Células T são modificadas com 20% de êxito usando o Cas9, a “faca” gênica

linfocito-T

YARA LAIZ SOUZA – Há não muito tempo, publiquei aqui no Nupesc sobre a técnica de alteração gênica CRISPR-Cas9 poder ser um dizimador em massa de espécies invasoras. Isso, sim, é um risco enorme pois sabemos que, em nível de organização ecológica, todas as espécies estão interligadas, uma puxa a outra. A falta de uma espécie pode alterar todo um ecossistema e ter consequências desastrosas. Agora, pesquisadores da Universidade da Califórnia publicaram artigo no site da Proceedings of the National Academy of Sciences of United States of America (PNAS) sobre a utilização da proteína Cas9 na edição das células T humanas.

Para explicar: as células T pertencem a um grupo de glóbulos brancos do sangue, responsáveis pela defesa do nosso organismo. Cas9 é uma proteína do RNA (material gênico responsável pela síntese de proteínas) que é capaz de cortar uma determinada sequência de DNA. Essa proteína está sendo muito utilizada na Engenharia Genética junto com o CRISPR. O CRISPR é uma sequência de DNA microbiano que ajuda a defender os microrganismos contra fagos e plasmídeos, invasores de micróbios. Os pesquisadores usaram só a proteína Cas9 para alterar um conjunto de células T. As muitas tentativas da ciência de tentar alterar essas células falharam, na esperança de ser uma poderosa arma para o tratamento de doenças como câncer, AIDS e imunodeficiências primárias.

Os resultados mostraram que a proteína Cas9 é uma vantagem boa em relação a outras técnicas utilizadas para a edição das células T. Apesar de ter se mostrado bem menos eficiente se comparado com outras células, o Cas9 ofereceu uma edição rápida e de grande volume: em 24h, as células T estavam mutadas. É uma forma de edição limitada, mas uma janela segura para aplicações terapêuticas segundo o estudo. A troca de genes teve 20% de satisfação e, com a ajuda de estudos futuros, essa porcentagem tente a aumentar.

Leia gratuitamente o artigo no site do PNAS, em inglês.

Advertisements

One thought on “Células T são modificadas com 20% de êxito usando o Cas9, a “faca” gênica

  1. Pingback: O novo código da vida | Amazonas Atual

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s