Experimento teatral sobre física estreia no Sesc Copacabana

O espetáculo fica em cartaz até 07 de dezembro Foto: Divulgação

O espetáculo “Imagina Esse Palco Que se Mexa”  estreia nessa terça-feira (18/10), no Sesc Copacabana, com sessões terças e quartas às 20h até 07 de dezembro. Inédita, a peça leva ao palco um contexto diferente e divide com o público o questionamento de uma noção de felicidade calcada no pretenso sucesso e na competição com o outro, seja ele um país, uma classe, um concorrente. E aí a pergunta é lançada: Que importância tem isso, diante da nossa transitoriedade material e da nossa fragilidade no universo, algo que o pouco de ciência que conhecemos já nos permite saber?  Sob o olhar do diretor Moacir Chaves, pela primeira vez a física vem fazer parte do universo teatral

– A peça é em caráter experimental, como na realidade qualquer teatro é experimental. E essa é uma relação que a gente tem que entender em teatro principalmente. Para fazer experiência tem que aprender. Quem faz experiência não é quem está começando. Se o estudante de Física entrar no laboratório e for querer fazer experiência ele vai explodir tudo – observa Moacir, reponsável por transposições de textos não teatrais para o palco como “Sermão da Quarta-Feira de Cinza” (1994 a 2001), do Padre Antônio Vieira; e “Inutilezas” (2003 e 2016), de Manuel de Barros.

Para a elaboração do projeto, as atrizes Elisa Pinheiro, Karen Coelho, Luísa Pitta e Monica Biel conversaram com o astrofísico João Ramos Torres de Mello Neto, professor titular da UFRJ, com uma importante carreira internacional. A partir dessa conversa, a experiência que o astrofísico compartilhou foi de grande valia, e compôs todo espetáculo, que se originou da seguinte questão : “Na física newtoniana o palco tá lá, os atores tão lá, interagem uns com os outros, mas o palco não se mexe. Na física einsteiniana o palco tá se mexendo. Então o buraco negro é o que?

FONTE: RIO ENCENA

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s