Cientistas nascem a todo minuto

CERNHá muitas histórias contadas por cientistas bem sucedidos que são comoventes, pois grandes dificuldades tiveram que ser superadas, ou por conta de um regime abusivo, ou um sistema educacional tentando sobreviver em um país empobrecido, ou por conta dos sistemas de escolas “separadas, mas iguais”, como nos Estados Unidos. Eu creio que em qualquer lugar do mundo há potenciais cientistas nascidos a todo minuto. Nós os perdemos por conta da falta de oportunidade, ou pelo desencorajamento deliberado, especialmente no caso de mulheres em muitos países. O Centro Internacional para a Física Teórica(ICTP) é uma instituição que tenta superar as enormes disparidades no acesso à ciência pura. Eu nunca me esquecerei da afirmação de um ex-diretor do ICTP, Miguel Virasoro: “a oportunidade de participar da ciência pura é um direito humano básico!”.

São com estes alertas que lembro de minha experiência em tornar-me um cientista.

Créditos: James W. Cronin (Universidade de Chicago – Instituto Enrico Fermi)

One thought on “Cientistas nascem a todo minuto

Deixe uma Resposta

