BRICS anunciam criação de rede de intercâmbio de pós-graduação

Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul criaram nesta terça (17) a “Universidade BRINCS”). O acordo, assinado em Moscou, prevê o intercâmbio em programas de pós-graduação em seis áreas: economia, energia, tecnologia da informação, segurança da informação, mudanças climáticas e estudos sobre os BRICS.

O número de alunos ainda não foi definido , mas, segundo o MEC, a previsão é que haja dez vagas para Mestrado e dez para doutorado em cada uma das seis áreas.

Os alunos farão parte do curso presencial fora de seu país e os estudantes mais bem classificados poderão escolher primeiro em que país complementarão seus cursos.

O ministério não informou qual o custo do projeto nem de onde virão os recursos. Segundo o órgão, “a iniciativa não terá grande impacto orçamentário, uma vez que fará parte de ações que o MEC já realiza, como oferta de bolsas de estudo no exterior e recursos para programas de pesquisas”.

A expectativa é de que o edital para os programas seja publicado até dezembro deste ano e a seleção dos alunos ocorra no segundo semestre de 2016.

Poderão participar da seleção instituições públicas e privadas, contudo não foi informado os critérios de seleção e nem como será feito o acompanhamento do desempenho dos programas selecionados.

FONTE: FOLHA DE SÃO PAULO

Advertisements

One thought on “BRICS anunciam criação de rede de intercâmbio de pós-graduação

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s