Somos vizinhos de um planeta habitável

Artist's impression of the planet orbiting Proxima Centauri

 

POR YARA LAIZ SOUZA – A Agência Espacial Européia (ESO) fez o tão esperado anúncio na tarde desta quarta feira: com o auxílio de telescópios diversos, foi confirmada a existência de um planeta habitável orbitando a estrela mais próxima de nós, a Próxima Centauri. A sua temperatura é ideal para abrigar vida e é o exoplaneta mais próximo de nós até agora: cerca de 4 anos-luz de distância.

A Próxima Centauri é uma estrela anã vermelha fria localizada na Constelação de Centauro. Ela é pequena demais para ser vista a olho nu e situa-se próxima do par de estrelas Alfa Centauri A e B.

Uma verdadeira campanha apelidada de Pálido Ponto Vermelho (uma tirada com o famoso ‘Pálido Ponto Azul’ de Carl Sagan) foi feita e contou com a ajuda de astrônomos que se revezavam para tentar detectar algum decaimento de brilho na estrela Próxima Centauri. Utilizando o espectrógrafo HARPS, localizado no ESO (Chile), entre janeiro a abril de 2016 todos os esforços e primeiros resultados começaram a ser compartilhados nas redes sociais.

“Os primeiros indícios da existência de um possível planeta em torno da Próxima Centauri foram observados em 2013, no entanto a detecção não foi convincente. Desde essa época que temos trabalhado arduamente de modo a obter mais observações a partir do solo com a ajuda do ESO e outras instituições”, comenta Guilem Anglada, líder da descoberta.

O planeta, apelidado de Próxima B, dá uma volta completa ao redor do seu sol a cada 11 dias, tem 1,3 vezes a massa da Terra e está a 7 milhões de quilômetros de distância da Próxima Centauri – cerca de 5% da distância da Terra-Sol.

O planeta está na zona habitável da estrela – uma região especial para o surgimento de água líquida. Mesmo assim, pelo fato da estrela ser menor que o nosso Sol, emite raios danosos que podem desestabilizar as condições do planeta como a emissão de raio X. A água, se existente, correrá apenas nas áreas alcançadas pelos raios da Próxima Centauri.

Este é o início de maiores estudos e observações ainda de longe. O físico Stephen Hawking encabeça o Breakthrough Starshort que visa construir uma sonda rumo à Próxima Centauro. Será mais uma era de novas descobertas sem precedentes e também uma nova oportunidade para traçar novas metas para a vida e para entendimento do Cosmos sob uma perspectiva de um vizinho.

ESO

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s