Meteorito metálico é encontrado em Marte

Meteorito metálico é encontrado em Marte

A composição metálica se destaca em relação às rochas marcianas.[Imagem: NASA]

Meteorito em Marte

O robô marciano Curiosity descobriu uma rocha estranha, que tudo indica ser um meteorito metálico que caiu na superfície de Marte.

As imagens também revelam que o objeto tem sulcos compatíveis com o atrito de entrada na atmosfera de um planeta.

Observações iniciais sugerem que o meteorito pode ter caído há relativamente pouco tempo, pois sua superfície parece suave e brilhante – ele ainda não teria sido erodido. Outra possibilidade é que pode se tratar de um meteorito antigo que foi polido pelas tempestades de areia que varrem o planeta.

O objeto está sendo analisado pelo raio laser que o robô usa para vaporizar parte da superfície das amostras, enquanto um espectrômetro detecta sua composição através da análise da nuvem de plasma provocada pelo laser.

Núcleo

As imagens sugerem que a rocha consiste em uma combinação de ferro e níquel.

Os dados coletados pelo Curiosity, que ainda estão sendo analisados, mostrarão se ele foi formado a partir do núcleo de um asteroide.

Se confirmado, seria o terceiro meteorito desse tipo encontrado pelo Curiosity desde agosto de 2012, quando o robô pousou na superfície do planeta. Desde então, o robô já percorreu 15 km na superfície de Marte.

Meteorito metálico é encontrado em Marte

Os pontos brancos foram gerados pelo laser do Curiosity, que vaporiza o material para estudar sua composição. [Imagem: NASA]

Meteoritos metálicos

Na verdade, os robôs marcianos já encontraram sete meteoritos metálicos no planeta, o que por si só é algo interessante: Na Terra, 95% dos meteoritos encontrados são rochosos, e não metálicos.

Qual seria a causa dessa diferença? Pode ser fruto da diferença de ambientes entre os dois planetas no que diz respeito à erosão. Ou pelo fato de o terreno escarpado de Marte tornar mais difícil a localização de rochas específicas.

A ausência de oxigênio e água na atmosfera de Marte impede a oxidação dos corpos metálicos, enquanto os rochosos são erodidos pelo vento e pelas mudanças de temperatura.

Com informações da BBC –  23/01/2017 e Inovação Tecnológica

Anúncios

One thought on “Meteorito metálico é encontrado em Marte

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s