A “ciência” por trás do filme Interestelar

Interestelar, o novo longa de ficção científica de Christopher Nolan, já é um sucesso. Coletando incontáveis milhares de dólares nas bilheterias de todo o planeta, o filme que retrata buracos negros, wormholes e viagem no tempo é uma experiência e tanto. Principalmente àqueles que sempre se interessaram por galáxias distantes e pelas teorias dos físicos Stephen Hawking e Kip Thorne.

O físico Kip Thorne comenta sobre Interestelar (Foto: Reprodução)

Thorne, aliás, foi uma das principais inspirações de Christopher Nolan e seu irmão, Jonathan, na realização do filme. Conhecido por sua expertise no campo da relatividade geral, o físico também se tornou responsável pela área de “fidelidade científica” do longa. Sobre isso, Thorne reuniu todas as experiências de trabalho em Hollywood para escrever o livro “The Science of Interstellar”, lançado no dia 7 de novembro.

Em entrevista à ScienceAaas, o cientista contou um pouco sobre a sua impressão final do filme protagonizado por Matthew McCounaghey lançado no dia 6 de novembro. “Em sua essência, a história mudou completamente. A não ser pela ideia de que temos exploradores deixando a Terra e usando wormholes para visitar outras galáxias, é basicamente tudo trabalho do Nolan. Mas a visão continuou, a visão de um filme baseado em ciência real, seja ela verdade ou especulação. Isso foi preservado, agradando muito a mim e a minha mulher”.

Cena do filme "Interestelar"

O físico também contou como queria a ciência envolvida no projeto: “Nada poderia violar as leis da física. Em segundo, pedi que as especulações retratadas no filme não poderiam partir dos roteiristas, mas, sim, dos cientistas. No final, eu fiquei bem feliz com o resultado”. Mas para Thorne nem tudo saiu como ele queria: “O assunto que mais me senti desconfortável foi quando eles inventaram um planeta com nuvens de gelo. Essas estruturas não aguentariam um material desse tipo. Mesmo assim, se eles quebraram uma lei básica da física, com certeza fizeram muito bem. Isso não quer dizer que não me senti mal; todas as vezes que assisti ao filme me encolhi durante essa cena”.

Quando perguntado sobre a “praga” que assola a Terra no filme, ele diz: “A gente reuniu os melhores cientistas e estudiosos sobre pragas para um jantar. Aí Jonathan, minha mulher Lynda e eu conversamos com eles sobre fatores biológicos capazes de acabar com o nosso planeta”.

Cena do filme "Interestelar"

Para o físico, algo trazido pelo diretor Christopher Nolan foi uma surpresa muito agradável: “Quando ele me disse que estava pensando em usar o tesseract (análogo a um cubo 4D), senti um grande impacto. O que ele criou nesse filme é mais complexo do que tudo já visto no cinema. É fascinante e lindo”.
Cena do filme "Interestelar"
Kip Thorne acredita que a reprodução do buraco negro realizada em ‘Interestelar’ é “maravilhosa”. No geral, o cientista acha que foi um ótimo trabalho em parceria: “Para mim, é uma descoberta impressionante saber que tudo isso produzido foi resultado de uma colaboração entre cientistas e artistas”.

One thought on “A “ciência” por trás do filme Interestelar

Deixe uma Resposta

