Mineiro traz medalha de prata para o país em prova de astronomia

Eugênio Morais/Hoje em Dia
Mineiro traz medalha de prata para o país em prova de astronomia
Pedro comemora desempenho na disputa, na primeira vez em que participou da etapa internacional
Régua, massa de modelar e barbante. Foi exatamente com esses materiais, muito empenho e alguma queima de fosfato que estudantes brasileiros faturaram a medalha de prata na prova de equipe da 8ª Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica. Premiação inédita para o país.
Aos 18 anos, Pedro Guimarães Martins voltou da Romênia para casa, em Belo Horizonte, com o distintivo e uma menção honrosa pelo desempenho individual na competição. Foi a primeira vez que participou da disputa no exterior.
Para quem acha que prata é pouco, segue o aviso: antes de pisar em terras estrangeiras, os estudantes precisam ter excelentes notas na olimpíada nacional e ainda desbancar mil candidatos tão feras quanto eles em seletivas on-line. Os cem mais bem classificados fazem outra prova, e, desses, cinco seguem para a fase latino-americana. Outros cinco, para a internacional.
SÓ A NATA
Filho de um bancário e uma professora, Pedro integra o seletíssimo time que voou para a Europa Oriental. Lá, ele, o piauiense Felipe Vieira Coimbra e os paulistas Allan dos Santos Costa, Daniel Mitsutani e Daniel Charles Heringer Gomes tiveram 90 minutos para calcular, somente com os materiais do início desta reportagem, a trajetória de dois mísseis que deveriam destruir um asteroide imaginário em rota de colisão com a Terra.
O desafio de dinâmica orbital foi encarado por mais 203 estudantes de 38 países, além do Brasil. Canadá ficou com o ouro e a Lituânia, com o bronze.
“Foi uma prova diferente, mas que abordava assuntos clássicos. O tempo curto exigiu trabalho de equipe mesmo, com uns cuidando da parte teórica e os demais, do desenho geométrico”, diz Pedro. O time brasileiro tinha como líderes os astrônomos Gustavo Rojas, da Universidade Federal de São Carlos, e Eugênio Reis, do Museu de Astronomia e Ciências Afins.
Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s