Mistério sobre colonização terrestre de plantas é esclarecido

151005151419_1_540x360

YARA LAIZ SOUZA – Até não muito tempo atrás, era comum formular hipóteses sobre como as plantas ganham os ambientes terrestres. A mais aceita era de que as algas, plantas aquáticas, teriam evoluído a capacidade de obter nutrientes para sua sobrevivência depois que chegou no solo terrestre, através da associação de simbiose com os fungos micorrizas arbusculares (AM). Até hoje, as AM continuam presentes nas raízes das plantas, que as ajudam a obter nutrientes em troca de carbono.

Uma pesquisa da Universidade de Wisconsin, Madison, liderada pelo Dr. Pierre Marc Delaux, conseguiu esclarecer melhor como essa transição foi feita. Eles analisaram o DNA e o RNA de algumas das primeiras plantas terrestres e algumas algas verdes e encontraram evidências de que seu ancestral já possuía o código genético de sobrevivência terrestre quando ainda vivia na água. Ou seja, antes de ganhar o solo terrestre, eles já sabiam como proceder para a sobrevivência.  A equipe acredita que isso foi algo crucial para o sucesso da evolução da vida das plantas na terra. A simbiose com as AM apenas deu tempo para as plantas conseguirem se adaptar ao solo infértil e muito diferente do ambiente aquático.

“Em algum momento dos 450 milhões de anos atrás, as algas saíram das águas para ganhar os ambientes terrestres. De alguma forma conseguiram sobreviver e se enraizaram, um momento decisivo que deu um pontapé inicial à evolução da vida na Terra. Nossa descoberta mostra, pela primeira vez, que a alga já sabia como sobreviver em terra enquanto ele ainda estava na água. Sem o desenvolvimento desta capacidade de pré-adaptação das algas, a Terra poderia ser um lugar bem diferente de hoje”, diz Pierre no artigo publicado na revista Proceedings da Academia Americana de Ciências (PNAS).

Veja mais clicando aqui.

Anúncios

One thought on “Mistério sobre colonização terrestre de plantas é esclarecido

  1. Pingback: Segredos sendo revelados - Amazonas Atual

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s