DUAS CIENTISTAS BRASILEIRAS RECEBEM PRÊMIO INTERNACIONAL “L’ORÉAL-UNESCO PARA MULHERES NA CIÊNCIA”

A Fundação L’Oréal e a UNESCO anunciam hoje as cinco Laureadas e as 15 jovens e promissoras pesquisadoras vencedoras da 17ª edição do prêmio internacional “Para Mulheres na Ciência” (em inglês, “For Women in Science”), primeiro prêmio que apoia e reconhece pesquisadoras talentosas em todo o mundo e incentiva mais jovens a entrarem na profissão e  construírem carreiras de sucesso na área científica.

A astrofísica brasileira Thaisa Bergmann, de 59 anos, é uma das cinco Laureadas internacionais de 2015 e foi escolhida por sua importante contribuição ao estudo dos buracos negros.

Duas cientistas brasileiras recebem prêmio internacional “L’ORÉAL-UNESCO PARA MULHERES NA CIÊNCIA”

Representando a América Latina, Thaisa Bergmann, professora da Universidade do Rio Grande do Sul, é homenageada por seu extraordinário trabalho que levou ao entendimento de como buracos negros massivos se formam nos centros das galáxias, como evoluem e as moldam. As descobertas da professora são complementos essenciais ao nosso conhecimento sobre este fenômeno enigmático que contém o segredo de um dos mistérios mais profundos do Universo: “Como os buracos negros mudam o curso da história das Galáxias?”.

“Fico muito feliz e realizada por ter meu trabalho reconhecido, tanto como cientista como mulher. Faz sentir que minha dedicação valeu a pena. Este reconhecimento é muito importante para mim perante minha família e, principalmente, meus filhos, que nem sempre entendiam porque eu não podia estar presente em alguns momentos importantes para eles”, comenta Thaisa Bergmann.

Além de seu Prêmio anual, a parceria L’Oréal-UNESCO criou nesta edição o programa “Talentos Internacionais em Ascensão” (em inglês, “International Rising Talents”) com o objetivo de acelerar o avanço de 15 jovens mulheres na ciência em todo o planeta. Esses talentos foram escolhidos entre mais de 230 bolsas de estudo concedidas a cada ano nas edições regionais do programa, em todo o mundo, incluindo o Brasil.

Para este novo prêmio, a jovem cientista Carolina Andrade, da Universidade de Goiás, foi reconhecida por sua pesquisa para o tratamento da Leishmaniose, que afeta cerca de 12 milhões de pessoas em todo o mundo. Em 2014, a jovem farmacêutica foi uma das sete vencedoras do único programa brasileiro dedicado a mulheres cientistas, que é realizado pela L’Oréal em parceria com a UNESCO e a Academia Brasileira de Ciências. Ambas serão homenageadas no dia 18 de março, em cerimônia que acontecerá na Sobornne, em Paris.

Temos:

• 2250 Mulheres reconhecidas em mais de 110 países

• 87 Laureadas do Prêmio homenageadas por sua excelência na ciência, incluindo duas que depois ganharam o Prêmio Nobel, sendo 5 brasileiras (ver abaixo)

• 2170 cientistas talentosas receberam bolsas para continuarem projetos de pesquisa promissores

No Brasil, a premiação completa dez anos em 2015, tendo beneficiado 61 jovens cientistas e distribuído aproximadamente R$ 3 milhões em bolsas-auxílio (US$ 1,2 milhão). Somente em 2014, mais de 300 cientistas inscreveram seus projetos. Este ano, as inscrições abrem no dia 10 de março, na Semana Internacional da Mulher.

O programa “Para Mulheres na Ciência” ajuda a construir histórias como a de Thaisa e de Carolina. A L’Oréal inspira e motiva as mulheres de hoje a transformarem o mundo de amanhã.

Em 17 edições, 6 brasileiras

Com a escolha de Thaisa Bergmann, seis brasileiras já incluíram seus nomes no time de estrelas da ciência: Mayana Zatz (Genética – USP), em 2001; Lucia Previato (Microbiologia – UFRJ), em 2004; Belita Koiller (Física – UFRJ), em 2005; Beatriz Barbuy (Astrofísica – USP), em 2009; e Marcia Barbosa (Física – UFRGS), em 2013.

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s