Vida 300 milhões de anos mais cedo do que se esperava

151019154153_1_540x360

YARA LAIZ SOUZA – A revista Proceedings da Academia Nacional de Ciências (PNAS, dos EUA), publicou um verdadeiro alarde: pesquisadores da Universidade da Califórnia (UCLA) analisaram zircões, um mineral que é fonte de zircônio, e encontraram evidências químicas de vida datadas de 4,1 bilhões de anos atrás – cerca de 300 milhões de anos mais cedo do que costumávamos pensar.

“A vida na Terra pode ter começado quase instantaneamente”, diz Mark Herrison, co-autor da pesquisa e professor de geoquímica da UCLA. O trabalho sugere que a vida já existia antes do bombardeio maciço do sistema solar que formou crateras na Lua, há 3,9 bilhões de anos atrás.

“Se toda a vida na Terra morreu durante esse bombardeio, que alguns cientistas argumentam, então a vida deve ter reiniciado rapidamente”, conta o colega de Harrison, Patrick Boehnke, que também contribuiu com o trabalho.

Eles analisaram 10.000 zircões originalmente formados por rochas fundidas, ou magmas, da Austrália Ocidental. Esse mineral serve como cápsula do tempo, pois capturam e preservam seu ambiente dentro de sua composição. Desses 10.000, 656 foram identificados contendo manchas escuras que podiam ser reveladoras; após a análise, um dos 79 zircões apresentava grafite (carbono) puro em três locais.

Carbono é um componente chave para a vida e é muito mais velho do que o zircão em que foi encontrado. O que eles sabem, através de datação com urânio, é que o zircão é de 4,1 bilhões de anos atrás. Além disso, o carbono contido no zircão tem uma assinatura característica – proporção específica de carbono 12 e 13 – que indica a presença de vida fotossintética.

Saiba mais clicando aqui.

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s