Absurdos na ciência e outro GOL do senador Romário

Um tradicional grupo de astronomia de Campo dos Goytacazes, no estado do Rio, ganhou 2.600 óculos de papel usados para observar o sol de uma instituição americana. A ideia é que até crianças possam participar do projeto. Muito legal, né?

Mas é aí que começa o problema. Os óculos foram retidos pela Receita Federal, que cobrou multa de R$ 2.708,10 para liberar o material científico que foi doado. A alfândega considerou que os óculos não eram doação. Depois de uma semana retido, a notícia é que os astrônomos conseguiram a ajuda de uma empresa, que arcou com os custos.

É chocante como a pesquisa científica está sendo desestimulada exatamente por quem devia fomentá-la: o governo. Na tentativa de evitar que casos como esses aconteçam, apresentei o PLS nº 39/2015 que determina a liberação automática de produtos destinados à pesquisa científica e tecnológica nas alfândegas. Pela proposta, o CNPq deve criar um cadastro de cientistas que devem receber os materiais.

11401394_833464213415218_1571346475479942656_n

Descrição da Imagem ‪#‎PraCegoVer‬: fotografia de um cinco pessoas, lado a lado. Elas estão em uma sala onde há um globo terrestre e uma imagem do espaço atrás. Abaixo deles, está escrito “Uma doação de material científico americano é feita para um grupo de cientistas brasileiros. O que acontece a seguir?” Há um espaço para marcar, diante dele, está escrito. “Os cientistas receberam o material e usaram para pesquisa e progresso científico”. Há um outro espaço, desta vez marcado, diante da frase, está escrito “A doação foi retida pela Receita e os cientistas multados em um valor bem maior ao doado”.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s