Aluno brasileiro obtém pontuação máxima em Olimpíada de Matemática

O estudante paulista Murilo Corato Zanarella conquistou a medalha de ouro, com a pontuação máxima da prova (42 pontos), na 29ª Olimpíada Ibero-Americana de Matemática (OIM), encerrada na última sexta-feira (26/09).

10628157_719933678082580_7677761699956654469_nAlessandro de Oliveira Pacanowski, do Rio de Janeiro, também conquistou o ouro, com 38 pontos. Daniel Lima Braga e Ana Karoline Borges Carneiro, os dois de Fortaleza (CE), ficaram com medalhas de prata, com 31 e 29 pontos, respectivamente.

Na classificação geral por países, o primeiro lugar ficou com o México (com 149 pontos), o segundo com o Brasil (140 pontos), seguido pela Espanha (124 pontos), Peru (122 pontos) e Portugal (107).

Participaram do evento, realizado na cidade de San Pedro Sula, em Honduras, 82 jovens de 22 países ibero-americanos.

A equipe brasileira foi liderada pelos professores Carlos Gustavo Tamm de Araujo Moreira, do Rio, e Marcelo Tadeu de Sá Oliveira Sales, de São Paulo.

A competição consiste em resolver problemas que abrangem as disciplinas de álgebra, teoria dos números, geometria e combinatória. Os alunos resolveram, nos dias 23 e 24 de setembro, três problemas por dia, cada um deles valendo sete pontos.

A próxima edição da OIM ocorrerá em Porto Rico. Como pré-requisito, os candidatos precisam ter, no máximo, 18 anos e não podem ter participado da olimpíada em duas edições anteriores. Eles também precisam participar antes da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM).

Referência:

Agencia FAPESP:   http://agencia.fapesp.br/aluno_brasileiro_obtem_pontuacao_maxima_em_olimpiada_de_matematica/19898/

Mais informações em http://www.obm.org.br/opencms/

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s