Primeiro civil brasileiro a ir ao espaço aguarda experimento científico

O brasiliense Pedro Nehme será o primeiro brasileiro civil a embarcar em uma viagem espacial. A experiência inédita foi conquistada em 2013 quando ele venceu os 129 mil participantes de um concurso promovido pela companhia aérea KLM, da Holanda.

Primeiro civil brasileiro a ir ao espaço aguarda experimento científicoCom 23 anos de idade, Pedro cursa o último semestre de engenharia elétrica na Universidade de Brasília (UnB) e se prepara para embarcar para o voo suborbital na espaçonave Lynx Mark II, da empresa XCOR Space Expeditions.

A viagem deverá acontecer no final de 2015, mas o treinamento já começou. A capacitação é financiada pelo Programa Microgravidade da Agência Espacial Brasileira (AEB) – quando ganhou a competição, Pedro era estagiário na AEB e hoje, como bolsista da agência, auxilia no desenvolvimento dos programas da instituição.

Treinamento de astronauta

Pedro Nehme acaba de voltar ao Brasil vindo do estado da Filadélfia, nos Estados Unidos, onde realizou treinos na centrífuga Phoenix do Nastar Center. Ele diz que a preparação inclui uma rotina dedicada de exercícios físicos e dieta restrita.

“Não preciso apenas reduzir calorias, mas evitar alimentos que possam provocar tonturas, como café, chocolate e frutas cítricas,” conta Pedro. “Especialistas da Sociedade Brasileira de Medicina Aeroespacial [SBMA] estão monitorando o meu desempenho, pois é muito valioso para esses profissionais poder estudar uma pessoa que fará uma viagem espacial sem ter o condicionamento e horas de voo de um piloto.”

Outros três treinamentos serão realizados ao longo do ano: um voo zeroG (para simular o ambiente de microgravidade); um espacial suborbital avançado (para estudar efeitos relacionados a hipóxia e desorientação espacial); e dois voos, um acrobático e outro de jato (para o condicionamento em ambiente de hipergravidade).

Primeiro civil brasileiro a ir ao espaço aguarda experimento científico

[Imagem: XCor Aerospace/Divulgação]

Experimento de fisiologia espacial

O Programa Microgravidade da AEB tem por objetivo colocar cargas úteis de veículos espaciais à disposição da comunidade técnico-científica brasileira, provendo meios de acesso e suporte técnico para a viabilização de experimentos.

É por isto que a Agência Espacial Brasileira está solicitando a pesquisadores e instituições propostas para a seleção do experimento que poderá ser levado ao espaço por Pedro.

Poderão apresentar propostas de experimento escolas públicas de educação básica em parceria com instituições de ensino superior.

As propostas devem ser cadastradas exclusivamente pela internet, por meio do formulário eletrônico disponível no portal do Programa. Os interessados têm até o dia o dia 27 de abril fazer a inscrição. A divulgação do resultado está prevista para o dia 2 de maio.

O objetivo é o desenvolvimento de um dispositivo eletrônico compacto, portátil, que possa ser facilmente integrado ao corpo ou à roupa, com dimensões e massa que não comprometam a execução de movimentos, e que não seja invasivo.

O experimento deve ser capaz de avaliar os diversos aspectos fisiológicos relacionados à exposição do corpo humano ao ambiente de microgravidade e hipergravidade, decorrentes de um voo suborbital tripulado.

FONTES: MCTI , AEB e Inovação Tecnológica

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s