Um mineral pode ter pistas sobre o início da vida na Terra

105371_web.jpg__600x600_q85_subsampling-2

YARA LAIZ SOUZA – No início, o planeta Terra não recebia luz e calor apenas do Sol. Bombardeamentos diários de bolas de fogo meteóricas colidiam com o nosso planeta, que resistiu bravamente. Uma pesquisa interessante da Universidade do Sul da Flórida (USF), comandada pelo professor de geologia Matthew Pasek juntamente com seus colegas da Instituto de Tecnologia da Geórgia, demonstrou que esses bombardeamentos trouxeram um mineral extraterrestre (não encontrado na Terra) e, através de sua corrosão em água terrestre, poderia ter fornecido a centelha química para o aparecimento da vida por aqui.

Essa ideia já estava sendo alimentada há algum tempo por Pasek e sua equipe. Em trabalhos anteriores, eles haviam sugerido que meteoritos antigos continham o fosfato mineral ferro-níquel chamado ‘schreibersite’. Esse material teria entrado em contato com o ambiente aquoso da Terra e um composto de fosfato e sal foi lançado no ambiente. Os cientistas acreditam que isso teve um papel importante no desenvolvimento das moléculas ‘pré-bióticas’.

Mais recentemente, os mesmos pesquisadores colaboraram com um relatório da Nature Publishing Group. Nesse trabalho, eles concentraram-se nas propriedades do schreibersite e experimentos realizados com o mineral ajudaram a entender melhor como – em uma reação química com os efeitos corrosivos da água chamado ‘fosforilação’- o schereibersite poderia ter fornecido o fosfato importante para o aparecimentos de vida biológica de curto prazo.

Via: Astrobiology Nasa

 

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s