Conheça o Pentecopterus decorahensis, o “escorpião marinho pré-histórico” de 2 metros

YARA LAIZ SOUZA – Você tem medo de escorpiões? Os escorpiões são conhecidos pelas garras firmes e tamanhos variados e, sobre tudo, pelo veneno e dor que podem causar em suas presas. Alguns são fatais; outros, o suficiente para deixar várias pessoas traumatizadas e com marcas na pele. Quatro pesquisadores da Universidade de Yale, EUA, descobriram o Pentecopterus decorahensis, um “escorpião marinho pré-histórico” que media incríveis 2 metros de comprimento. Apesar da semelhança, o Pentecopterus decorahensis não possui ligações com os escorpiões atuais – e ainda bem.

Essa nova espécie é um representante dos Euriptérios, uma ordem de artrópodes aquáticos típicos da era Paleozóica. A estimativa é de mais ou menos 250 espécies estão registradas. O Pentecopterus decorahensis é, segundo a pesquisa, do período Ordoviciano, que possui apenas 11 espécies de Euriptérios descritos. A nova espécie é o mais antigo Eiriptério descrito até então, com cerca de 467 milhões de anos. O artigo sobre a descoberta foi publicado no períodica BMC Evolutionary Biology, que você vê na íntegra gratuitamente e em inglês clicando aqui.

Abaixo, você vê a composição digital do Pentecopterus decorahensis e um desenho de um adulto mostrando algumas de suas partes.

pentecopteruss12862-015-0443-9-20

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s