Riboenzima para entender o mundo de RNA

 

YARA LAIZ SOUZA – Cientistas do Instituto de Pesquisa Scripps (TSRI) deram um importante passo para a recriação do RNA primordial de quatro milhões de anos atrás. Eles sintetizaram uma riboenzima para amplificar a informação genética e gerar moléculas funcionais a partir de condições especiais.

As riboenzimas são moléculas de RNA auto-catalíticas, ou seja, são capazes de diminuir a energia de ativação de determinadas reações de formas específicas. Acreditamos que, no início, o RNA foi a primeira forma de material genético disponível no mundo. A roboenzima moldou a forma das primeiras moléculas de RNA.

“Esta é a provavelmente a primeira vez que algumas dessas moléculas de RNA complexas foram sintetizadas com uma riboenzima desde o final do mundo do RNA há quatro milhões de anos atrás”, comemora Gerald F. Joyce, autor do estudo.

A riboenzima do estudo é capaz de replicar comprimentos curtos de RNA de forma bastante eficiente e realizar transcrições de moléculas de RNA permitindo que a molécula torne-se, gradativamente, mais complexa aproximando-se do que os cientistas imaginam que poderia ter suportado as primeiras formas de vida.

As pesquisas começaram com uma enzima que foi desenvolvida e aperfeiçoada em 1990. A equipe de Joyce trabalhou na inserção de mutações aleatórias criando cerca de 100 trilhões de variantes distintas da molécula original. Um sistema foi montado para criar condições análogas que possibilitassem o isolamento de riboenzimas que sintetizassem RNA diferentes misturando seqüências e estruturas complexas.

O melhor desempenho foi da riboenzima 24-3 que mostrou-se capaz de sintetizar RNAs específicos de ligação e muitos RNAs presentes hoje na natureza bem como uma RNA mais antigo encontrado em leveduras.

Dessa forma, a riboenzima 24-3 será melhorada para poder ser capaz de replicar moléculas maiores de RNA além de sintetizar moléculas mais complexas como a RNA polimerase, responsável pela transcrição do DNA em RNA nos seres vivos.

Via TSRI News

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s