook(fb.com/nupesc).

      NÃO DEIXEM TAMBÉM DE VER EM NOSSO BLOG, ESTÁ MATÉRIA POLÊMICA SOBRE O QUE UMA CIENTISTA BRASILEIRA ACHA SOBRE A CARREIRA CIENTÍFICA NO BRASIL: https://nupesc.wordpress.com/2014/09/26/voce-quer-mesmo-ser-cientista-polemica/

      Gostar

    • Acho que o grande problema mesmo é a quantidade de investimento que há para os estudos na área do conhecimento das chamadas ciências duras, enquanto as áreas sociais não recebem tanto incentivo. Outro ponto que me chama a atenção é a concentração de investimento e publicações no Sul e Sudeste. Há de fato algo bem errado nisso tudo!

      Gostar

  4. Meu olho arrepiou com essa notícia, Gabriela. Ler isso aqui foi um dos melhores “bom dia” possíveis pra uma segunda-feira. Como amante da fotografia, tentarei explicar aos meus alunos do ensino básico os resultados dessa sua pesquisa, mesmo sendo um humilde professor de História. Meus mais sinceros parabéns! Só me lembrou do documentário “O Ativista Quântico”. Cê já viu? Mais uma vez: parabéns pelos resultados!!!

    Gostar

    • Pesquisei este tal de “O Ativista Quântico”. Trata-se de uma gota no oceano de obras que utilizam uma interpretação pseudo-científica da física quântica para vender seu misticismo. Pasmo de ver como um professor pode ter tão pouco senso crítico.

      Gostar

      • Olá, agradecemos a todos pelos comentários e divulgação do Post! Conseguimos marcar uma ENTREVISTA com a Pesquisadora GABRIELA BARRETO(Física) dia 09/11 as 19h, que será transmitida ao Vivo e online pelo nosso canal do Youtube(www.youtube.com/nupesc) venham participar, divulguem e tragam suas questões !!! mais informações em nossa fanpage no facebook(fb.com/nupesc).

        NÃO DEIXEM TAMBÉM DE VER EM NOSSO BLOG, ESTÁ MATÉRIA POLÊMICA SOBRE O QUE UMA CIENTISTA BRASILEIRA ACHA SOBRE A CARREIRA CIENTÍFICA NO BRASIL: https://nupesc.wordpress.com/2014/09/26/voce-quer-mesmo-ser-cientista-polemica/

        Gostar

    • Olá, agradecemos a todos pelos comentários e divulgação do Post! Conseguimos marcar uma ENTREVISTA com a Pesquisadora GABRIELA BARRETO(Física) dia 09/11 as 19h, que será transmitida ao Vivo e online pelo nosso canal do Youtube(www.youtube.com/nupesc) venham participar, divulguem e tragam suas questões !!! mais informações em nossa fanpage no facebook(fb.com/nupesc).

      NÃO DEIXEM TAMBÉM DE VER EM NOSSO BLOG, ESTÁ MATÉRIA POLÊMICA SOBRE O QUE UMA CIENTISTA BRASILEIRA ACHA SOBRE A CARREIRA CIENTÍFICA NO BRASIL: https://nupesc.wordpress.com/2014/09/26/voce-quer-mesmo-ser-cientista-polemica/

      Gostar

  5. Parabéns a moça. Indico continuar na Áustria. Como ela escreveu, os investimentos na ciência são ridículos e quem está envolvido com a área acadêmica sabe disso. 12 anos de atraso político nos remetem a 40 anos de atraso tecnológico. Sobre as bolsas (família, gás e etc) que comentaram acima, é de minha opinião que benefício sem fiscalização é farra e os bons pagam pelos ruins. E convenhamos que aqui no Brasil, tem muita gente ruim. Sim, o ciência sem fronteiras está sendo bom, para conhecer a Europa. Mesmo caso que o anterior, os bons pagarão pelos ruins. ABS a todos!

    Gostar

      • Olá, agradecemos a todos pelos comentários e divulgação do Post! Conseguimos marcar uma ENTREVISTA com a Pesquisadora GABRIELA BARRETO(Física) dia 09/11 as 19h, que será transmitida ao Vivo e online pelo nosso canal do Youtube(www.youtube.com/nupesc) venham participar, divulguem e tragam suas questões !!! mais informações em nossa fanpage no facebook(fb.com/nupesc).

        NÃO DEIXEM TAMBÉM DE VER EM NOSSO BLOG, ESTÁ MATÉRIA POLÊMICA SOBRE O QUE UMA CIENTISTA BRASILEIRA ACHA SOBRE A CARREIRA CIENTÍFICA NO BRASIL: https://nupesc.wordpress.com/2014/09/26/voce-quer-mesmo-ser-cientista-polemica/

        Gostar

    • Olá, agradecemos a todos pelos comentários e divulgação do Post! Conseguimos marcar uma ENTREVISTA com a Pesquisadora GABRIELA BARRETO(Física) dia 09/11 as 19h, que será transmitida ao Vivo e online pelo nosso canal do Youtube(www.youtube.com/nupesc) venham participar, divulguem e tragam suas questões !!! mais informações em nossa fanpage no facebook(fb.com/nupesc).

      NÃO DEIXEM TAMBÉM DE VER EM NOSSO BLOG, ESTÁ MATÉRIA POLÊMICA SOBRE O QUE UMA CIENTISTA BRASILEIRA ACHA SOBRE A CARREIRA CIENTÍFICA NO BRASIL: https://nupesc.wordpress.com/2014/09/26/voce-quer-mesmo-ser-cientista-polemica/

      Gostar

    • Olá, agradecemos a todos pelos comentários e divulgação do Post! Conseguimos marcar uma ENTREVISTA com a Pesquisadora GABRIELA BARRETO(Física) dia 09/11 as 19h, que será transmitida ao Vivo e online pelo nosso canal do Youtube(www.youtube.com/nupesc) venham participar, divulguem e tragam suas questões !!! mais informações em nossa fanpage no facebook(fb.com/nupesc).

      NÃO DEIXEM TAMBÉM DE VER EM NOSSO BLOG, ESTÁ MATÉRIA POLÊMICA SOBRE O QUE UMA CIENTISTA BRASILEIRA ACHA SOBRE A CARREIRA CIENTÍFICA NO BRASIL: https://nupesc.wordpress.com/2014/09/26/voce-quer-mesmo-ser-cientista-polemica/

      Gostar

  6. Engraçado as pessoas culpando apenas o governo por falta de investimento em pesquisa, desconhecendo a LEI ANTIGA que permite as empresas dedicarem 6% do IMPOSTO de RENDA desde Caridade, olhem só, PESQUISAS…. eu sou Cinegrafista e estive em um congresso de empresas, que criticava justamente a FALTA de Participação da Empresas nessa questão, onde nos EUA passam de US$ 390 Bilhões por ano, no Brasil não chega a US$ 25 Bilhões.

    Gostar

      • Olá, agradecemos a todos pelos comentários e divulgação do Post! Conseguimos marcar uma ENTREVISTA com a Pesquisadora GABRIELA BARRETO(Física) dia 09/11 as 19h, que será transmitida ao Vivo e online pelo nosso canal do Youtube(www.youtube.com/nupesc) venham participar, divulguem e tragam suas questões !!! mais informações em nossa fanpage no facebook(fb.com/nupesc).

        NÃO DEIXEM TAMBÉM DE VER EM NOSSO BLOG, ESTÁ MATÉRIA POLÊMICA SOBRE O QUE UMA CIENTISTA BRASILEIRA ACHA SOBRE A CARREIRA CIENTÍFICA NO BRASIL: https://nupesc.wordpress.com/2014/09/26/voce-quer-mesmo-ser-cientista-polemica/

        Gostar

    • Olá, agradecemos a todos pelos comentários e divulgação do Post! Conseguimos marcar uma ENTREVISTA com a Pesquisadora GABRIELA BARRETO(Física) dia 09/11 as 19h, que será transmitida ao Vivo e online pelo nosso canal do Youtube(www.youtube.com/nupesc) venham participar, divulguem e tragam suas questões !!! mais informações em nossa fanpage no facebook(fb.com/nupesc).

      NÃO DEIXEM TAMBÉM DE VER EM NOSSO BLOG, ESTÁ MATÉRIA POLÊMICA SOBRE O QUE UMA CIENTISTA BRASILEIRA ACHA SOBRE A CARREIRA CIENTÍFICA NO BRASIL: https://nupesc.wordpress.com/2014/09/26/voce-quer-mesmo-ser-cientista-polemica/

      Gostar

  7. O Meio Ambiente Não Precisa dessa Pesquisa mais uma “droga” para destruir o Planeta e Afastar o homem de uma vida natural. Einstein morreu arrependido só sobreviveu porque os tempos eram outros, hoje qualquer um que vá contra aos interesses de destruição é morte certa. Se não se arrepender em tempo, que tire pedaços da próprio corpo para suas “pesquisas” e deixe gatos ou qualquer outro ser vivo em paz
    .http://forum.antinovaordemmundial.com/Topico-a-espantosa-lista-de-cientistas-mortos-misteriosamente

    Gostar

  8. Como estão radicais as posições? por aí… não se alcança um nível acima do ideológico.
    O Brasileiro de um modo geral não faz seu ato de auto crítica e fica só no oba oba … triste
    A ciência não avança sem aceitar que todas ideias podem ser provisórias.
    Parabéns à pesquisadora

    Gostar

      • Olá, agradecemos a todos pelos comentários e divulgação do Post! Conseguimos marcar uma ENTREVISTA com a Pesquisadora GABRIELA BARRETO(Física) dia 09/11 as 19h, que será transmitida ao Vivo e online pelo nosso canal do Youtube(www.youtube.com/nupesc) venham participar, divulguem e tragam suas questões !!! mais informações em nossa fanpage no facebook(fb.com/nupesc).

        NÃO DEIXEM TAMBÉM DE VER EM NOSSO BLOG, ESTÁ MATÉRIA POLÊMICA SOBRE O QUE UMA CIENTISTA BRASILEIRA ACHA SOBRE A CARREIRA CIENTÍFICA NO BRASIL: https://nupesc.wordpress.com/2014/09/26/voce-quer-mesmo-ser-cientista-polemica/

        Gostar

    • Olá, agradecemos a todos pelos comentários e divulgação do Post! Conseguimos marcar uma ENTREVISTA com a Pesquisadora GABRIELA BARRETO(Física) dia 09/11 as 19h, que será transmitida ao Vivo e online pelo nosso canal do Youtube(www.youtube.com/nupesc) venham participar, divulguem e tragam suas questões !!! mais informações em nossa fanpage no facebook(fb.com/nupesc).

      NÃO DEIXEM TAMBÉM DE VER EM NOSSO BLOG, ESTÁ MATÉRIA POLÊMICA SOBRE O QUE UMA CIENTISTA BRASILEIRA ACHA SOBRE A CARREIRA CIENTÍFICA NO BRASIL: https://nupesc.wordpress.com/2014/09/26/voce-quer-mesmo-ser-cientista-polemica/

      Gostar

  9. Alguém mais entendido me ajude por favor. Ao que parece, ela só reproduziu um experimento, como o da Dupla Fenda. Ou tem algo realmente novo ai?

    Quanto ao artigo, além de mal escrito, se apoia em uma matéria científica para fazer critica ao governo.

    Gostar

  10. Por favor não volte, assim como vc. eu também sou pesquisador aqui no Brasil, tive problemas para trazer equipamentos de robótica, tive que devolve-los para os EUAl, A burocracia é incrível, também tive a ideia de fazer uma turbina de avião em cerâmica, fui chamado de louco, Hoje a GE esta fazendo uma turbina de cerâmica, tive a ideia de tirar energia do mar, (tem muita energia perdida nos barcos), no Brasil vão me chamar de louco, prefiro ficar calado, O meu Robo seria uma babá eletronica para olhar meus filhos enquanto eu trabalhava,
    HOJE EU ESTOU DESEMPREGADO aqui no Brasil, só Deus sabe qual será o meu futuro, estou sem perspectiva devo viver, faço bicos de garçom, estou sem saída. “Tenho duas patentes, Registradas internacionalmente, hoje estão mofando”
    Já estou na rua, morando de favor na casa de uma pessoa que mal conheço, aqui no brasil só tem projeto de BOLSA (Acham que $2000 reais é salário de pesquisa, eu não trabalho por menos de $7000 para empresas nacionais em pesquisa mas trabalho por $100 para uma empresa multinacional) , essa bolsa miséria não faz pesquisa séria, aqui não é um pais para pesquisa, o governo é limitado.
    Eu tive de tudo, hoje não tenho mais nada, fico aqui contando moedas. Já trabalhei para a ONU e GTZ da Alemanha. (Hooo bons tempos).
    Estou disponível para trabalhar para qualquer empresa. ( um dia quero voltar a crescer, mas desta vez tem que ser em uma multinacional estrangeira. Aceito qualquer função. ).
    O meu maior medo hoje é ser preso, porque não tenho como pagar a pensão alimentícia, no valor de $1,600 mês, aqui no brasil só pai de família é que vai preso,

    Gostar

    • Sei como você está se sentindo, sou solidário com você, já escrevi dias atrás; que cientista brasileiro só encontra guarida no exterior. É frustrante. A você Gabriela também digo não retorne antes de concluir suas pesquisas. Porque infelizmente meu País não da valor a pessoas inteligentes. ( aqui só é bem visto e aplaudido quem melhor engana os outros. Quem Passa a melhor rasteira, etc.)

      Gostar

      • E verdade. Aqui as pessoas inteligentes sao oprimidas no dia a dia tambem. Predomina o status quo da superficialidade e cegueira. E da-lhe bolsa familia.

        Gostar

      • Olá, agradecemos a todos pelos comentários e divulgação do Post! Conseguimos marcar uma ENTREVISTA com a Pesquisadora GABRIELA BARRETO(Física) dia 09/11 as 19h, que será transmitida ao Vivo e online pelo nosso canal do Youtube(www.youtube.com/nupesc) venham participar, divulguem e tragam suas questões !!! mais informações em nossa fanpage no facebook(fb.com/nupesc).

        NÃO DEIXEM TAMBÉM DE VER EM NOSSO BLOG, ESTÁ MATÉRIA POLÊMICA SOBRE O QUE UMA CIENTISTA BRASILEIRA ACHA SOBRE A CARREIRA CIENTÍFICA NO BRASIL: https://nupesc.wordpress.com/2014/09/26/voce-quer-mesmo-ser-cientista-polemica/

        Gostar

    • Que bom que você tem todas estas qualificações, existem varios editais abertos, e outros que ja fecharam para varios tipos de projetos de pesquisa a serem desenvolvidos no Brasil e fora também, não apenas com bolsas de 2000 reais como você disse. Inclusive, projetos com pesquisadores que tenham interesse em desenvolver pesquisa aqui, como sugeriu a pesquisadora da matéria. Sugiro que você dê uma olhada, talvez tenha algo do seu interesse:
      http://www.capes.gov.br/editais-abertos?view=default

      Gostar

      • Olá, agradecemos a todos pelos comentários e divulgação do Post! Conseguimos marcar uma ENTREVISTA com a Pesquisadora GABRIELA BARRETO(Física) dia 09/11 as 19h, que será transmitida ao Vivo e online pelo nosso canal do Youtube(www.youtube.com/nupesc) venham participar, divulguem e tragam suas questões !!! mais informações em nossa fanpage no facebook(fb.com/nupesc).

        NÃO DEIXEM TAMBÉM DE VER EM NOSSO BLOG, ESTÁ MATÉRIA POLÊMICA SOBRE O QUE UMA CIENTISTA BRASILEIRA ACHA SOBRE A CARREIRA CIENTÍFICA NO BRASIL: https://nupesc.wordpress.com/2014/09/26/voce-quer-mesmo-ser-cientista-polemica/

        Gostar

    • Olá, agradecemos a todos pelos comentários e divulgação do Post! Conseguimos marcar uma ENTREVISTA com a Pesquisadora GABRIELA BARRETO(Física) dia 09/11 as 19h, que será transmitida ao Vivo e online pelo nosso canal do Youtube(www.youtube.com/nupesc) venham participar, divulguem e tragam suas questões !!! mais informações em nossa fanpage no facebook(fb.com/nupesc).

      NÃO DEIXEM TAMBÉM DE VER EM NOSSO BLOG, ESTÁ MATÉRIA POLÊMICA SOBRE O QUE UMA CIENTISTA BRASILEIRA ACHA SOBRE A CARREIRA CIENTÍFICA NO BRASIL: https://nupesc.wordpress.com/2014/09/26/voce-quer-mesmo-ser-cientista-polemica/

      Gostar

  11. Nenhuma surpresa nesses resultados já que para o fóton a dimensão do espaço está comprimida. Assim quando vamos medi-lo (fotografa-lo) em nosso espaço-tempo (dilatado comparando com o do fóton) ele aparece como em 2 lugares diferentes.

    Gostar

    • Olá, agradecemos a todos pelos comentários e divulgação do Post! Conseguimos marcar uma ENTREVISTA com a Pesquisadora GABRIELA BARRETO(Física) dia 09/11 as 19h, que será transmitida ao Vivo e online pelo nosso canal do Youtube(www.youtube.com/nupesc) venham participar, divulguem e tragam suas questões !!! mais informações em nossa fanpage no facebook(fb.com/nupesc).

      NÃO DEIXEM TAMBÉM DE VER EM NOSSO BLOG, ESTÁ MATÉRIA POLÊMICA SOBRE O QUE UMA CIENTISTA BRASILEIRA ACHA SOBRE A CARREIRA CIENTÍFICA NO BRASIL: https://nupesc.wordpress.com/2014/09/26/voce-quer-mesmo-ser-cientista-polemica/

      Gostar

  12. As Universidades do exterior já estão reclamando da dedicação dos estudantes do CSF. Os estudantes vão só passear.. A melhor medida seria ter trazido professores estrangeiros para dar aulas em inglês nas nossas universidades. Isto seria para todos e não para alguns.. Mais o governo lançou este esquema só para calar os Universitários para não reclamarem deste governo corrupto

    Gostar

    • Olá, agradecemos a todos pelos comentários e divulgação do Post! Conseguimos marcar uma ENTREVISTA com a Pesquisadora GABRIELA BARRETO(Física) dia 09/11 as 19h, que será transmitida ao Vivo e online pelo nosso canal do Youtube(www.youtube.com/nupesc) venham participar, divulguem e tragam suas questões !!! mais informações em nossa fanpage no facebook(fb.com/nupesc).

      NÃO DEIXEM TAMBÉM DE VER EM NOSSO BLOG, ESTÁ MATÉRIA POLÊMICA SOBRE O QUE UMA CIENTISTA BRASILEIRA ACHA SOBRE A CARREIRA CIENTÍFICA NO BRASIL: https://nupesc.wordpress.com/2014/09/26/voce-quer-mesmo-ser-cientista-polemica/

      Gostar

  13. E verdade. Os estudantes brasileiros sao uma vergonha. Barulhentos, sujos, indisciplinados, hiper sexualizados, desconcentrados e superficiais. Para nao dizer ignorantes tambem. Savo excessoes, e claro.

    Gostar

    • Olá, agradecemos a todos pelos comentários e divulgação do Post! Conseguimos marcar uma ENTREVISTA com a Pesquisadora GABRIELA BARRETO(Física) dia 09/11 as 19h, que será transmitida ao Vivo e online pelo nosso canal do Youtube(www.youtube.com/nupesc) venham participar, divulguem e tragam suas questões !!! mais informações em nossa fanpage no facebook(fb.com/nupesc).

      NÃO DEIXEM TAMBÉM DE VER EM NOSSO BLOG, ESTÁ MATÉRIA POLÊMICA SOBRE O QUE UMA CIENTISTA BRASILEIRA ACHA SOBRE A CARREIRA CIENTÍFICA NO BRASIL: https://nupesc.wordpress.com/2014/09/26/voce-quer-mesmo-ser-cientista-polemica/

      Gostar

    • Olá, agradecemos a todos pelos comentários e divulgação do Post! Conseguimos marcar uma ENTREVISTA com a Pesquisadora GABRIELA BARRETO(Física) dia 09/11 as 19h, que será transmitida ao Vivo e online pelo nosso canal do Youtube(www.youtube.com/nupesc) venham participar, divulguem e tragam suas questões !!! mais informações em nossa fanpage no facebook(fb.com/nupesc).

      NÃO DEIXEM TAMBÉM DE VER EM NOSSO BLOG, ESTÁ MATÉRIA POLÊMICA SOBRE O QUE UMA CIENTISTA BRASILEIRA ACHA SOBRE A CARREIRA CIENTÍFICA NO BRASIL: https://nupesc.wordpress.com/2014/09/26/voce-quer-mesmo-ser-cientista-polemica/

      Gostar

  14. Na minha humilde opinião, todos estamos estudando nessa Universidade, que é o planeta Terra. Assim, ainda temos muito a aprender uns com os outros, más sobretudo, com nós mesmos, pois o verdadeiro livro de nossa existência está em nós mesmos. Vamos nos amar e ajudarmos nessa evolução. Façamos nossa parte e busquemos nossa própria evolução, pois ninguém vai conseguir evoluir por outra pessoa. Se neste mundo existe tanta desigualdade e se Deus existe como criador, ele não permitiria tanta injustiça com alguns. Talvez estejamos em níveis evolutivos distintos e precisemos de experiências específicas para nossa evolução espiritual. É claro que algumas pessoas com o domínio do conhecimento estão fazendo de tudo para que não evoluamos, porém é de fundamental importância que façamos nossa parte, más sempre lembrando que não podemos fazer a parte de ninguém. Paz e luz para cada um de nós!

    Gostar

      • Olá, agradecemos a todos pelos comentários e divulgação do Post! Conseguimos marcar uma ENTREVISTA com a Pesquisadora GABRIELA BARRETO(Física) dia 09/11 as 19h, que será transmitida ao Vivo e online pelo nosso canal do Youtube(www.youtube.com/nupesc) venham participar, divulguem e tragam suas questões !!! mais informações em nossa fanpage no facebook(fb.com/nupesc).

        NÃO DEIXEM TAMBÉM DE VER EM NOSSO BLOG, ESTÁ MATÉRIA POLÊMICA SOBRE O QUE UMA CIENTISTA BRASILEIRA ACHA SOBRE A CARREIRA CIENTÍFICA NO BRASIL: https://nupesc.wordpress.com/2014/09/26/voce-quer-mesmo-ser-cientista-polemica/

        Gostar

    • Olá, agradecemos a todos pelos comentários e divulgação do Post! Conseguimos marcar uma ENTREVISTA com a Pesquisadora GABRIELA BARRETO(Física) dia 09/11 as 19h, que será transmitida ao Vivo e online pelo nosso canal do Youtube(www.youtube.com/nupesc) venham participar, divulguem e tragam suas questões !!! mais informações em nossa fanpage no facebook(fb.com/nupesc).

      NÃO DEIXEM TAMBÉM DE VER EM NOSSO BLOG, ESTÁ MATÉRIA POLÊMICA SOBRE O QUE UMA CIENTISTA BRASILEIRA ACHA SOBRE A CARREIRA CIENTÍFICA NO BRASIL: https://nupesc.wordpress.com/2014/09/26/voce-quer-mesmo-ser-cientista-polemica/

      Gostar

  15. Será que a consciência pequena de uns estão afetada? Não está na hora de ter um crescimento de consciência para novas abertura e resultados? A discussão aqui não seria, uma nova descoberta? Fala sério, se pensassem mais no que deveria pensar ou criticar, talvez não precisaria discutir problemas minúsculos inventados por um sistema para não deixar ninguém pensar realmente e ainda impõe como deve viver em todos os sentidos um exemplo: política, para que discutir isso? A sua opinião fará mudar alguma coisa? Não! Se deseja mudar algo, utilize um pouco dessa massa cefálica, que uns chamam de cérebro e comecem a raciocinar sobre tudo para finalmente realizar algo concreto para o todo!

    Att.: Luis Lumbert

    Gostar

    • Olá, agradecemos a todos pelos comentários e divulgação do Post! Conseguimos marcar uma ENTREVISTA com a Pesquisadora GABRIELA BARRETO(Física) dia 09/11 as 19h, que será transmitida ao Vivo e online pelo nosso canal do Youtube(www.youtube.com/nupesc) venham participar, divulguem e tragam suas questões !!! mais informações em nossa fanpage no facebook(fb.com/nupesc).

      NÃO DEIXEM TAMBÉM DE VER EM NOSSO BLOG, ESTÁ MATÉRIA POLÊMICA SOBRE O QUE UMA CIENTISTA BRASILEIRA ACHA SOBRE A CARREIRA CIENTÍFICA NO BRASIL: https://nupesc.wordpress.com/2014/09/26/voce-quer-mesmo-ser-cientista-polemica/

      Gostar

  16. O Brasileiro é tão fudido que consegue transformar uma matéria tão bacana como essa em um barraco de críticas superficiais! Se eu fosse a Gabi não voltaria e sim ficaria ali…

    Gostar

    • Olá, agradecemos a todos pelos comentários e divulgação do Post! Conseguimos marcar uma ENTREVISTA com a Pesquisadora GABRIELA BARRETO(Física) dia 09/11 as 19h, que será transmitida ao Vivo e online pelo nosso canal do Youtube(www.youtube.com/nupesc) venham participar, divulguem e tragam suas questões !!! mais informações em nossa fanpage no facebook(fb.com/nupesc).

      NÃO DEIXEM TAMBÉM DE VER EM NOSSO BLOG, ESTÁ MATÉRIA POLÊMICA SOBRE O QUE UMA CIENTISTA BRASILEIRA ACHA SOBRE A CARREIRA CIENTÍFICA NO BRASIL: https://nupesc.wordpress.com/2014/09/26/voce-quer-mesmo-ser-cientista-polemica/

      Gostar

    • Olá, agradecemos a todos pelos comentários e divulgação do Post! Conseguimos marcar uma ENTREVISTA com a Pesquisadora GABRIELA BARRETO(Física) dia 09/11 as 19h, que será transmitida ao Vivo e online pelo nosso canal do Youtube(www.youtube.com/nupesc) venham participar, divulguem e tragam suas questões !!! mais informações em nossa fanpage no facebook(fb.com/nupesc).

      NÃO DEIXEM TAMBÉM DE VER EM NOSSO BLOG, ESTÁ MATÉRIA POLÊMICA SOBRE O QUE UMA CIENTISTA BRASILEIRA ACHA SOBRE A CARREIRA CIENTÍFICA NO BRASIL: https://nupesc.wordpress.com/2014/09/26/voce-quer-mesmo-ser-cientista-polemica/

      Gostar

  17. Galera , saiam do brasil mesmo , entre nos programas de intercâmbio estudem fora que aqui eles ta valorizam , ja to a 3 anos nos EUA e não pretendo voltar , um pais que não valoriza pesquisa cientifica não tem futuro…

    Liked by 1 person

    • Olá, agradecemos a todos pelos comentários e divulgação do Post! Conseguimos marcar uma ENTREVISTA com a Pesquisadora GABRIELA BARRETO(Física) dia 09/11 as 19h, que será transmitida ao Vivo e online pelo nosso canal do Youtube(www.youtube.com/nupesc) venham participar, divulguem e tragam suas questões !!! mais informações em nossa fanpage no facebook(fb.com/nupesc).

      NÃO DEIXEM TAMBÉM DE VER EM NOSSO BLOG, ESTÁ MATÉRIA POLÊMICA SOBRE O QUE UMA CIENTISTA BRASILEIRA ACHA SOBRE A CARREIRA CIENTÍFICA NO BRASIL: https://nupesc.wordpress.com/2014/09/26/voce-quer-mesmo-ser-cientista-polemica/

      Gostar

  18. A internet está possibilitando uma percepção mais clara de como pode um país entrar em convulsão social até em guerra civil, tamanha é a diferença de forma de interpretação sobre qualquer assunto. Somos algo parecido com uma “torre de babel” em aspectos mentais?

    Gostar

    • Olá, agradecemos a todos pelos comentários e divulgação do Post! Conseguimos marcar uma ENTREVISTA com a Pesquisadora GABRIELA BARRETO(Física) dia 09/11 as 19h, que será transmitida ao Vivo e online pelo nosso canal do Youtube(www.youtube.com/nupesc) venham participar, divulguem e tragam suas questões !!! mais informações em nossa fanpage no facebook(fb.com/nupesc).

      NÃO DEIXEM TAMBÉM DE VER EM NOSSO BLOG, ESTÁ MATÉRIA POLÊMICA SOBRE O QUE UMA CIENTISTA BRASILEIRA ACHA SOBRE A CARREIRA CIENTÍFICA NO BRASIL: https://nupesc.wordpress.com/2014/09/26/voce-quer-mesmo-ser-cientista-polemica/

      Gostar

  19. Parem de defender o governo. Deixem de ser imbecis. Uma pena que nem todo brasileiro possa viajar para um país de primeiro mundo para poder finalmente entender a GRANDE MERDA QUE É ESSE PAÍS CHAMADO BRASIL.

    A solução para o Brasil é simples: NÃO HÁ SOLUÇÃO. Parem de sonhar, achando que fulano, ciclano vai resolver alguma coisa. A situação é como um espagueti, tão enrolado que não tem como separar e organizar, só jogando tudo fora e começando do ZERO.

    Gostar

    • Olá, agradecemos a todos pelos comentários e divulgação do Post! Conseguimos marcar uma ENTREVISTA com a Pesquisadora GABRIELA BARRETO(Física) dia 09/11 as 19h, que será transmitida ao Vivo e online pelo nosso canal do Youtube(www.youtube.com/nupesc) venham participar, divulguem e tragam suas questões !!! mais informações em nossa fanpage no facebook(fb.com/nupesc).

      NÃO DEIXEM TAMBÉM DE VER EM NOSSO BLOG, ESTÁ MATÉRIA POLÊMICA SOBRE O QUE UMA CIENTISTA BRASILEIRA ACHA SOBRE A CARREIRA CIENTÍFICA NO BRASIL: https://nupesc.wordpress.com/2014/09/26/voce-quer-mesmo-ser-cientista-polemica/

      Gostar

  20. Sr. Basilio, seu comentário fez meu dia mais feliz, por fim um lucido comentário nessa balburdia acadêmica que beira a má interpretação de texto, como vira um post sobre física quântica em urticaria eleitoral entre pensamentos de classes que acercam este mundo. Sr. Basilio como o Sr. não enxergo prosperidade nesse campo, as feridas do nosso contexto social não vão cicatrizar. Essas sementes um dia vão florescer, regadas a dissimulações. Vão ser seres sem clareza de raciocínio,visão sem a austeridade que uma liderança digna requer.

    Aos Srs(as) a cima.

    Não é porque se diz que uma coisa não é boa que se é contra a ela como um todo. Beira a banilade esse tipo de condicionamento de argumentação, é burro e improdutivo.
    Somos extremamente plurais em todos os âmbitos, na nossa complexa sociedade e nosso complexo planejamento social, tem que ser gerido abrangendo ao máximo e expurgando o minimo, tratando a situação como ela é, sem preconceitos e valores pessoais e sim, de acordo e para o melhor.

    Eduardo “só mais alguém” Costa

    Gostar

    • Olá, agradecemos a todos pelos comentários e divulgação do Post! Conseguimos marcar uma ENTREVISTA com a Pesquisadora GABRIELA BARRETO(Física) dia 09/11 as 19h, que será transmitida ao Vivo e online pelo nosso canal do Youtube(www.youtube.com/nupesc) venham participar, divulguem e tragam suas questões !!! mais informações em nossa fanpage no facebook(fb.com/nupesc).

      NÃO DEIXEM TAMBÉM DE VER EM NOSSO BLOG, ESTÁ MATÉRIA POLÊMICA SOBRE O QUE UMA CIENTISTA BRASILEIRA ACHA SOBRE A CARREIRA CIENTÍFICA NO BRASIL: https://nupesc.wordpress.com/2014/09/26/voce-quer-mesmo-ser-cientista-polemica/

      Gostar

  21. Gostaria que a Gabriela fizesse a experiência colocando o espelho antes do objeto a ser transpassado pelos fotons infravermelho….Nada me surpreenderia se o resultado final dos fotons vermelhos fosse a mesma imagem…..apenas esse detslhe do posicionamento do espelho ja seria o bastante para comorovar essa “telepatia”..Aí sim é que estariamos revolucionando a física. …

    Gostar

    • Olá, agradecemos a todos pelos comentários e divulgação do Post! Conseguimos marcar uma ENTREVISTA com a Pesquisadora GABRIELA BARRETO(Física) dia 09/11 as 19h, que será transmitida ao Vivo e online pelo nosso canal do Youtube(www.youtube.com/nupesc) venham participar, divulguem e tragam suas questões !!! mais informações em nossa fanpage no facebook(fb.com/nupesc).

      NÃO DEIXEM TAMBÉM DE VER EM NOSSO BLOG, ESTÁ MATÉRIA POLÊMICA SOBRE O QUE UMA CIENTISTA BRASILEIRA ACHA SOBRE A CARREIRA CIENTÍFICA NO BRASIL: https://nupesc.wordpress.com/2014/09/26/voce-quer-mesmo-ser-cientista-polemica/

      Gostar

  22. Porque em todos os assuntos relacionam o Brasil com lixo. Quem mora neste país nós e enquanto discutimos mais um dia se passou com corrupções e assistências paliativas geradas por nós mesmos.
    Falar mau do país é fácil mais quem é que se organiza a fazer uma mudança?
    Quem tem uma proposta que seja abrangente a todos num âmbito geral?
    Falar sentado a frente de um computador é fácil eu mesmo só gastei meus dedos, mais tá fácil morar aqui no Brasil temos comida, carro, casa mesmo que seja de aluguel, vamos a qualquer culto religioso e não somos importunados, fazemos protestos ridículos e a minoria sofre.
    Quem está disposto mesmo pare de reclamar e se organize e faça o país melhor ou tente se não voltemos ao assunto principal do post…que é melhor.

    Gostar

    • Olá, agradecemos a todos pelos comentários e divulgação do Post! Conseguimos marcar uma ENTREVISTA com a Pesquisadora GABRIELA BARRETO(Física) dia 09/11 as 19h, que será transmitida ao Vivo e online pelo nosso canal do Youtube(www.youtube.com/nupesc) venham participar, divulguem e tragam suas questões !!! mais informações em nossa fanpage no facebook(fb.com/nupesc).

      NÃO DEIXEM TAMBÉM DE VER EM NOSSO BLOG, ESTÁ MATÉRIA POLÊMICA SOBRE O QUE UMA CIENTISTA BRASILEIRA ACHA SOBRE A CARREIRA CIENTÍFICA NO BRASIL: https://nupesc.wordpress.com/2014/09/26/voce-quer-mesmo-ser-cientista-polemica/

      Gostar

  23. Caramba,
    Não há mais nenhum espaço para discutir qualquer assunto que não apareça o pessoal da defesa do PT contra o FHC. É incrível. Esquecem que um PT só conseguiu fazer algo porque o PSDB (não FHC), fez alguns dos ajustes que eram necessários. Passaram por lavagem cerebral e não conseguem ver que não existe nenhum Santo Salvador do Brasil, mas sim, brasileiros com seus acertos e defeitos.
    Era para se discutir aqui algo no campo da ciência e virou uma discussão banalizada.
    Pergunto, o que será de nós Brasil, a continuar deste jeito???

    Liked by 1 person

  24. Eu vejo muita gente boa sendo descartada feito objeto. Sendo desestimuladas, se enveredando para outros mares…buscando reconhecimento e investimento necessário para pesquisar e trazer benefícios para a humanidade. Acorda Brasil!!!!!

    Gostar

    • Olá, agradecemos a todos pelos comentários e divulgação do Post! Conseguimos marcar uma ENTREVISTA com a Pesquisadora GABRIELA BARRETO(Física) dia 09/11 as 19h, que será transmitida ao Vivo e online pelo nosso canal do Youtube(www.youtube.com/nupesc) venham participar, divulguem e tragam suas questões !!! mais informações em nossa fanpage no facebook(fb.com/nupesc).

      NÃO DEIXEM TAMBÉM DE VER EM NOSSO BLOG, ESTÁ MATÉRIA POLÊMICA SOBRE O QUE UMA CIENTISTA BRASILEIRA ACHA SOBRE A CARREIRA CIENTÍFICA NO BRASIL: https://nupesc.wordpress.com/2014/09/26/voce-quer-mesmo-ser-cientista-polemica/

      Gostar

    • Olá, agradecemos a todos pelos comentários e divulgação do Post! Conseguimos marcar uma ENTREVISTA com a Pesquisadora GABRIELA BARRETO(Física) dia 09/11 as 19h, que será transmitida ao Vivo e online pelo nosso canal do Youtube(www.youtube.com/nupesc) venham participar, divulguem e tragam suas questões !!! mais informações em nossa fanpage no facebook(fb.com/nupesc).

      NÃO DEIXEM TAMBÉM DE VER EM NOSSO BLOG, ESTÁ MATÉRIA POLÊMICA SOBRE O QUE UMA CIENTISTA BRASILEIRA ACHA SOBRE A CARREIRA CIENTÍFICA NO BRASIL: https://nupesc.wordpress.com/2014/09/26/voce-quer-mesmo-ser-cientista-polemica/

      Gostar

  25. Física tem a ver com números. Aos que gostam da ciência e criticam o país dos últimos anos, sugiro debruçarem-se neles e pararem de reproduzir o que supõem aprender em jornais e revistas. Sem paixões. Só números. E de preferencia usem os que não são do governo nem os dos que gostariam de se-lo.

    Gostar

    • Olá, agradecemos a todos pelos comentários e divulgação do Post! Conseguimos marcar uma ENTREVISTA com a Pesquisadora GABRIELA BARRETO(Física) dia 09/11 as 19h, que será transmitida ao Vivo e online pelo nosso canal do Youtube(www.youtube.com/nupesc) venham participar, divulguem e tragam suas questões !!! mais informações em nossa fanpage no facebook(fb.com/nupesc).

      NÃO DEIXEM TAMBÉM DE VER EM NOSSO BLOG, ESTÁ MATÉRIA POLÊMICA SOBRE O QUE UMA CIENTISTA BRASILEIRA ACHA SOBRE A CARREIRA CIENTÍFICA NO BRASIL: https://nupesc.wordpress.com/2014/09/26/voce-quer-mesmo-ser-cientista-polemica/

      Gostar

  26. Ótima reportagem e parabéns à Gabriela. Fiquei somente imaginando uma outra aplicação: utilizar o entrelaçamento quântico nos fótons que estão chegando agora no telescópio Hubble, por exemplo!… A imagem que vemos somente detectando o fóton que chega aos telescópios é uma imagem do passado, pois, devido às dimensões do Universo, eles (os fótons) demoram centenas e milhares de anos para chegarem até a Terra, dependendo de onde está o astro que está sendo observado. Mas e se, baseado no conceito do entrelaçamento, conseguirmos detectar a informação de um fóton que está saindo agora desses lugares bem distantes?!

    Gostar

    • Olá, agradecemos a todos pelos comentários e divulgação do Post! Conseguimos marcar uma ENTREVISTA com a Pesquisadora GABRIELA BARRETO(Física) dia 09/11 as 19h, que será transmitida ao Vivo e online pelo nosso canal do Youtube(www.youtube.com/nupesc) venham participar, divulguem e tragam suas questões !!! mais informações em nossa fanpage no facebook(fb.com/nupesc).

      NÃO DEIXEM TAMBÉM DE VER EM NOSSO BLOG, ESTÁ MATÉRIA POLÊMICA SOBRE O QUE UMA CIENTISTA BRASILEIRA ACHA SOBRE A CARREIRA CIENTÍFICA NO BRASIL: https://nupesc.wordpress.com/2014/09/26/voce-quer-mesmo-ser-cientista-polemica/

      Gostar

  27. Parabéns pela grandiosidade da descoberta.
    Infelizmente nós brasileiros não fomos preparados para lidar com a pesquisa como cultura.
    Pois veja, o nosso maior inventor Santos Dumont é discretamente lembrado e ainda vejo em filmes que passam à tarde na TV com grande audiência infantil, ressaltar os irmãos americanos como os inventores de veículo para voar mais pesado que o ar.
    Na verdade, deveria haver menos roubo e mais subssídio para convidar pesquisadores brasileiros e estrangeiros providos com laboratórios e equipamentos de última geração.
    Os EUA convidam pesquisadores de todo o mundo e o sucesso das pesquisas lá são transformados em negócios (patentes) que trazem retorno ao investido.
    Desculpe o desabafo, mais uma vez Parabéns, nós nos orgulhamos muito de seu trabalho, sua descoberta.

    Gostar

    • Olá, agradecemos a todos pelos comentários e divulgação do Post! Conseguimos marcar uma ENTREVISTA com a Pesquisadora GABRIELA BARRETO(Física) dia 09/11 as 19h, que será transmitida ao Vivo e online pelo nosso canal do Youtube(www.youtube.com/nupesc) venham participar, divulguem e tragam suas questões !!! mais informações em nossa fanpage no facebook(fb.com/nupesc).

      NÃO DEIXEM TAMBÉM DE VER EM NOSSO BLOG, ESTÁ MATÉRIA POLÊMICA SOBRE O QUE UMA CIENTISTA BRASILEIRA ACHA SOBRE A CARREIRA CIENTÍFICA NO BRASIL: https://nupesc.wordpress.com/2014/09/26/voce-quer-mesmo-ser-cientista-polemica/

      Gostar

  28. O que permite a evolução é a boa vontade, o trabalho duro e o desejo de construir. Não entendo nada de física quântica, mas já li sobre a quebra de alguns paradigmas científicos do presente. Acredito que cientistas e místicos tem às vezes destinos semelhantes, mesmo que trilhem caminhos totalmente distintos. Agregar à pesquisa científica o acúmulo e as explicações adotadas durante séculos pelos “crentes” pode permitir novas formas de abordagem. Por outro lado, parece que o obscurantismo, sempre atrelado ao fanatismo religioso, pode se transformar em perigosa via de mão dupla… Não devemos nos esquecer que ainda estamos aprendendo a ver e ouvir o que a natureza já fala e mostra há muito tempo…

    Gostar

    • Olá, agradecemos a todos pelos comentários e divulgação do Post! Conseguimos marcar uma ENTREVISTA com a Pesquisadora Gabriela Barreto(Física) dia 09/11 as 19h, que será transmitida ao Vivo e online pelo nosso canal do Youtube(www.youtube.com/nupesc) venham participar, divulguem e tragam suas questões !!! mais informações em nossa fanpage no facebook(fb.com/nupesc).

      NÃO DEIXEM TAMBÉM DE VER EM NOSSO BLOG, ESTÁ MATÉRIA POLÊMICA SOBRE O QUE UMA CIENTISTA BRASILEIRA ACHA SOBRE A CARREIRA CIENTÍFICA NO BRASIL: https://nupesc.wordpress.com/2014/09/26/voce-quer-mesmo-ser-cientista-polemica/

      Gostar

  29. Excelente información y mis felicitaciones a esa hermosa joven brasileña. Celebro la calidad de los comentarios emitidos por todos al menos aquí he leído muy buena colocación de sus ideas, buen uso del idioma…ah Brasil!! reciban mi respeto y admiración desde Venezuela.

    Liked by 1 person

    • Olá, agradecemos a todos pelos comentários e divulgação do Post! Conseguimos marcar uma ENTREVISTA com a Pesquisadora Gabriela Barreto(Física) dia 09/11 as 19h, que será transmitida ao Vivo e online pelo nosso canal do Youtube(www.youtube.com/nupesc) venham participar, divulguem e tragam suas questões !!! mais informações em nossa fanpage no facebook(fb.com/nupesc).

      NÃO DEIXEM TAMBÉM DE VER EM NOSSO BLOG, ESTÁ MATÉRIA POLÊMICA SOBRE O QUE UMA CIENTISTA BRASILEIRA ACHA SOBRE A CARREIRA CIENTÍFICA NO BRASIL: https://nupesc.wordpress.com/2014/09/26/voce-quer-mesmo-ser-cientista-polemica/

      Gostar

  30. Gabriela minha linda, além de boita, vc é muito inteligente, não deixe que os estímulos negativos de nosso país tire suas forças, um conselho, se eu fosse vc, eu iria brigar por investimentos em outra nação, tenho certeza que o governo Americano, Japonês, Inglês etc etc… teriam um imenso prazer em acolher uma profissional como vc, parabéns pela descoberta… boa sorte…

    Liked by 1 person

    • Olá, agradecemos a todos pelos comentários e divulgação do Post! Conseguimos marcar uma ENTREVISTA com a Pesquisadora Gabriela Barreto(Física) dia 09/11 as 19h, que será transmitida ao Vivo e online pelo nosso canal do Youtube(www.youtube.com/nupesc) venham participar, divulguem e tragam suas questões !!! mais informações em nossa fanpage no facebook(fb.com/nupesc).

      NÃO DEIXEM TAMBÉM DE VER EM NOSSO BLOG, ESTÁ MATÉRIA POLÊMICA SOBRE O QUE UMA CIENTISTA BRASILEIRA ACHA SOBRE A CARREIRA CIENTÍFICA NO BRASIL: https://nupesc.wordpress.com/2014/09/26/voce-quer-mesmo-ser-cientista-polemica/

      Gostar

  31. Muito interessante, a imagem do gato parece haver dois, seria um gato materia e um gato energia. E se fosse feito a mesma foto com um gato morto sera que haveria duas imagens? Poderia aparecer so a imagem do gato materia.

    Gostar

    • Olá, agradecemos a todos pelos comentários e divulgação do Post! Conseguimos marcar uma ENTREVISTA com a Pesquisadora Gabriela Barreto(Física) dia 09/11 as 19h, que será transmitida ao Vivo e online pelo nosso canal do Youtube(www.youtube.com/nupesc) venham participar, divulguem e tragam suas questões !!! mais informações em nossa fanpage no facebook(fb.com/nupesc).

      NÃO DEIXEM TAMBÉM DE VER EM NOSSO BLOG, ESTÁ MATÉRIA POLÊMICA SOBRE O QUE UMA CIENTISTA BRASILEIRA ACHA SOBRE A CARREIRA CIENTÍFICA NO BRASIL: https://nupesc.wordpress.com/2014/09/26/voce-quer-mesmo-ser-cientista-polemica/

      Gostar

  32. É incrível, o Brasil tem excelentes pesquisadores trabalhando lá fora e aqui dentro, como na Unicamp e em outros centros de excelência, no entanto as pessoas, influenciadas pelas grandes mídias, só procuram focar nos depoimentos negativos. Por que não se fala das boas pesquisas que vêm sendo feitas no Brasil e no incentivo que vem sendo dado a essas pesquisas?

    Gostar

    • Olá, agradecemos a todos pelos comentários e divulgação do Post! Conseguimos marcar uma ENTREVISTA com a Pesquisadora Gabriela Barreto(Física) dia 09/11 as 19h, que será transmitida ao Vivo e online pelo nosso canal do Youtube(www.youtube.com/nupesc) venham participar, divulguem e tragam suas questões !!! mais informações em nossa fanpage no facebook(fb.com/nupesc).

      NÃO DEIXEM TAMBÉM DE VER EM NOSSO BLOG, ESTÁ MATÉRIA POLÊMICA SOBRE O QUE UMA CIENTISTA BRASILEIRA ACHA SOBRE A CARREIRA CIENTÍFICA NO BRASIL: https://nupesc.wordpress.com/2014/09/26/voce-quer-mesmo-ser-cientista-polemica/

      Gostar

  33. A cientista Gabriela Barreto Lemos comete uma façanha científica histórica, cujo alcance certamente nenhum dos debatedores tem a perspicácia de compreender o alcance, e ficam a engalfinhar-se em questiúnculas dessa emanação irracional denominada política partidária. Quanta merdiocridde. É INACREDITÁVEL!

    Gostar

    • Olá, agradecemos a todos pelos comentários e divulgação do Post! Conseguimos marcar uma ENTREVISTA com a Pesquisadora Gabriela Barreto(Física) dia 09/11 as 19h, que será transmitida ao Vivo e online pelo nosso canal do Youtube(www.youtube.com/nupesc) venham participar, divulguem e tragam suas questões !!! mais informações em nossa fanpage no facebook(fb.com/nupesc).

      NÃO DEIXEM TAMBÉM DE VER EM NOSSO BLOG, ESTÁ MATÉRIA POLÊMICA SOBRE O QUE UMA CIENTISTA BRASILEIRA ACHA SOBRE A CARREIRA CIENTÍFICA NO BRASIL: https://nupesc.wordpress.com/2014/09/26/voce-quer-mesmo-ser-cientista-polemica/

      Gostar

  34. Impressionante como os idiotas do PT deixam que sua ideologia arcaica cegue completamente seu discernimento entre o certo e o errado. A pesquisadora simplesmente disse uma verdade. Há pesquisadores excelentes no Brasil, mas infelizmente os investimentos na área são ridículos se comparados a países desenvolvidos. Somos sim um país de subdesenvolvidos. Não porque ofertamos bolsa família para milhares e pessoas que precisam de ajuda. Mas porque os mantemos nessas condições com o mesmo instrumento que os alimenta…Vocês estão há mais de uma década no poder e já provaram ser tão corruptos quantos os PSDBistas dos quais falam tanto mal. Façam suas malas e voem para Cuba!!!!

    Liked by 1 person

      • Olá, agradecemos a todos pelos comentários e divulgação do Post! Conseguimos marcar uma ENTREVISTA com a Pesquisadora Gabriela Barreto(Física) dia 09/11 as 19h, que será transmitida ao Vivo e online pelo nosso canal do Youtube(www.youtube.com/nupesc) venham participar, divulguem e tragam suas questões !!! mais informações em nossa fanpage no facebook(fb.com/nupesc).

        NÃO DEIXEM TAMBÉM DE VER EM NOSSO BLOG, ESTÁ MATÉRIA POLÊMICA SOBRE O QUE UMA CIENTISTA BRASILEIRA ACHA SOBRE A CARREIRA CIENTÍFICA NO BRASIL: https://nupesc.wordpress.com/2014/09/26/voce-quer-mesmo-ser-cientista-polemica/

        Gostar

    • Olá, agradecemos a todos pelos comentários e divulgação do Post! Conseguimos marcar uma ENTREVISTA com a Pesquisadora Gabriela Barreto(Física) dia 09/11 as 19h, que será transmitida ao Vivo e online pelo nosso canal do Youtube(www.youtube.com/nupesc) venham participar, divulguem e tragam suas questões !!! mais informações em nossa fanpage no facebook(fb.com/nupesc).

      NÃO DEIXEM TAMBÉM DE VER EM NOSSO BLOG, ESTÁ MATÉRIA POLÊMICA SOBRE O QUE UMA CIENTISTA BRASILEIRA ACHA SOBRE A CARREIRA CIENTÍFICA NO BRASIL: https://nupesc.wordpress.com/2014/09/26/voce-quer-mesmo-ser-cientista-polemica/

      Gostar

    • Olá, agradecemos a todos pelos comentários e divulgação do Post! Conseguimos marcar uma ENTREVISTA com a Pesquisadora Gabriela Barreto(Física) dia 09/11 as 19h, que será transmitida ao Vivo e online pelo nosso canal do Youtube(www.youtube.com/nupesc) venham participar, divulguem e tragam suas questões !!! mais informações em nossa fanpage no facebook(fb.com/nupesc).

      NÃO DEIXEM TAMBÉM DE VER EM NOSSO BLOG, ESTÁ MATÉRIA POLÊMICA SOBRE O QUE UMA CIENTISTA BRASILEIRA ACHA SOBRE A CARREIRA CIENTÍFICA NO BRASIL: https://nupesc.wordpress.com/2014/09/26/voce-quer-mesmo-ser-cientista-polemica/

      Gostar

  35. Falam, falam, e falam do CSF, como se fossem entendidos do assunto, vivo na España e aqui na Europa tem um programa muito parecido chamado Erasmus, e é festa de boas vindas pra tudo quanto é lado, vivo com uma alemã que não fala nada de espanhol (as aulas são em espanhol), não vai a aula, mas toda noite sai pras festas dos estudantes Erasmus, tem muitos brasileiros do CSF nessas festas, isso não quer dizer que não estudem, deveriam parar com essa hipocrisia, duvido que algum dos que reclamam viriam para Europa ou iriam para os EUA e não aproveitariam para se divertir… e também não sou hipócrita de crer que todos que estão aqui pelo CFS são responsáveis com o dinheiro publico que recebem.

    Gostar

    • Olá, agradecemos a todos pelos comentários e divulgação do Post! Conseguimos marcar uma ENTREVISTA com a Pesquisadora Gabriela Barreto(Física) dia 09/11 as 19h, que será transmitida ao Vivo e online pelo nosso canal do Youtube(www.youtube.com/nupesc) venham participar, divulguem e tragam suas questões !!! mais informações em nossa fanpage no facebook(fb.com/nupesc).

      NÃO DEIXEM TAMBÉM DE VER EM NOSSO BLOG, ESTÁ MATÉRIA POLÊMICA SOBRE O QUE UMA CIENTISTA BRASILEIRA ACHA SOBRE A CARREIRA CIENTÍFICA NO BRASIL: https://nupesc.wordpress.com/2014/09/26/voce-quer-mesmo-ser-cientista-polemica/

      Gostar

  36. Lembro de ter lido em algum lugar que a cada Raio X para fins odontológicos aumenta-se um pouco a chance de causar câncer no cérebro (muito pouco, não se assustem!); então imaginei que o método em questão poderia evitar a necessidade de se expor o corpo à radiação ionizante. Mas há uma dúvida:
    Quanto menor o comprimento de onda (mais energia) melhor é o detalhamento da imagem, porém maior o risco de malefício. Então com um par emaranhado de menor comprimento diminuiríamos os riscos, mas parece que não se poderia obter tantos detalhes quanto irradiar diretamente o tecido com a radiação de maior energia.

    Gostar

    • Olá, agradecemos a todos pelos comentários e divulgação do Post! Conseguimos marcar uma ENTREVISTA com a Pesquisadora Gabriela Barreto(Física) dia 09/11 as 19h, que será transmitida ao Vivo e online pelo nosso canal do Youtube(www.youtube.com/nupesc) venham participar, divulguem e tragam suas questões !!! mais informações em nossa fanpage no facebook(fb.com/nupesc).

      NÃO DEIXEM TAMBÉM DE VER EM NOSSO BLOG, ESTÁ MATÉRIA POLÊMICA SOBRE O QUE UMA CIENTISTA BRASILEIRA ACHA SOBRE A CARREIRA CIENTÍFICA NO BRASIL: https://nupesc.wordpress.com/2014/09/26/voce-quer-mesmo-ser-cientista-polemica/

      Gostar

  37. Quanta gente “culta”! É esse o tipo de gente que se da o trabalho de ler artigos científicos?
    Vamos parar com esse negócio de tratar tudo como se fosse futebol…..

    Gostar

    • Olá, agradecemos a todos pelos comentários e divulgação do Post! Conseguimos marcar uma ENTREVISTA com a Pesquisadora Gabriela Barreto(Física) dia 09/11 as 19h, que será transmitida ao Vivo e online pelo nosso canal do Youtube(www.youtube.com/nupesc) venham participar, divulguem e tragam suas questões !!! mais informações em nossa fanpage no facebook(fb.com/nupesc).

      NÃO DEIXEM TAMBÉM DE VER EM NOSSO BLOG, ESTÁ MATÉRIA POLÊMICA SOBRE O QUE UMA CIENTISTA BRASILEIRA ACHA SOBRE A CARREIRA CIENTÍFICA NO BRASIL: https://nupesc.wordpress.com/2014/09/26/voce-quer-mesmo-ser-cientista-polemica/

      Gostar

  38. Pensei que fosse ler comentários a respeito da notícia…
    Mas os comentários são uma crítica a uma parte de outro comentário, enveredando para “automassagens em umbigos vaidosos” que julgam saber muito sobre um outro assunto…
    Vai entender?

    Gostar

    • Olá, agradecemos a todos pelos comentários e divulgação do Post! Conseguimos marcar uma ENTREVISTA com a Pesquisadora Gabriela Barreto(Física) dia 09/11 as 19h, que será transmitida ao Vivo e online pelo nosso canal do Youtube(www.youtube.com/nupesc) venham participar, divulguem e tragam suas questões !!! mais informações em nossa fanpage no facebook(fb.com/nupesc).

      NÃO DEIXEM TAMBÉM DE VER EM NOSSO BLOG, ESTÁ MATÉRIA POLÊMICA SOBRE O QUE UMA CIENTISTA BRASILEIRA ACHA SOBRE A CARREIRA CIENTÍFICA NO BRASIL: https://nupesc.wordpress.com/2014/09/26/voce-quer-mesmo-ser-cientista-polemica/

      Gostar

  39. Vocês acham que os alunos do MIT, Harvard ou Stanford não descobriram isso ainda? Vocês acham que a NVIDIA/Intel não tem pesquisadores (conhecidos também como R&D Engineers) que tem foco total em processamento de imagens? Procurem “Image Processing Programmers” ou “Image Processing Algorithms” que vocês vão ter uma base e ver que eles nem “Fotografia Quântica” estudam porque preferem focar em “Computação Quântica” que é tem uma probabilidade de aumentar a velocidade de pesquisa e soluções para a pesquisa citada. O que eu fico com raiva é que as pessoas ficam tentando defender o Brasil falando que não tem diferença entre os americanos e os brasileiros sendo que sabe que esses países mais desenvolvidos fazem esse tipo de pesquisa e relatam que no final não vai dar em nada porque não tem um impacto totalmente “considerável” na sociedade ou que vale a pena focar em outras coisas. Realmente não tem diferença entre nós humanos, mas se o pessoal soubesse dar informação de maneira precisa e com algo que realmente fosse útil teriamos 50% das notícias do dia-a-dia reduzida. Parabéns para essa garota “cientista” e saiba que estou sendo humilde em relatar isso aqui, mas se um dia você trabalhar pra NASA e for selecionada pro próximo Mars One ou ficar do lado do John Carmack no Oculus (que tem muito a ver com fotografia e computação gráfica), etc. dê a liberdade de falarem que você conseguiu algo correto e saiba que nem eu, nem você somos os mais espertos do mundo, e sim aqueles que não vivem num país de merda.

    Gostar

    • Olá, agradecemos a todos pelos comentários e divulgação do Post! Conseguimos marcar uma ENTREVISTA com a Pesquisadora Gabriela Barreto(Física) dia 09/11 as 19h, que será transmitida ao Vivo e online pelo nosso canal do Youtube(www.youtube.com/nupesc) venham participar, divulguem e tragam suas questões !!! mais informações em nossa fanpage no facebook(fb.com/nupesc).

      NÃO DEIXEM TAMBÉM DE VER EM NOSSO BLOG, ESTÁ MATÉRIA POLÊMICA SOBRE O QUE UMA CIENTISTA BRASILEIRA ACHA SOBRE A CARREIRA CIENTÍFICA NO BRASIL: https://nupesc.wordpress.com/2014/09/26/voce-quer-mesmo-ser-cientista-polemica/

      Gostar

  40. Como físico fiquei em dúvida nessa parte:

    Fui atrás do esquema óptico e no primeiro exame não percebi caminhos tão distintos assim.
    Para toda e qualquer publicação, antes de achar isso ou aquilo, o certo é esperar e ver como será as citações desse trabalho em novas pesquisas.
    A minha hipótese é que está acontecendo uma pertubação quântica no reencontro dos feixes de laser.
    Vou acompanhar o trabalho da pesquisadora para entender melhor sua pesquisa!

    Fonte:

    Gostar

  41. Como físico fiquei em dúvida nessa parte do texto de divulgação aqui apresentado:
    “Já o fóton vermelho segue um caminho diferente”

    Fui atrás do esquema óptico e no primeiro exame percebo caminhos distintos, mas aparentemente os feixes se encontram novamente após a passagem pela lâmina com o desenho do gato.

    Apesar dos filtros, a minha hipótese é que está acontecendo uma pertubação quântica no reencontro dos feixes de laser.
    Para toda e qualquer publicação, antes de achar isso ou aquilo, o certo é esperar e ver como será as citações desse trabalho em novas pesquisas.

    Fonte:

    Gostar

  42. Como físico fiquei em dúvida nessa parte do texto de divulgação aqui apresentado:
    “Já o fóton vermelho segue um caminho diferente”

    Fui atrás do esquema óptico e no primeiro exame percebo caminhos distintos, mas aparentemente os feixes se encontram novamente após a passagem pela lâmina com o desenho do gato.

    Apesar dos filtros, a minha hipótese é que está acontecendo uma pertubação quântica no reencontro dos feixes de laser.
    Para toda e qualquer publicação, antes de achar isso ou aquilo, o certo é esperar e ver como será as citações desse trabalho em novas pesquisas.

    Figura:

    Gostar

    • Olá, agradecemos a todos pelos comentários e divulgação do Post! Conseguimos marcar uma ENTREVISTA com a Pesquisadora Gabriela Barreto(Física) dia 09/11 as 19h, que será transmitida ao Vivo e online pelo nosso canal do Youtube(www.youtube.com/nupesc) venham participar, divulguem e tragam suas questões !!! mais informações em nossa fanpage no facebook(fb.com/nupesc).

      NÃO DEIXEM TAMBÉM DE VER EM NOSSO BLOG, ESTÁ MATÉRIA POLÊMICA SOBRE O QUE UMA CIENTISTA BRASILEIRA ACHA SOBRE A CARREIRA CIENTÍFICA NO BRASIL: https://nupesc.wordpress.com/2014/09/26/voce-quer-mesmo-ser-cientista-polemica/

      Gostar

  43. Todos nós sabemos que as mudanças efetivas começam pela educação séria e comprometida e que isso não faz parte da política do governo atual. Portanto, quando vemos profissionais competentes que se destacam em prol de objetivos humanitários como esta cientista, pensamos nos professores que fizeram parte de sua formação escolar desde a infância como também na responsabilidade do exemplo de sua família ( que também não tem respaldo na conduta de nossos dirigentes que tudo podem e nada fazem). Parabéns a todos os envolvidos no seu sucesso, Gabriela. Continue assim!

    Gostar

    • Olá, agradecemos a todos pelos comentários e divulgação do Post! Conseguimos marcar uma ENTREVISTA com a Pesquisadora Gabriela Barreto(Física) dia 09/11 as 19h, que será transmitida ao Vivo e online pelo nosso canal do Youtube(www.youtube.com/nupesc) venham participar, divulguem e tragam suas questões !!! mais informações em nossa fanpage no facebook(fb.com/nupesc).

      NÃO DEIXEM TAMBÉM DE VER EM NOSSO BLOG, ESTÁ MATÉRIA POLÊMICA SOBRE O QUE UMA CIENTISTA BRASILEIRA ACHA SOBRE A CARREIRA CIENTÍFICA NO BRASIL: https://nupesc.wordpress.com/2014/09/26/voce-quer-mesmo-ser-cientista-polemica/

      Gostar

  44. OH! cambada de Inteligentes burros esses, deixaram de prestigiar a pesquisadora para se apegarem as mesmas discussões que se arrastam nos últimos anos. Parem de discutir, apresentem soluções, mas desvinculadas de qualquer vinculo politico ou idealista, olha só um homem que deve ser “inteligente” chamando o povo que não teve a mesma sorte que ele de estudar e almejar o lado cientifico de “Vagabundos”, ah! faça me o favor, o que adianta ser PhD e não saber respeitar os menos favorecidos da sorte, mil vezes um ignorante que ganhe bolsa família e com valores que um Pós Doctor, que não consegue enxergar um palmo a frente do próprio nariz, porque só pensa em si mesmo e em seus interesses. Pessoal não sou PhD, nem Doutor, nem Mestre apenas um Graduando em física de um Instituto Federal, que por sinal só é possível graças a um desses projetos do governo “esmolista”, ah não sou filiado a nenhum partido politico antes que me levem a masmorra, e sinceramente fico surpreso de ver essas pessoas “inteligentes” perdendo tempo retalhando-se em cima de uma descoberta, deve ser mesmo sinal de que a ignorância se manifesta não apenas pela falta de conhecimento, como também de bom senso, respeito, solidariedade, fraternidade, humildade e mesmo responsabilidade diante das próprias palavras e ações diante de uma sociedade tão desigualmente tratada tanto por aqueles que apenas dão esmolas como por aqueles que nada tem para dar com medo de diminuírem o que pensam “ter”. Não quero aqui também defender o que está errado, só ressaltar que a esses que não tem uma proposta melhor que a elaborem e apresentem que o próprio povo vagabundo irá aprovar, do contrário façam visitas a essas pessoas pessoas tirem o “esmoquem” coloquem calças jeans e entrem em algum lugar onde morem esses miseráveis, ouçam o ronco de suas barrigas, sua linguagem desprovida de intelecto, sua roupagem esfarrapada e digam o que realmente esta errado senão a própria sociedade egoísta e indiferente, que apoia políticos por essa ou aquela vantagem.

    Desculpem senhores se me alonguei, mas ficar calado diante disso tudo é muita burrice.
    Só pra finalizar, não ganho bolsa família.

    Gostar

    • Olá, agradecemos a todos pelos comentários e divulgação do Post! Conseguimos marcar uma ENTREVISTA com a Pesquisadora GABRIELA BARRETO(Física) dia 09/11 as 19h, que será transmitida ao Vivo e online pelo nosso canal do Youtube(www.youtube.com/nupesc) venham participar, divulguem e tragam suas questões !!! mais informações em nossa fanpage no facebook(fb.com/nupesc).

      NÃO DEIXEM TAMBÉM DE VER EM NOSSO BLOG, ESTÁ MATÉRIA POLÊMICA SOBRE O QUE UMA CIENTISTA BRASILEIRA ACHA SOBRE A CARREIRA CIENTÍFICA NO BRASIL: https://nupesc.wordpress.com/2014/09/26/voce-quer-mesmo-ser-cientista-polemica/

      Gostar

  45. infelizmente vivemos no país da impunidade onde rios de dinheiro são desviados para contas de politicos,filhos de politicos,etc..,Doleiros ,traficantes , criminosos do colarinho branco ,todos pegos cometendo comprovadamente seus delitos e todos estão soltos ,impunes ,e o pior,comandando partidos políticos ,apoiando ou concorrendo a novos cargos publicos para novas falcatruas.
    imaginem se parte desse dinheiro fosse desviado para a educação,para a cultura . Acho que esse país só terá jeito quando educarmos nosso povo e quando acabar a impunidade.
    parabéns para esses jóvens e talentosos pesquisadores

    Liked by 1 person

    • Olá, agradecemos a todos pelos comentários e divulgação do Post! Conseguimos marcar uma ENTREVISTA com a Pesquisadora GABRIELA BARRETO(Física) dia 09/11 as 19h, que será transmitida ao Vivo e online pelo nosso canal do Youtube(www.youtube.com/nupesc) venham participar, divulguem e tragam suas questões !!! mais informações em nossa fanpage no facebook(fb.com/nupesc).

      NÃO DEIXEM TAMBÉM DE VER EM NOSSO BLOG, ESTÁ MATÉRIA POLÊMICA SOBRE O QUE UMA CIENTISTA BRASILEIRA ACHA SOBRE A CARREIRA CIENTÍFICA NO BRASIL: https://nupesc.wordpress.com/2014/09/26/voce-quer-mesmo-ser-cientista-polemica/

      Gostar

  46. Genial! O Brasil produz cérebros para exportação por falta de patrocínio. Por que não investir nessa produção científica localmente, proporcionando meios às universidades?

    Ah, o porto de Mariel é mais importante! O financiamento pelo BNDES do metrô venezuelano é mais importante!

    Por sinal, BNDES é sigla de que mesmo? Pois deveria ser Banco NACIONAL de Desenvolvimento…

    Gostar

    • Olá, agradecemos a todos pelos comentários e divulgação do Post! Conseguimos marcar uma ENTREVISTA com a Pesquisadora GABRIELA BARRETO(Física) dia 09/11 as 19h, que será transmitida ao Vivo e online pelo nosso canal do Youtube(www.youtube.com/nupesc) venham participar, divulguem e tragam suas questões !!! mais informações em nossa fanpage no facebook(fb.com/nupesc).

      NÃO DEIXEM TAMBÉM DE VER EM NOSSO BLOG, ESTÁ MATÉRIA POLÊMICA SOBRE O QUE UMA CIENTISTA BRASILEIRA ACHA SOBRE A CARREIRA CIENTÍFICA NO BRASIL: https://nupesc.wordpress.com/2014/09/26/voce-quer-mesmo-ser-cientista-polemica/

      Gostar

  47. Quando sera que a ciencia, a saude, a educacao,e a seguranca publica virao antes da ganancia e do poder desenfreado dos nossos governantes? Talvez quando o nosso patriotismo sair dos campos de futebol e entrar nas escolas apoiando os professores e pesquisadores..Mas para isso os torcedores terao que entrar no campo da politica.

    Gostar

    • Olá, agradecemos a todos pelos comentários e divulgação do Post! Conseguimos marcar uma ENTREVISTA com a Pesquisadora GABRIELA BARRETO(Física) dia 09/11 as 19h, que será transmitida ao Vivo e online pelo nosso canal do Youtube(www.youtube.com/nupesc) venham participar, divulguem e tragam suas questões !!! mais informações em nossa fanpage no facebook(fb.com/nupesc).

      NÃO DEIXEM TAMBÉM DE VER EM NOSSO BLOG, ESTÁ MATÉRIA POLÊMICA SOBRE O QUE UMA CIENTISTA BRASILEIRA ACHA SOBRE A CARREIRA CIENTÍFICA NO BRASIL: https://nupesc.wordpress.com/2014/09/26/voce-quer-mesmo-ser-cientista-polemica/

      Gostar

  48. Interessante matéria, e vejo que o caro senhor Rafael apresentou um esquema interessante e dentro do contexto do tema principal, porém, o bolsa família vem abafando até mesmo a pesquisa da cientista. Imagino se o tema fosse futebol!!! Mas enfim, o benefício da conhecimento de um cientista terrestre é com o tempo, sendo absorvido por todos na terra, ou será que e=mc² só serve para a Alemanha ou EUA? Se o Brasil não dá suporte para pesquisas, é certo e é fato que procurar local que tenha esse suporte é salutar, ou o melhor jogador do mundo vai permanecer num campeonato nacional? Evoluímos seres dessa terra pois o benefício é global, assim como a internet, as vacinas ou o que mais aprouver…

    Gostar

  49. Esse feito experimental excepcional dá continuidade à evolução do conceito de Universo que começou a ser delineado já em 1800, com a experiência chamada “das duas fendas” proposta por Thomas Young, e que parece apontar para a ideia de uma Mente universal, não sujeita aos limites da Matéria (nem, também, aos da Energia). Sugiro a leitura de “Física e Psicologia”, de João Bernardes da Rocha Filho, editora da PUCRS, 3a. edição, Porto Alegre, 2004. Quanto ao bolsa-família, quem precisa dele sabe sua utilidade, tanto quanto o cientista sabe a utilidade de mais investimento em educação e pesquisa.

    Gostar

  50. Gostaria de saber como, na discussáo de um assunto eminentemente tecnico e surpreendente, referente a fisica avancada, insere-se com facilidade um tema de sociologia e politica, altamente polemico. Nao haveria outro local na web para tal ?

    Gostar

  51. Pingback: Fotografia quântica | Secção de Fotografia AAC

  52. Acho engraçado reclamarem tanto do bolsa família e esquecerem que tem várias mulheres ‘solteiras’ recebendo pensões altíssimas de funcionário público falecido. udo dinheiro do nosso bolso. Aff

    Gostar

  53. Atentos(as): Profundo estudo para a tese por nós criada, denominada KRYPTOLOGIA FRACTAL HUMANA, o acesso as informações escondidas nos BURACOS NEGROS DA PSIQUE NÃO-LOCAL, por seres humanos, aqueles que acessam os conteúdos KRYPTO-INSCRITOS na Natureza, os KRYPTÓGRAFOS HUMANOS. O estudo abaixo, demonstra cientificamente, através da tecnologia QUÂNTICA, por similaridade, como acontecem os acessos Kryptológicos Humanos…
    A HOLIATRIA DA TERRA – O MUTIRÃO DE TODAS AS MESTRIAS
    “Não sereis mais irmãos contra irmãos e a Natureza vos será parceira”

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s