Mais uma ferramenta na ‘caixa de ferramentas’ do DNA

151029190840_1_540x360

YARA LAIZ SOUZA – Parece que 2015 é o ano do DNA. O Nobel desse ano saiu para três cientistas que mapearam as ações celulares de reparação dos genes, e, agora, um novo estudo revela a nova enzima de reparação de DNA.

A primeira vista, os cientistas achavam que o DNA fosse uma estrutura quimicamente estável. O modelo pensado tem os traços de união e estabilidade, com a fita mãe ligada a fita filha, gerada durante a replicação do DNA. Porém, apesar desse modelo ser bem didático e ter caído bem na memória coletiva das pessoas, a ciência tem visto que a molécula de DNA é altamente reativa e está sempre em mutação e movimento.

“É uma faca de dois gumes”, disse Brandt Eichman, professor associado de ciências biológicas e bioquímica na Universidade de Vanderbit e líder da pesquisa. “Se o DNA fosse demasiadamente reativo, então não seria capaz de armazenar informação genética. Mas, se fosse muito estável, então não iria permitir que os organismos evoluíssem”.

A enzima de reparação descoberta é uma glicosiliase. As glicosiliases são uma família de enzimas descoberta por Thomas Lindahl, um dos vencedores do Nobel. Essa família liga-se ao DNA no local de uma lesão e dobra a dupla hélice de uma forma que a base danificada vire do interior para o exterior. Dessa forma, a base danificada sai e uma nova é colocada por proteínas do DNA.

Eichman e sua equipe descobriram a glicosiliase AlkD, que foi encontrada em uma bactéria que vive no solo, a Bacillus cerus. Essa glicoliase funciona de uma forma extremamente diferente. Ele não precisa reconhecer as bases danificadas do DNA da forma convencional: ele usa a carga elétrica positiva que a base danificada tem e anexa várias partes que podem estar faltando (metilo, etilo etc). Dessa forma, essa glicoliase trabalha de uma maneira muito rápida e eficiente, além de conseguir repara danos muito maiores do que as outras enzimas.

Fonte: Science Daily

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s