Análise genômica confirma transmissão sexual do Ebola

24mar2014---esta-micrografia-eletronica-colorida-de-transmissao-tem-foi-obtida-nesta-segunda-feira-24-dos-centros-de-controle-de-doencas-cdc-em-atlanta-georgia-estados-unidos-revela-um-pouco-da-1395672623311_615x300

YARA LAIZ SOUZA – Uma análise genômica confirmou a suspeita de transmissão sexual do vírus Ebola na Libéria. O trabalho foi publicado na revista New England Journal of Medicine. O estudo analisou a transmissão do Ebola entre um sobrevivente e sua parceira.

Segundo Suzanne Mate, Ph.D. do Instituto de Pesquisa Médica do Exército dos EUA de Doenças Infecciosas (USAMRIID), os cientistas analisaram amostras de sangue de uma paciente diagnosticada com Ebola em março desde ano, quando não houve novos casos documentados em um período de 30 dias. A paciente relatou ter mantido relações sexuais com um parceiro do sexo masculino que não estava apresentando sintomas do Ebola desde outubro de 2014.

A paciente morreu em 27 de março e o parceiro aceitou fornecer seu sêmen para análises. A amostra atestou a presença do vírus, porém a quantidade de RNA viral era baixa. Para isso, a equipe elaborou um método de preparação de amostras diferentes daquela para sequenciar o Ebola.

“Nós implementamos uma nova estratégia de enriquecimento em colaboração com cientistas (…) que foi fundamental na obtenção de cobertura necessária para completar a análise genômica (…)”, disse Michael Wiley, Ph.D da USAMRIID. O sequenciamento do RNA extraído do sêmen do paciente sobrevivente foi usado para comparar com o genoma do RNA do vírus extraído da amostra de sangue da paciente falecida.

“Genomas do vírus Ebola a partir do sangue da paciente e do sêmen do sobrevivente foram consistentes com transmissão direta”, comentou Jason Ladner, Ph.D do USAMRIID. “As amostras compartilham três substituições genéticas que não foram encontradas em quaisquer outras sequências de vírus Ebola na África Ocidental”.

Via Science Daily

Anúncios

One thought on “Análise genômica confirma transmissão sexual do Ebola

  1. Pingback: Mais um caminho para a cura do câncer | Livres Pensadores.net

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s