A NAVE ESPACIAL CASSINI DA NASA CAPTUROU ESSA VISÃO DE NUVENS DE METANO BRILHANTES E PLUMÍFERAS QUE FLUTUAM ATRAVÉS DO TITÃ!

Titan\'s Northern Summer Clouds (NASA Cassini Saturn Mission Image)Cloud Bands Streak Across Titan (NASA Cassini Saturn Mission Image)

A nave espacial Cassini da NASA capturou essa visão de bandas de nuvens de metano brilhantes e plumíferas que flutuam através do Titã da lua de Saturno em 7 de maio de 2017
A visão foi obtida durante um flyby (não direcionado) distante, durante o qual Cassini passou 303.000 milhas (488.000 quilômetros) acima da superfície da lua. Embora Cassini não tenha nenhum mais próximo, alvejado flybys de Titã, a nave espacial continua a observar a lua gigante e sua atmosfera de uma distância.

As regiões escuras em cima são lagos e mares de hidrocarbonetos de Titã.

Duas versões desta imagem são apresentadas aqui, uma com realce mais forte (figura A) e uma com realce muito mais macio (figura B). Veja PIA21610 para outra visão dessas nuvens.

A imagem foi tomada em 7 de maio de 2017, a uma distância de 316.000 milhas (508.000 quilômetros). A vista é uma projeção ortográfica centrada em 57 graus de latitude norte, 48 graus de longitude oeste. Uma visão ortográfica é mais parecida com a visão vista por um observador distante. A escala da imagem é de cerca de 2 milhas (3 quilômetros) por pixel.

A missão Cassini é um projeto cooperativo da NASA, da ESA (Agência Espacial Européia) e da Agência Espacial Italiana. O Jet Propulsion Laboratory, uma divisão da Caltech, em Pasadena, Califórnia, gerencia a missão para a NASA Science Mission Directorate, Washington. A Orbitadora Cassini e suas duas câmeras a bordo foram projetadas, desenvolvidas e montadas no JPL. O centro de operações de imagem é baseado no Instituto de Ciência Espacial em Boulder, Colorado.

Para mais informações sobre a missão Cassini-Huygens visita http://saturn.jpl.nasa.gov e http://www.nasa.gov/cassini. A homepage da equipe de imagens da Cassini está em http://ciclops.org.

Crédito de imagem: NASA / JPL-Caltech / Instituto de Ciência Espacial

FONTE: Big Bang Space Group AND Cassini Imaging Central Laboratory Oparation (CICLOP)

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s